2024

História do Teatro II

Nome: História do Teatro II
Cód.: ARC12576L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Teatro

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Promover o contacto dos discentes com fontes documentais e de referência deste campo disciplinar, destinados a ampliar os recursos disponíveis para garantir o aprofundamento do conhecimento e a autonomização do trabalho.
Estimular o reconhecimento das dinâmicas históricas que balizam a evolução do teatro desde a Idade Moderna até ao declinar do Ancien Regime e à afirmação das formas da modernidade que o século XX herda.
Articular as etapas da História do teatro com o estabelecimento de grandes quadros epocais e das problemáticas que os enformam.
Promover a aquisição e ampliação de quadros de referência da cultura teatral (contemplando o drama, o actor, o espaço e os modelos de produção) relativamente aos períodos históricos em estudo.
Estimular a inquirição crítica e a capacidade de enunciar e resolver problemas, através de exposições orais, de ensaios e recensões, assim como pela exploração das TI (blog, moodle).

Conteúdos Programáticos

1. Aspectos do classicismo europeu.
2. A idade das "reformas" na Europa Setecentista.
3. O teatro no Romantismo europeu.
4. Afirmação e crise do paradigma realista-naturalista.
5. O teatro no século XX.

Métodos de Ensino

O processo de ensino/aprendizagem assenta fundamentalmente no trabalho autónomo dos alunos. Estas são unidades teórico-práticas, dando lugar ao debate, à apresentação e exposição de problemas, ao aprofundamento de perspectivas, envolvendo assim os alunos de forma activa.
Trabalhos de investigação, resenhas e apresentações são estratégias a privilegiar para garantir o envolvimento dos alunos.
A avaliação visa aferir competências desenvolvidas e conhecimentos adquiridos, ponderando a sua operatividade. Em regime de avaliação contínua, o aluno deve apresentar regularmente resenhas e preparar apresentações e intervenções em contexto de aula, bem como provas de avaliação curtas, acompanhando a sequência do programa. Realiza ainda um dossier de investigação, sobre tema de trabalho negociado com o docente. Em regime de exame final, o aluno realiza uma prova escrita final. Caso a a caso, podem ponderar-se soluções intermédias, a negociar com os alunos.

Bibliografia

Berthold, Margot
2000 História mundial do teatro. São Paulo, Perspectiva (original de 1968).
Brockett, O. G. & F. J. Hildy
1998 History of the theatre. Boston, Allyn and Bacon.
Drain, Richard (ed.)
1995 Twentieth century theatre. A sourcebook. Londres e Nova Iorque, Routledge.
Ferreira, José Alberto
2015 As reformas do teatro na Europa do século XVIII. Évora, DAC, Materiais Pedagógicos.
2015 Goethe e o teatro: entre representação, encenação e autonomia da obra de arte. Évora, DAC, Materiais Pedagógicos.
Fischer-Lichte, Erika
2004 History of european drama and theatre. Londres e Nova Iorque, Routledge [original 1990].
Innes, Christopher
2000 A sourcebook on naturalist theatre. Londres e Nova Iorque, Routledge.
Molinari, Cesare
2010 História do teatro. Lisboa, Ed. 70.
Zarrilli, Philip B., Bruce McConachie, Gary Jay Williams & Carol Fisher Sorgenfrei
2006 Theatre histories. An introduction. Londres e Nova Iorque, Routledge.

Equipa Docente (2023/2024 )