2024
Literatura e Música
Nome: Literatura e Música
Cód.: LLT10882L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Literatura
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Adquirir conhecimentos sobre a história da relação entre literatura e música, e reflectir sobre
formas tomadas por essa relação.
formas tomadas por essa relação.
Conteúdos Programáticos
1. Prima le parole, dopo la musica ou Prima la musica, dopo le parole? Discussões sobre a
importância relativa dos textos literários e da música.
2. Um percurso de evolução histórica entre literatura e música:
a. do recitativo ao texto para música;
b. da literatura renascentista à música programática romântica.
importância relativa dos textos literários e da música.
2. Um percurso de evolução histórica entre literatura e música:
a. do recitativo ao texto para música;
b. da literatura renascentista à música programática romântica.
Métodos de Ensino
Aulas expositivas combinadas com audição de obras musicais-literárias e discussão oral dos conteúdos.
Avaliação contínua, com duas provas escritas de frequência, ou, em alternativa, avaliação final por exame.
Avaliação contínua, com duas provas escritas de frequência, ou, em alternativa, avaliação final por exame.
Bibliografia
1. Richard Strauss e Clemens Krauss, ópera Capriccio.
2. G. F. Händel: ópera Orlando; L. Ariosto: poema Orlando Furioso.
3. T. Tasso: poema Jerusalém Libertada; C. Monteverdi: cantata Combattimento di Tancredi
e Clorinda.
4. P.-A. C. de Beaumarchais: comédia Le Mariage de Figaro; W. A. Mozart e Lorenzo da
Ponte: ópera As Bodas de Fígaro; Peter Shaffer e Milos Forman: Amadeus (excerto do
filme).
5. Ludwig van Beethoven: Sinfonia n.º 6 (Pastoral).
6. W. Shakespeare: tragédia Romeu e Julieta; P. I. Tchaikovski: abertura-fantasia Romeu e
Julieta.
7. Gustav Mahler: Sinfonia n.º 3.
2. G. F. Händel: ópera Orlando; L. Ariosto: poema Orlando Furioso.
3. T. Tasso: poema Jerusalém Libertada; C. Monteverdi: cantata Combattimento di Tancredi
e Clorinda.
4. P.-A. C. de Beaumarchais: comédia Le Mariage de Figaro; W. A. Mozart e Lorenzo da
Ponte: ópera As Bodas de Fígaro; Peter Shaffer e Milos Forman: Amadeus (excerto do
filme).
5. Ludwig van Beethoven: Sinfonia n.º 6 (Pastoral).
6. W. Shakespeare: tragédia Romeu e Julieta; P. I. Tchaikovski: abertura-fantasia Romeu e
Julieta.
7. Gustav Mahler: Sinfonia n.º 3.