2023

Língua Inglesa I

Nome: Língua Inglesa I
Cód.: LLT10794L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta unidade curricular tem por objectivo desenvolver as competências em língua inglesa correspondentes aos descritores identificados no QECR Nível B2, através da participação em actividades comunicativas de recepção, produção e interacção oral e escrita.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

(Nível QECR B2) Objectivos: compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstractos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade; comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. Competências: É capaz de fazer uma descrição ou uma exposição pormenorizada acerca de uma vasta gama de assuntos relacionados com os seus interesses; É capaz de escrever textos pormenorizados acerca de vários assuntos relacionados com os seus interesses; É capaz de entender a linguagem-padrão falada acerca de assuntos que lhe são familiares; É capaz de ler com um elevado grau de independência utilizando de forma selectiva fontes de referência adequadas; É capaz de utilizar a língua com fluência, correcção e eficácia, em relação a uma vasta gama de assuntos; É capaz de relatar notícias e de exprimir eficazmente pontos de vista por escrito, relacionando-os com os dos outros.

Conteúdos Programáticos

Produção oral: retelling (plays)
Produção escrita: the argumentative paragraph
Compreensão do oral: documentary (DVD)
Compreensão na leitura: plays
Interacção oral: debate
Interacção escrita: online conference
Gramática: noun clauses; relative clauses; conditionals; adverbial clauses; connectors and focus structures.

Métodos de Ensino

De acordo com os descritores estabelecidos para o nível B2 no QECR para as línguas, a metodologia adoptada irá incidir na aquisição e desenvolvimento de competências orais e escritas (produção, recepção e interacção), gramática e vocabulário: exposição directa ao uso autêntico da língua (através de materiais como: vídeos, textos escritos – jornais, revistas, etc. – Internet, CD-ROM, entre outros); participação directa em interacção comunicativa; apresentações, explicações, exercícios/actividades de exploração; versão e retroversão língua materna/língua estrangeira; trabalho individual, em pares, em grupo; participação em discussões formais/informais; estudo acompanhado; de forma autodidáctica, por estudo orientado feito por si próprio. Os alunos poderão escolher entre dois modos de avaliação:
(1) Avaliação contínua: a. teste escrito (35%); b. prova oral (25%) ; c. trabalhos realizados ao longo do semestre, em aula e em casa (40%).
(2) Exame: a. prova escrita (60%); b. prova oral (40%)

Avaliação

According to the Regulamento Escolar Interno da Universidade de Évora and the Regulamento de Avaliação de Conhecimentos as proposed by the Departamento de Linguística e Literaturas, students may choose between two modes of assessment: (1) continuous or (2) exam.


 


(1) Continuous assessment:


 


Students under continuous assessment will be graded in the following cases:


 


a. Written test (Frequência) (December, 2014): 35%


b. Oral production (October/ November/December, 2014): 25%


c. Assignments (throughout the semester, in and at home): 40%


 


IMPORTANT: Students are required to achieve grade 8,0 in the written test and oral production.


 


In-class and home assignments:


 


Assignments will cover oral production, written production, listening comprehension, spoken interaction and written interaction.


 


(2) Exam:


 


- Exam (normal):


 


Students who choose to sit a final exam will be assessed as follows:


 


* written exam: 60%


* oral exam: 40%


 


Date of exam (normal): January, 2015


 


Percentages of presences for assessment modes:


 


Continuous assessment: 80%


Exam (normal): 50%


 


Note: Students under ‘regimes especiais’ (REI, Art. 13º, nº 2) are exempted from the above mentioned percentages.


 


 


- Exam (recurso):


 


If the student fails/is not assessed under the continuous assessment or/and exam modes of evaluation, they may sit the ‘recurso’ exam being assessed as follows:


 


* written exam: 60%


* oral exam: 40%


 


Date of exam (recurso): January, 2015


 


- Exam (especial) (see REI)


 


Date of exam (especial): September, 2015


 


 


IMPORTANT: Students are required to achieve grade 8,0 in both  written and oral exams (normal, recurso and especial).

Bibliografia

(2017) Collins Cobuild English Grammar. London: Harper Collins.
(1998). Dicionário de Português-Inglês. Porto: Porto Editora
(1998). Dicionário de Inglês-Português. Porto: Porto Editora.
(2000). Oxford Advanced Learner’s Dictionary. Oxford: Oxford University Press.
(2001). Collins Cobuild English Dictionary for Advanced Learners. London: Harper Collins.
(2003). Oxford Collocations Dictionary for Students of English. Oxford: Oxford University Press.
ANDERSON, L. & D. Neale. (2005). Creative Writing. London: Routledge.
EASTWOOD, J. (2008). Oxford Practice Grammar - Intermediate. Oxford: Oxford University Press.
HUDDLESTON, R. (1986). Introduction to the Grammar of English. Cambridge: CUP.
McCARTHY, M. & F. O’Dell. (2005). English Vocabulary in Use – Upper-Intermediate. Cambridge: CUP.
SWAN, M. (2005). Practical English Usage. Oxford: Oxford University Press.
QUIRK, R. & S. Greenbaum. (1998). A University Grammar of English. London: Longman.