2024

Introdução ao Estudo do Turismo

Nome: Introdução ao Estudo do Turismo
Cód.: SOC10805L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Turismo

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta UC pretende dotar os alunos dos conhecimentos básicos e essenciais para a compreensão do fenómeno turístico através da discussão dos principais conceitos, teorias e indicadores do sector do Turismo.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Dotar os alunos de conhecimentos básicos e essenciais para a compreensão do fenómeno turístico através da exposição e discussão dos principais conceitos, teorias e modelos de investigação em turismo. Proporcionar aos alunos um conjunto de instrumentos operacionais para a problemática do turismo. Os alunos devem adquirir competências nos seguintes domínios: Identificar os conceitos fundamentais na abordagem ao fenómeno turístico;
Reconhecer os principais indicadores de análise turística: oferta e procura; Caracterizar o sistema turístico; Identificar e diferenciar as áreas de competência dos principais organismos públicos com responsabilidades directas no processo de desenvolvimento turístico;
Compreender a actividade turística numa perspectiva histórica, nacional e internacional;
Identificar os principais tipos de turismo e produtos turísticos; Conhecer e caracterizar a procura turística: motivações e expectativas; Identificar a estrutura organizativa da oferta turística.

Conteúdos Programáticos

1. Conceptualização do turismo
1.1. Conceitos fundamentais associados ao turismo
1.2. Classificações e tipos de turismo
1.3. O sistema funcional do turismo
1.4. Elementos gerais de avaliação do turismo

2. A evolução histórica e organização do Turismo
2.1. A nível mundial
2.2. Em Portugal (evolução e organização)

3. A procura turística
3.1. Conceptualização e principais indicadores
3.2. Motivações associadas à procura turística
3.3. Fatores determinantes da procura global

4. A oferta turística
4.1. Conceptualização e principais indicadores
4.2. Características dos serviços turísticos
4.3. Cadeia de distribuição
4.4. Composição e elementos da oferta turística
4.5. Classificação legal associada à oferta turística

5. Questões atuais e tendências futuras no sector do Turismo

Métodos de Ensino

As matérias a leccionar serão abordadas nas aulas teórico-práticas, não só utilizando os métodos expositivo e de explicação para transmissão dos conhecimentos essenciais, mas também fomentando o debate, a reflexão e a realização de trabalhos práticos nas aulas sobre os diversos conteúdos. Os alunos serão incentivados a identificar fontes de informação complementares às indicadas para cada tema. Sempre que possível prevê-se a realização de visitas de estudo que permitam aos alunos contactar com diferentes realidades e consolidar os conhecimentos apreendidos no espaço de aula. Os alunos farão provas escritas individuais e trabalho de campo onde elaboram um projecto sobre a oferta e procura turística de um concelho. Avaliação: Trabalho de grupo (oferta e procura) 50% +
Participação nas aulas 10% + Prova escrita 40%; Exame normal: trabalho individual 40% + Prova escrita: 60%; Exame de Recurso prova escrita: 100%

Bibliografia

Cooper, C., Fletcher, J., Fyall, A., Gilbert, D., & Stephen, W. (2008). Tourism: Principles and practice. 4.ª Ed. Essex: Financial Times / Prentice Hall.
Cooper, C., & Hall, C. M. (2012). Contemporary tourism. 2.ª Ed. Goodfellow Publishers.
CTP - Confederação do Turismo Português (1995). Reinventando o turismo em Portugal: Estratégia de desenvolvimento no I quartel do século XXI. Lisboa: Confederação do Turismo Português.
Cunha, L., & Abrantes, A. (2013). Introdução ao turismo. 5.ª Ed. Lisboa: Lidel.
Cunha, L. (2013). Economia e política do turismo. 3.ª Ed. Lisboa: Lidel.
Goeldner, C. R., & Ritchie, J. R. B. (2011). Tourism: Principles, practices, philosophies. 12.ª Ed. Wiley.
Inkson, C., & Minnaert, L. (2012). Tourism management: An introduction. London: SAGE.
Leiper, N. (1979). The Framework of Tourism: Towards a Definition of Tourism, Tourist, and the Tourist Industry. Annals of Tourism Research, 6 (4), 390-407.

(continua... ver Programa da UC)

Equipa Docente (2023/2024 )