2024

Língua e Linguística Inglesas II

Nome: Língua e Linguística Inglesas II
Cód.: LLT10871L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

This curricular unit aims at developing the students’ advanced knowledge of descriptive English linguistics and the acquisition of communicative skills

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objectivos:
- disponibilizar aos alunos algumas ferramentas e técnicas para a análise linguística e a identificação dos princípios organizacionais da língua inglesa;
- promover formação avançada em várias áreas de análise da língua e desenvolver uma abordagem multidisciplinar com o propósito de identificar soluções apropriadas a problemas linguísticos.

Competências a desenvolver:
- reconhecer e demonstrar as bases teóricas e práticas das propriedades formais da linguística inglesa descritiva nas áreas da morfologia, sintaxe, semântica e pragmática;
- identificar a estrutura básica das palavras inglesas;
- analisar as escolhas feitas pelos falantes de inglês, os constrangimentos que eles encontram no uso da língua em contexto social e os efeitos que o seu uso da língua tem nos outros participantes do acto comunicativo;
- desenvolver a capacidade de análise de fenómenos linguísticos do ponto de vista da sua interpretação semântica e pragmática.

Conteúdos Programáticos

1. Morfologia:
1.1. Classes of words
1.2. Content/function words and morphemes
1.3. Free/bound morphemes
1.4. Root/affix (prefix, suffix, infix)
1.5. Word formation: derivation and inflection
1.6. Morphophonemic rules and allomorphs
1.7. Word coinage (compound, acronym, blend, abbreviation)

2. Sintaxe:
2.1. Grammaticality: syntactic rules
2.2. Grammatical relations
2.3. Sentence structure: constituent structure trees/syntactic categories
2.4. Subcategorization
2.5. Transformational rules
2.6. Structural ambiguity
3. Semântica:
3.1. Semantic properties/features
3.2. Ambiguity
3.3. Paraphrases
3.4. Antonyms
3.5. Anomaly, metaphor and idioms

4. Pragmática:
4.1. Introduction to key concepts in pragmatics and discourse analysis
4.2. Context
4.3. Co-text
4.4. Speech acts
4.5. Politeness

Métodos de Ensino

Este curso está organizado de modo a oferecer uma visão ampla e geral do estudo científico da linguística inglesa. Os tópicos a serem tratados ao longo do curso serão examinados através de uma série de problemas, leituras e exercícios. Os alunos terão tarefas de leitura em cada um dos tópicos do programa e deverão demonstrar empenho nas discussões em sala de aula.

(1) Avaliação Contínua: haverá dois momentos de avaliação: uma frequência escrita no final do semestre (60%), um trabalho de pesquisa (30%), acrescidos das tarefas de leitura e sala de aula executadas ao longo do semestre (10%).

Nota acerca do trabalho de pesquisa: com o propósito de reforçar a compreensão do material do curso, os alunos irão identificar e resolver problemas. Baseados no trabalho desenvolvido em sala de aula, os alunos deverão coligir dados (em inglês) para um determinado trabalho de pesquisa.

(2) Exame (normal e de recurso): escrito + oral (somente para os alunos com nota no exame escrito entre 8,0 e 9,4)

Bibliografia

AITCHISON, J. (1997). The Language Web: the Power and Problem of Words. Cambridge: Cambridge University Press.
ARIEL, M. (2008). Pragmatics and Grammar. Cambridge: Cambridge University Press.
CRYSTAL, D. (2007). How Language Works. London: Penguin Books.
CUTTING, J. (2002). Pragmatics and Discourse. London and New York: Routledge.
FROMKIN, V., R. Rodman & N. Hyams. (2003) An Introduction to Language. New York: Holt, Rinehart and Winston, Inc.
HORN, L. & G. Ward. (2006). The Handbook of Pragmatics. Oxford: Blackwell.
MATHEWS, P.H. (1997). Oxford Concise Dictionary of Linguistics. Oxford: OUP.
McARTHUR, T. (ed.) (1992) The Oxford Companion to the English Language. Oxford: OUP.
PORTNER, P. & B. Partee (eds). (2002). Formal Semantics: The Essential Readings. Oxford: Blackwell.
PORTNER, P. (2004). What is Meaning?: Fundamentals of Formal Semantics.Oxford: Wiley-Blackwell.
TRASK, R.L. & B. Mayblin. (2000). Introducing Linguistics. Royston: Icon Books.
WIDDOWSON, H.G. (1996). Linguistics.

Equipa Docente (2023/2024 )