Língua Francesa I
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Produção oral:
Fazer uma descrição simples, uma apresentação de uma pessoa, das condições de vida ou de trabalho, das atividades quotidianas.
Produção escrita:
Escrever uma série de expressões e de frases simples ligadas por conectores simples.
Compreensão oral:
Compreender o suficiente para satisfazer necessidades de tipo concreto.
Leitura ou compreensão escrita:
Entender textos simples e curtos acerca de assuntos familiares, numa linguagem quotidiana, relacionada com o trabalho.
Interação Oral:
Interagir em situações bem estruturadas e conversas curtas com ajuda do interlocutor. Lidar com trocas habituais e simples; responder a perguntas. Trocar ideias e informações sobre assuntos familiares.
Interação escrita:
Escrever notas simples e pequenas relacionadas com questões de necessidade imediata.
Conteúdos Programáticos
Compreensão oral:
Ouvir anúncios públicos (informações, instruções, avisos);
Ouvir os meios de comunicação (rádio, TV, gravações, cinema);
Produção oral:
Anúncios públicos (informações, instruções);
Falar com base em notas;
Cantar.
Interação oral:
Obter bens e serviços;
Troca de informações.
Conversa informal;
Compreender um interlocutor nativo;
1. Escrita
Compreensão escrita:
Ler para orientação geral;
Ler e seguir instruções;
Ler por prazer;
Produção escrita:
Preencher formulários e questionários;
Produzir cartazes para afixação;
Anotar mensagens ditadas;
Escrita imaginativa e criativa.
Interação escrita:
Participar em conferências em linha ou fora de linha.
Transmitir e trocar notas, memorandos;
2. Gramática
Les adjectifs et pronom démonstratifs;
Les adjectifs et pronoms possessifs;
Les adjectifs et pronoms indéfinis;
Le Passé Composé, lImparfait, le Futur simple; le Subjonctif Présent; lImpératif;
La négation;
La construction passive; Laccord du Participe Passé.
Métodos de Ensino
Avaliação:
De acordo com o estipulado no Regulamento Académico da Universidade de Évora e no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos Critérios definidos pelo Departamento de Linguística e Literaturas.
Os alunos poderão escolher entre dois tipos de avaliação:
(1) Avaliação contínua:
a. Frequência escrita (35%);
b. Frequência oral (25%);
As notas obtidas na prova escrita e oral não poderão ser inferiores a 8 valores.
c. Trabalhos, ao longo do semestre (20%+20%);
(2) Avaliação por exame (épocas normal, recurso, especial e extraordinária): a. Exame escrito (60%); b. Exame oral (40%).
Avaliação
Os alunos poderão escolher entre 3 tipos de avaliação: (a) contínua, (b) mista ou (c) por exame.
a) Avaliação Contínua (Ordem de Serviço nº 3/ECS/2012) – O aluno só poderá realizar este tipo de avaliação se tiver 75% de assiduidade nas sessões coletivas de ensino; b) Avaliação Final (n.º 4, Art.º 17º e Capítulo VI do REI) - O aluno só poderá realizar este tipo de avaliação se tiver 30% de assiduidade nas sessões coletivas de ensino; c) Avaliação Mista – O aluno só poderá realizar este tipo de avaliação se tiver 50% de assiduidade nas sessões coletivas de ensino;
(a) Avaliação contínua: 1 Prova escrita (35%), 1 Prova oral (25%), e Trabalhos, ao longo do semestre (40%);
(b). Avaliação mista: 1 Prova oral (30%), 1 Prova escrita (50%), e Trabalhos escritos diversos (20 %).
(c) Avaliação por exame: 1 Exame escrito (60%) e 1 Exame oral (40%).
Bibliografia
- AAVV: 2021, Le Petit Larousse Illustré édition 2021 Dictionnaire Encyclopédique, Paris, Larousse.
- CHAZAUD, Henri Bertaud du, 2021: Le Nouveau Petit Robert Dictionnaire de Synonymes et Contraires, Paris, Dictionnaire Le Robert.
Gramáticas:
- 2021, La Conjugaison pour tous, Paris, Hatier.
-Glaud, Ludivine et alii: 2015, Grammaire Essentielle du Français A2, Paris, Didier.
- Martins, Cidália et Mabilat, Jean-Jacques:2015, Guide de Communication en Français, Paris, Didier.
Bibliografia específica:
- BECQUET,W. : 2003, Communication professionnelle écrite et orale, Paris,
Nathan.
- CHEVALIER, B. :1992, Lecture et prise de notes, Paris, Nathan université.
- GRABNER, C. et M. Hague:1993, Écrire pour quoi faire?, Didier.
- SOREZ, H.: 1995, Prendre la parole, S/l, Hatier coll. «Profil formation».
- VASSAL, Jeanne: 1999, Le Nouveau sans Frontières, perfectionnement, Paris, Clé International.
Além da bibliografia referida há uma bibliografia complementar atualizada anualmente.
Equipa Docente
- Fernando dos Santos Gomes [responsável]