2024

Estudos Literários II

Nome: Estudos Literários II
Cód.: LLT10798L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Literatura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Incentivar no aluno as capacidades interpretativas dos textos literários nas suas múltiplas vertentes, com particular ênfase na poesia; desenvolver a capacidade de discernimento crítico; fomentar o gosto pela literatura quer explorando a sua especificidade, quer a sua relação com outras artes.

Conteúdos Programáticos

1. Poesia: estrutura, género e sub-géneros.
2. A poesia em língua portuguesa dos grandes períodos literários.
3. A poesia ao espelho: problematização do literário e da linguagem.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas pressupondo discussão oral dos textos propostos para cada aula.
Avaliação nas modalidades contínua (incentivada) e final, de acordo com Regulamento Académico da Universidade de Évora e o Regulamento do DLL.

Avaliação

Avaliação


 1.      De acordo com o estabelecido no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos, cada aluno poderá optar pelos seguintes regimes:


1.1  Avaliação Contínua – duas provas escritas, cada uma com peso de 50% da classificação final.


1.2  Avaliação Mista – uma das provas da Avaliação Contínua e Exame, com os pesos respetivos de 20 e 80%.


1.3  Avaliação Final – prova escrita de Exame (100% da classificação final).


2.      Para os alunos poderem realizar as suas provas de avaliação, e de acordo com o disposto no artigo 6º do REI, a frequência das sessões de ensino presenciais é obrigatória. O Departamento estabelece a obrigatoriedade de frequência das sessões coletivas das unidades curriculares teórico-práticas, nos seguintes parâmetros:


2.1  Avaliação Contínua (Ordem de Serviço nº 3/ECS/2012) – O aluno só poderá realizar este tipo de avaliação se tiver 75% de assiduidade nas sessões coletivas de ensino;


2.2  Avaliação Final (n.º 4, Art.º 17º e Capítulo VI do REI) - O aluno só poderá realizar este tipo de avaliação se tiver 30% de assiduidade nas sessões coletivas de ensino;


2.3  Avaliação Mista – O aluno só poderá realizar este tipo de avaliação se tiver 50% de assiduidade nas sessões.


Excetuam-se destas disposições os alunos ao abrigo de regimes especiais (nº 3 do Art.º 6 e Capítulo IV do REI), cuja avaliação será definida no seio do júri da unidade curricular; excetuam-se, igualmente, os alunos que se submeterem aos exames nas épocas de recurso e especial


 


 


 


 

Bibliografia

AAVV, The Princeton Encyclopedia of Poetry & Poetics, Princeton, Princeton University Press, 2012.

Aguiar e Silva, Vítor Manuel, Teoria e Metodologia Literárias, Lisboa, Universidade Aberta, 1990.

Carvalho, Amorim, Tratado de Versificação Portuguesa, Lisboa, Almedina, 1991.

Borges, Jorge Luís, Este Ofício de Poeta, Lisboa, Teorema, 2002.

Brooks, Cleanth e Warren, Robert Penn, Understanding Poetry, Boston, Wadsworth, 1978.

Gusmão, Manuel, Tatuagem & Palimpsesto, Lisboa, Assírio e Alvim, 2010.

Matos, Maria Vitalina Leal de e Borges, Vera, Introdução aos Estudos Literários, Coimbra, Almedina, 2017.

Nota: no que respeita à bibliografia ativa, o docentes selecionará o conjunto de poemas que entender mais pertinente para as suas aulas.