2024

Língua Francesa IV

Nome: Língua Francesa IV
Cód.: LLT10815L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

(QCERL: A2) Compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade (Línguas, Literaturas e Culturas); comunicar com um certo grau de espontaneidade com falantes nativos; exprimir-se de modo claro.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

(QCERL: A2) Compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade (Línguas, Literaturas e Culturas); comunicar com um certo grau de espontaneidade com falantes nativos; exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.
Competências:
- Oral: Fazer uma descrição ou uma exposição pormenorizada.
- Escrita: Escrever textos pormenorizados, com clareza.
- Compreensão do oral: Entender a linguagem-padrão.
- Leitura: Ler com um elevado grau de independência.
- Interação oral: Utilizar a língua com fluência, correção e eficácia.
- Interação escrita: Relatar notícias e de exprimir eficazmente pontos de vista por escrito.
- Vocabulário: Possui vocabulário sobre assuntos relacionados sobre a maioria dos assuntos.
- Gramática: Bom controlo gramatical.

Conteúdos Programáticos

- Produção escrita: redigir uma biografia, tirar notas e resumir, escrever uma receita de cozinha, resumir um texto, escrever um Curriculum Vitae;
- Compreensão na leitura: compreender um texto especializado e não especializado; um artigo de jornal, etc…;
- Interação escrita: notas, memorandos, cartas, fax, correio eletrónico, conferência em linha;
- Gramática: Pronomes pessoais complemento direto e indireto. Frase complexa: pronomes relativos; concessão e oposição; condição e hipótese). O verbo: modo indicativo, e conjuntivo; particípios; gerúndio;
- Vocabulário: Vocabulário do domínio geral e científico (história, meteorologia, geografia, informática, ciências, etc…).

Métodos de Ensino

A metodologia adoptada incide na aquisição e desenvolvimento de competências orais e escritas (produção, recepção e interacção), gramática e vocabulário:
(1) exposição directa ao uso autêntico da língua (através de materiais como: vídeos, textos escritos - jornais, revistas, etc. - Internet, CD-ROM, entre outros) ;
(2) participação directa em interacção comunicativa;
(3) apresentações, explicações, exercícios/actividades de exploração;
(4) versão e retroversão língua materna/língua estrangeira;
(5) trabalho individual, em pares, em grupo;
(6) participação em discussões formais/informais;
(7) estudo acompanhado;
(8) de forma autodidáctica, por estudo orientado feito por si próprio.
Os alunos poderão escolher entre dois tipos de avaliação: (1) contínua ou (2) por exame.
(1) Avaliação contínua: a. Frequência escrita (35%); b. Frequência oral (25%); c. Trabalhos, ao longo do semestre (40%);
(2) Avaliação por exame: a. Exame escrito (60%); b. Exame oral (40%).

Avaliação

Os alunos poderão escolher entre 3 tipos de avaliação: (a) contínua, (b) mista ou (c) por exame.


a) Avaliação Contínua (Ordem de Serviço nº 3/ECS/2012) – O aluno só poderá realizar este tipo de avaliação se tiver 75% de assiduidade nas sessões coletivas de ensino; b) Avaliação Final (n.º 4, Art.º 17º e Capítulo VI do REI) - O aluno só poderá realizar este tipo de avaliação se tiver 30% de assiduidade nas sessões coletivas de ensino; c) Avaliação Mista – O aluno só poderá realizar este tipo de avaliação se tiver 50% de assiduidade nas sessões coletivas de ensino;  


(a) Avaliação contínua: 1 Prova escrita (35%), 1 Prova oral (25%), e Trabalhos, ao longo do semestre (40%);


(b). Avaliação mista: 1 Prova oral (30%), 1 Prova escrita (50%), e Trabalhos escritos diversos (20 %).


(c) Avaliação por exame: 1 Exame escrito (60%) e 1 Exame oral (40%).

Bibliografia

Girardet. J, Pécheur. J. Écho A2, méthode de français, Clé International, Paris 2010.

Girardet. J, Pécheur. J. Écho A2, méthode de français, Clé International, cahier personnel d’apprentissage, Paris 2010.

Grammaire du français, Cours de civilisation française de la Sorbonne, Hachette, 2009.

Grammaire pratique du français (en 80 fiches), Paris, Hachette, 2000.

Anne Akyuz, B. Bazelle-Shahmaei, J. Bonenfant,Les exercices de grammaire Niveau A2, corrigés intégrés. Hachette, 2006.

C. Barnoud, E. Sirejols, Grammaire, Niveau Intermédiare, Cle International. 1991.

Robert P., Le Petit Robert, Dictionnaire Alphabétique et Analogique de la Langue Française, Le Robert.

Librairie Hatier, Le Nouveau Becherelle, La Grammaire Pour Tous, Hatier.

Librairie Hatier, La Conjugaison, 12 000 Verbes, Hatier, 1990.

Bescherelle 2, L’orthographe pour tous, Didier.

Equipa Docente (2023/2024 )