2024

Linguística Portuguesa II

Nome: Linguística Portuguesa II
Cód.: LLT10859L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Linguística Portuguesa II é o estudo de estruturas sintáticas do português, no quadro de outras línguas românicas, privilegiando princípios do
funcionalismo linguístico francês e espanhol.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Na sequência de anteriores disciplinas de Linguística Geral e Portuguesa (Estudos Linguísticos e Linguística Portuguesa I), a UC “Linguística Portuguesa II” tem como objetivo geral apresentar algumas propriedades sintáticas, semânticas e pragmáticas do Português (em particular, a sua variante europeia), a partir da análise de estruturas características desta língua românica.
Os objetivos específicos desta UC são:
- Consolidar o conhecimento explícito de estruturas sintáticas que caracterizam o Português.
- Conhecer instrumentos de análise sintática que permitam a descrição de estruturas frásicas.
- Refletir sobre o modo como as configurações sintáticas determinam a interpretação semântica e pragmática.
- Identificar, corrigir e explicitar a causa de instâncias de violação da norma relativas aos aspetos considerados.

Conteúdos Programáticos

1. Sintaxe
1.1. Classes de palavras e classes sintáticas (critérios de identificação); funções sintáticas.
1.2. Da estrutura frásica simples à complexa: o sintagma predicativo; as expansões; os fenómenos de coordenação e de subordinação.
1.3. Estruturas fundamentais da sintaxe portuguesa: nexos coordenativos e principais conectivos; construções de subordinação (completiva, relativa, “adverbial”).

2. Algumas áreas críticas
2.1. Concordância.
2.2. Ordem básica SVO.
2.3. Estruturas de subordinação relativa.
2.4. Correferência e anáfora.

Métodos de Ensino

As sessões teórico-práticas assumirão as seguintes modalidades:
- Exposição dialogada dos conteúdos.
- Realização de atividades de análise de pequenos corpora e consultas bibliográficas.
- Realização de exercícios na aula (exercícios de treino) e em casa.
- Atividades didáticas (exposições orais dos estudantes, por exemplo) para monitorização dos saberes adquiridos.

As sessões de orientação tutorial destinam-se a apoiar os estudantes em dificuldades específicas e na preparação do trabalho individual.

Avaliação

a) Avaliação final / Regime de exame (conforme o determinado no REI da Universidade de Évora): uma prova escrita (100%); a classificação entre 8 e 9,4 (sem arredondamento) permite o acesso à prova oral.


b) Regime de avaliação contínua: assiduidade e participação nas aulas; duas provas de frequência.


 

Bibliografia

Bechara, Evanildo (2000). Moderna gramática do português. Rio de Janeiro: Lucena.
Duarte, Inês. (c/ colaboração de Mª João Freitas) (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Eliseu, André (2008). Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.
Gutiérrez Ordóñez, Salvador (1997). Principios de sintaxis funcional. Madrid: Arco/Libros.
Lima, José Pinto de (2007). Pragmática linguística. Lisboa: Caminho.
Lopes, A. C. & Carapinha, C. (2011). Texto, Coesão e Coerência. Coimbra: Almedina/Celga.
Martinet, A. (1987). Sintaxis general. Madrid: Gredos (trad. esp.).
Mateus, M. H. M., Brito, A. M., Duarte, I. & Faria I. H. (2003). Gramática da língua portuguesa (5.ª ed.). Lisboa: Liv. Almedina.
Peres, J. A. & Móia, T. (1995). Áreas críticas da língua portuguesa. Lisboa: Caminho.
Raposo, E. B. P.; Nascimento, M. F. B. do; Mota, M. A. C. da; Segura, L.; Mendes, A. (2013/2020). Gramática do Português, Vols. I-III. Lisboa:
FCT.

Equipa Docente (2023/2024 )