2024

Língua Inglesa II

Nome: Língua Inglesa II
Cód.: LLT10801L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

(Nível QECR B2) Objectivos: compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstractos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade; comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. Competências: É capaz de fazer uma descrição ou uma exposição pormenorizada acerca de uma vasta gama de assuntos relacionados com os seus interesses; É capaz de escrever textos pormenorizados acerca de vários assuntos relacionados com os seus interesses; É capaz de entender a linguagem-padrão falada acerca de assuntos que lhe são familiares; É capaz de ler com um elevado grau de independência utilizando de forma selectiva fontes de referência adequadas; É capaz de utilizar a língua com fluência, correcção e eficácia, em relação a uma vasta gama de assuntos; É capaz de relatar notícias e de exprimir eficazmente pontos de vista por escrito, relacionando-os com os dos outros.

Conteúdos Programáticos

Produção oral: commenting (news broadcast, newspaper & magazine articles, etc.)
Produção escrita: commenting (news broadcast, newspaper & magazine articles, etc.)
Compreensão do oral: radio (documentaries, live interviews, talk shows, plays, etc.)
Compreensão na leitura: newspapers and magazines (online and paper versions) (II)
Interacção oral: informal discussion on a topic selected at the moment
Interacção escrita: exchanging correspondence by letter (e.g. complaint, expressing thoughts and feelings – ‘Letter to the Editor’, ‘Dear Abby’, etc.) (II)
Grammar: this, my, some, a lot of, etc.; pronouns; adjectives and adverbs; prepositions; verbs with prepositions and adverbs; reported speech; relative clauses; conditionals and wish; linking words.

Métodos de Ensino

De acordo com os descritores estabelecidos para o nível B2 no QECR para as línguas, a metodologia adoptada irá incidir na aquisição e desenvolvimento de competências orais e escritas (produção, recepção e interacção), gramática e vocabulário: exposição directa ao uso autêntico da língua (através de materiais como: vídeos, textos escritos – jornais, revistas, etc. – Internet, CD-ROM, entre outros); participação directa em interacção comunicativa; apresentações, explicações, exercícios/actividades de exploração; versão e retroversão língua materna/língua estrangeira; trabalho individual, em pares, em grupo; participação em discussões formais/informais; estudo acompanhado; de forma autodidáctica, por estudo orientado feito por si próprio. Os alunos poderão escolher entre dois tipos de avaliação:
(1) Avaliação contínua:
a. Frequência escrita (35%); b. Frequência oral (25%); c. Trabalhos, ao longo do semestre (40%);
(2) Avaliação por exame: a. Exame escrito (60%); b. Exame oral (40%).

Avaliação

According to the Regulamento Escolar Interno da Universidade de Évora and the Regulamento de Avaliação de Conhecimentos as proposed by the Departamento de Linguística e Literaturas, students may choose between two modes of assessment: (1) continuous or (2) exam.


 


(1) Continuous assessment:


 


Students under continuous assessment will be graded in the following cases:


 



  1. Written test (May, 2015): 35%


     2. Oral production (throughout the semester): 25%


     3.  Assignments (throughout the semester, in and at home): 40%


 


In-class and home assignmentswill cover oral production, written production, listening comprehension, spoken interaction and written interaction.


 


 


Notes:


-          Students are required to achieve grade 8,0 in the written test and oral production


-          Students are required to attend 80% of classes.


-          Students under ‘regimes especiais’ (REI) are exempted from the above mentioned percentage.


 


 


(2) Exam (normal):


 


Students who choose to sit a final exam will be assessed as follows:


 


* written exam (June, 2015): 60%


* oral exam (June, 2015): 40%


 


Notes:


-          Students are required to achieve grade 8,0 in the written and oral exam.


-          Students are required to attend 50% of classes.


-          Students under ‘regimes especiais’ (REI) are exempted from the above mentioned percentage.


 


 


 


- Exam (recurso): If the student fails/is not assessed under the continuous assessment or/and exam modes of evaluation, he/she may take the ‘recurso’ exam being assessed as follows:


 


* written exam (June, 2015): 60%


* oral exam (June, 2015): 40%


 


Note: Students are required to achieve grade 8,0 in both  written and oral exams (normal, recurso and especial).


 


IMPORTANT: The grades are only rounded off when registered in the ‘pauta’.

Bibliografia

(1995) Collins Cobuild English Grammar. London: Harper Collins.
(1998). Dicionário de Português-Inglês. Porto: Porto Editora
(1998). Dicionário de Inglês-Português. Porto: Porto Editora.
(2000). Oxford Advanced Learner’s Dictionary. Oxford: Oxford University Press.
(2001). Collins Cobuild English Dictionary for Advanced Learners. London: Harper Collins.
(2003). Oxford Collocations Dictionary for Students of English. Oxford: Oxford University Press.
ANDERSON, L. & D. Neale. (2005). Creative Writing. London: Routledge.
EASTWOOD, J. (2008). Oxford Practice Grammar - Intermediate. Oxford: Oxford University Press.
HUDDLESTON, R. (1986). Introduction to the Grammar of English. Cambridge: CUP.
McCARTHY, M. & F. O’Dell. (2005). English Vocabulary in Use – Upper-Intermediate. Cambridge: CUP.
SWAN, M. (2005). Practical English Usage. Oxford: Oxford University Press.
QUIRK, R. & S. Greenbaum. (1973). A University Grammar of English. London: Longman.

 

Equipa Docente (2023/2024 )