Língua Francesa IV
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Competências:
- Oral: Fazer uma descrição ou uma exposição pormenorizada.
- Escrita: Escrever textos pormenorizados, com clareza.
- Compreensão do oral: Entender a linguagem-padrão.
- Leitura: Ler com um elevado grau de independência.
- Interação oral: Utilizar a língua com fluência, correção e eficácia.
- Interação escrita: Relatar notícias e de exprimir eficazmente pontos de vista por escrito.
- Vocabulário: Possui vocabulário sobre assuntos relacionados sobre a maioria dos assuntos.
- Gramática: Bom controlo gramatical.
Conteúdos Programáticos
- Compreensão na leitura: compreender um texto especializado e não especializado; um artigo de jornal, etc ;
- Interação escrita: notas, memorandos, cartas, fax, correio eletrónico, conferência em linha;
- Gramática: Pronomes pessoais complemento direto e indireto. Frase complexa: pronomes relativos; concessão e oposição; condição e hipótese). O verbo: modo indicativo, e conjuntivo; particípios; gerúndio;
- Vocabulário: Vocabulário do domínio geral e científico (história, meteorologia, geografia, informática, ciências, etc ).
Métodos de Ensino
(1) exposição directa ao uso autêntico da língua (através de materiais como: vídeos, textos escritos - jornais, revistas, etc. - Internet, CD-ROM, entre outros) ;
(2) participação directa em interacção comunicativa;
(3) apresentações, explicações, exercícios/actividades de exploração;
(4) versão e retroversão língua materna/língua estrangeira;
(5) trabalho individual, em pares, em grupo;
(6) participação em discussões formais/informais;
(7) estudo acompanhado;
(8) de forma autodidáctica, por estudo orientado feito por si próprio.
Os alunos poderão escolher entre dois tipos de avaliação: (1) contínua ou (2) por exame.
(1) Avaliação contínua: a. Frequência escrita (35%); b. Frequência oral (25%); c. Trabalhos, ao longo do semestre (40%);
(2) Avaliação por exame: a. Exame escrito (60%); b. Exame oral (40%).
Avaliação
Os alunos poderão escolher entre 3 tipos de avaliação: (a) contínua, (b) mista ou (c) por exame.
a) Avaliação Contínua (Ordem de Serviço nº 3/ECS/2012) – O aluno só poderá realizar este tipo de avaliação se tiver 75% de assiduidade nas sessões coletivas de ensino; b) Avaliação Final (n.º 4, Art.º 17º e Capítulo VI do REI) - O aluno só poderá realizar este tipo de avaliação se tiver 30% de assiduidade nas sessões coletivas de ensino; c) Avaliação Mista – O aluno só poderá realizar este tipo de avaliação se tiver 50% de assiduidade nas sessões coletivas de ensino;
(a) Avaliação contínua: 1 Prova escrita (35%), 1 Prova oral (25%), e Trabalhos, ao longo do semestre (40%);
(b). Avaliação mista: 1 Prova oral (30%), 1 Prova escrita (50%), e Trabalhos escritos diversos (20 %).
(c) Avaliação por exame: 1 Exame escrito (60%) e 1 Exame oral (40%).
Bibliografia
Girardet. J, Pécheur. J. Écho A2, méthode de français, Clé International, cahier personnel dapprentissage, Paris 2010.
Grammaire du français, Cours de civilisation française de la Sorbonne, Hachette, 2009.
Grammaire pratique du français (en 80 fiches), Paris, Hachette, 2000.
Anne Akyuz, B. Bazelle-Shahmaei, J. Bonenfant,Les exercices de grammaire Niveau A2, corrigés intégrés. Hachette, 2006.
C. Barnoud, E. Sirejols, Grammaire, Niveau Intermédiare, Cle International. 1991.
Robert P., Le Petit Robert, Dictionnaire Alphabétique et Analogique de la Langue Française, Le Robert.
Librairie Hatier, Le Nouveau Becherelle, La Grammaire Pour Tous, Hatier.
Librairie Hatier, La Conjugaison, 12 000 Verbes, Hatier, 1990.
Bescherelle 2, Lorthographe pour tous, Didier.
Equipa Docente (2023/2024 )
- Fernando dos Santos Gomes [responsável]