2024

Linguística Portuguesa III

Nome: Linguística Portuguesa III
Cód.: LLT10864L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

No contexto de um 1º ciclo em Línguas e Literaturas, esta Unidade Curricular tem como objetivos de ODS, por um lado, promover a "aprendizagem e ensino" e, por outro, contribuir para a "investigação".

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A partir de competências e saberes de Linguística Geral e de Linguística Descritiva, adquiridos em unidades curriculares dos dois primeiros anos do Curso, esta unidade tem como objetivo perspetivar a língua portuguesa como entidade construída historicamente e à qual são inerentes a variação e a mudança. São objetivos específicos da UC: a) Proporcionar o contacto com o objeto e os métodos da Linguística Histórica e da História da Língua; b) Caracterizar a mudança como propriedade intrínseca da língua; c)Traçar um quadro geral da diacronia do português; d) Desenvolver competências relativas ao conhecimento da memória textual da língua portuguesa. No final do semestre os alunos deverão estar em condições de: a) Reconhecer as distintas fases evolutivas da língua portuguesa; b) Identificar as suas principais mudanças estruturais); c) Descrever e explicar algumas dessas mudanças; d) Comentar textos escritos de distintas épocas (em especial do português antigo.

Conteúdos Programáticos

1. A língua no tempo e os tempos da língua; 1.1. Mudança linguística e diacronia; 1.1.1. Problemas teóricos e metodológicos; 1.2. A periodização da história da língua portuguesa: principais propostas de periodização. Períodos e sua exemplificação por meio de textos: português antigo, português médio, português clássico e português moderno. 2.Do texto à língua e a língua dos textos; 2.1. O texto antigo: questões filológicas e linguísticas; 2.2. Diacronia das estruturas fundamentais e sua análise em textos de vários períodos; 2.3. Fenómenos fonéticos de natureza sintagmática e paradigmática; 3.3.1. Evolução fonética do Latim ao Português atual: tipos de fenómenos. Exercícios; 2.4. Aspetos de morfologia e de sintaxe histórica (traços fundamentais) através de textos de diversos períodos; 2.5. Aspetos do léxico; 2.6. Comentário linguístico de textos. NOTA: O comentário de textos realizar-se-á no decurso do tratamento de cada um dos pontos anteriores.

Métodos de Ensino

As sessões presenciais (4h) consistem na apresentação de certos conteúdos, ilustração prática e discussão dos temas do programa, completadas com a realização de exercícios cuja correção caberá aos alunos com a supervisão do docente ou a exposição, pelos estudantes, dos resultados de pesquisa individual ou em grupo. O aprofundamento de algumas matérias será realizado por meio de recensões bibliográficas, da leitura de textos, da consulta de dicionários históricos e sítios especializados na rede. As tutorias facultam auxílio metodológica e bibliográfico para os trabalhos individuais e para a realização de tarefas ou exercícios. A avaliação tem 2 modalidades (cf. Regulamento Académico, artº.102): contínua e final (exame). Avaliação contínua: 1.Elaboração de 1 trabalho individual escrito ou 1 prova escrita em sala de aula (50%); 2. Realização de 1 prova de frequência (50%). Avaliação final (cf. Regulamento, art. 103) - prova escrita (100%).

Avaliação

 


A) Avaliação contínua: (Regulamento Académico/2016, nº 93) – O aluno só poderá realizar este tipo de avaliação se tiver 75% de assiduidade nas sessões coletivas de ensino.


 


A avaliação continua consistirá, no mínimo, na prestação de uma prova escrita, cuja nota não poderá ser inferior a 8 valores, devendo também ser considerados para efeitos de avaliação outros instrumentos, a definir no seio da Coordenação Científico-Pedagógica de cada unidade curricular.


 


É atribuída uma percentagem de 50%
à prova escrita de frequência, cuja nota não poderá ser inferior a 8 valores, e igual percentagem ao conjunto dos elementos de avaliação propostos ao longo do semestre.


 


Nesta UC a avaliação contínua terá por base os seguintes elementos:


 


a) uma prova de frequência no final do semestre (50 %);


 


b) um pequeno trabalho escrito individual que deverá ter um mínimo de 10 pp. (30%) ou uma prova prática (realizada em sala de aula a meio do semestre).


 


c) apresentação em aula de pequenas exposições orais, participação, etc. (20%). 


 


B) Avaliação final: O regime de exame constará apenas de uma prova escrita (100%), havendo lugar a oral caso a nota obtida nesta prova se situe entre os 8 e 9,4 valores (sem arredondamento).


 


Calendário da avaliação


 


1. Prova prática ou trabalho individual - 15 de Novembro de 2016.


 


2. Prova final (frequência) - 9 de Janeiro de 2017, às 10h


 


Avaliação por exame


 


Exame normal: 9 de Janeiro de 2017, às 10h.


 


Recurso: 16 de Janeiro de 2017, às 10h


 


 


 

Bibliografia

BANZA, A.P. e GONÇALVES, M. F. (2018), Roteiro de História da Língua. Évora: UNESCO Chair in Intangible Heritage and traditional Know-how: Linking heritage. Disponível em: http://www.catedra.uevora.pt/unesco/index.php/unesco_de/Investigacao/Publications/Books/Roteiro-de-Historia-da-Lingua-Portuguesa
CARDEIRA, E.(2006), O essencial sobre a História do Português, Lisboa, Caminho.
CARDEIRA, E. (2021):, Gramática histórica do português europeu, São Paulo, Parábola
BROCARDO, M. T.(2014), Tópicos de História da Língua Portuguesa, Lisboa, Colibri.
CASTRO, I.(2006),Introdução à História do Português, Lisboa: Colibri.
FARACO, C. A.(2019),História do Português, São Paulo Parábola.
MATTOS e SILVA, R.V.(2006), O português arcaico (fonologia, morfologia e sintaxe), São Paulo,Contexto.
NUNES, J.J.(1989),Compêndio de Gramática Histórica Portuguesa (Fonética e Morfologia), 9ªed., Lisboa: Clássica.

Equipa Docente (2023/2024 )