2024

Língua Francesa VI

Nome: Língua Francesa VI
Cód.: LLT10817L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A Língua Francesa VI (nível B2 QECR) tem como objetivo a aquisição e desenvolvimento das competências orais e escritas (produção, receção e interação), aplicadas ao domínio do Turismo, do seu léxico específico e da gramática.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

(Nível QECR: B2)

Estudar a língua enquanto instrumento de comunicação profissional no âmbito do Turismo. Compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade; comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. Competências: fazer uma descrição ou uma exposição pormenorizada acerca de uma vasta gama de assuntos relacionados com os seus interesses; escrever textos pormenorizados acerca de vários assuntos relacionados com os seus interesses; entender a linguagem-padrão falada acerca de assuntos que lhe são familiares; ler com um elevado grau de independência utilizando de forma seletiva fontes de referência adequadas; utilizar a língua com fluência, correção e eficácia, em relação a uma vasta gama de assuntos; relatar notícias e de exprimir eficazmente pontos de vista por escrito, relacionando-os com os dos outros.

Conteúdos Programáticos

1. Oralidade
Compreensão oral:
Compreender enquanto ouvinte;
Compreender anúncios e instruções orais.

Produção oral:
Falar espontaneamente;
Desempenhar um papel estudado.

Interação oral:
A troca de informações
A negociação.

2. Escrita
Compreensão escrita:
Ler para obter informações e argumentos;
Ler para compreender uma informação pormenorizada.

Produção escrita:
Escrever relatórios, notas de serviço;
Escrever cartas de negócio.

Interação escrita:
Negociar o texto de acordos, contratos, comunicados etc. reformulando e trocando
rascunhos, alterações, correções etc.
Participar em conferência em linha ou fora de linha.

Métodos de Ensino

De acordo com os descritores estabelecidos para o nível B2 no QECR para as línguas, a metodologia adotada irá incidir na aquisição e desenvolvimento de competências orais e escritas (produção, receção e interação), gramática e vocabulário aplicadas ao domínio do Turismo.

Avaliação: De acordo com o estipulado no Regulamento Académico da Universidade de Évora e no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos – Critérios definidos pelo Departamento de Linguística e Literaturas.

Os alunos poderão escolher entre dois tipos de avaliação:
(1) Avaliação contínua:
a. Frequência escrita (35%);
b. Frequência oral (25%);
As notas obtidas na prova escrita e oral não poderão ser inferiores a 8 valores.
c. Trabalhos ao longo do semestre (20%+20%);
(2) Avaliação por exame (épocas normal, recurso, especial e extraordinária): a. Exame escrito (60%); b. Exame oral (40%).

Bibliografia

Dicionários:
- AAVV: 2021, Le Petit Larousse Illustré édition 2021 Dictionnaire Encyclopédique, Paris, Larousse.
- CHAZAUD, Henri Bertaud du, 2021: Le Nouveau Petit Robert Dictionnaire de Synonymes et Contraires, Paris, Dictionnaire Le Robert.
Gramáticas:
- 2021, La Conjugaison pour tous, Paris, Hatier.
- Bourmayan, Anouch: 2015, Grammaire Essentielle du Français B2, Paris, Didier.
- Martins, Cidália et Mabilat, Jean-Jacques:2015, Guide de Communication en Français, Paris, Didier.
Bibliografia específica:
- BECQUET,W. : 2003, Communication professionnelle écrite et orale, Paris,
Nathan.
- CHEVALIER, B. :1992, Lecture et prise de notes, Paris, Nathan université.
- GRABNER, C. et M. Hague:1993, Écrire pour quoi faire?, Didier.
- SOREZ, H.: 1995, Prendre la parole, S/l, Hatier coll. «Profil formation».
- VASSAL, Jeanne: 1999, Le Nouveau sans Frontières, perfectionnement, Paris, Clé International.
Além da bibliografia referida há uma bibliografia complementar atualizada anualmente.

Equipa Docente (2023/2024 )