2024

Cultura Inglesa

Nome: Cultura Inglesa
Cód.: LLT10857L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Literatura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Estudo dos principais desenvolvimentos sociais, políticos e artísticos da sociedade britânica, analisando a cultura e civilização do país e examinando os desenvolvimentos intelectuais e históricos que deram forma à moderna era britânica, levando os alunos por geografias de identidade.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Produzir reflexão autónoma sobre os conceitos de cultura e identidade;
2. Examinar a história social, cultural e política das instituições;
3.Reconhecer as origens dos atuais debates sobre o pensamento, a ciência, as artes, a religião, a educação e os sistemas políticos, compreendendo e apreciando aspectos fundamentais da cultura e sociedade britânicas contemporâneas e os seus contextos históricos;
4. Examinar os desenvolvimentos intelectuais e históricos que formaram a identidade britânica da era moderna;
Os estudantes adquirirão a competência de conhecer alguns dos principais antecedentes históricos de aspectos centrais da cultura e da sociedade britânicas, e estarão familiarizados com alguns dos principais aspectos sociais, políticos, económicos e culturais da contemporaneidade. Revelarão capacidade de estudo e de trabalho autónomo, escrevendo e pensando de forma crítica utilizando a terminologia adequada.

Conteúdos Programáticos

1. A noção de cultura;
1.1. O debate de Cultura e Civilização;
1.2. Cultura e Identidade.
2. Contexto Histórico
2.1. A emergência de Inglaterra;
2.2. A Idade Média;
2.3. Os Tudor e a construção da nação;
2.4. A Guerra Civil e a Restauração;
2.5. O pensamento Vitoriano: a era das Reformas e o Império;
2.6. Inglaterra entre as Guerras;
2.7. A Inglaterra e o futuro.
3. A Identidade britânica: o contexto social e cultural;
3.1. Lugares e Pessoas: as quatro nações;
3.2. O sistema social e político;
3.3.Etnia e multiculturalismo;
3.4. Religião;
3.5. Tradições, Artes e Costumes;
3.6 Inglaterra e o mundo

Métodos de Ensino

A leccionação da unidade curricular é sempre realizada em língua inglesa e assenta em sessões presencias de tipo teórico-prático, ou aulas online, preparadas através de leituras prévias que suscitem o debate em aula e o diálogo à volta de questões pertinentes do programa, bem como a compreensão plena dos tópicos propostos. A plataforma Moodle é também utilizada. Reputa-se como fundamental o gradual trabalho autónomo do estudante e o seu empenhamento fora das horas formais de ensino. A avaliação é preferencialmente contínua, de acordo com as normas estabelecidas pelo Regulamento Académico e Regulamento de Avaliação do DLL. Esta poderá ser dividida em 2 frequências escritas (50%+50%) ou, em alternativa, 1 trabalho escrito individual - máximo 5 páginas - sobre um tópico do programa (50%) e uma frequência (50%). A avaliação também poderá ser final através de um exame escrito no final do semestre (100%), o qual se rege pelas normas supra mencionadas

Bibliografia

CHRISTOPHER, David P. (2015). British Culture, An Introduction. 3rd edition. London and New York: Routledge.
HIGGINS, Michael. Et al. (2010). The Cambridge Companion to Modern British Culture. Cambridge: Cambridge University Press.
MARR, Andrew. (2009). The Making of Modern Britain. London: Macmillan.
MCCORMICK, John. (2018). Contemporary Britain. 4th edition. London: Palgrave
MIDDLETON, Tim and GILES, Judy (2008). Studying Culture, A Practical Introduction. 2nd edition. Oxford: Blackwell.
OAKLAND, John. (2016). British Civilization: An Introduction. Eighth Edition. London and New York: Routledge.
STORRY, Mike; CHILDS, Peter. (2017). British Cultural Identities. Fifth Edition. London and New York: Routledge.
TOMBS, Robert. (2015). The English and Their History. London: Penguin.
WAR, Vron. (2007). Who Cares About Britishness? A Global View of the National Identity Debate. London: Arcadia Books.

Equipa Docente (2023/2024 )