2024

Literatura e Teatro

Nome: Literatura e Teatro
Cód.: LLT13516L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Literatura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Adquirir conhecimentos relativamente à teorização dos géneros dramáticos na Antiguidade Clássica.
2. Reconhecer e problematizar as relações entre texto e performance no contexto cultural da Grécia e Roma Antigas.
3. Compreender a importância para o cânone teatral do Renascimento Inglês.
4. Entender o período Barroco como forma de reação e experimentação do excesso.
5. Breve perspetiva do teatro Romântico e o Melodramático.
6. Equacionar o período moderno a partir do teatro simbolista, realista, absurdo e ritual.
7. Compreender as implicações do teatro Pós-moderno.

Conteúdos Programáticos

1. Teatro antigo e críticas da performance.
2. A comédia grega e latina: do texto à performance. A importância do Metateatro.
3. Tragédia Grega: problemáticas da relação entre texto e opsis.
4. Tragédia Romana: problemas da representabilidade da tragédia senequiana.
5: O Teatro Isabelino: Shakespeare e a tradição oral.
6. O Teatro Barroco: Continuidade e inovação; o palco do excesso e experimentação.
7. O Teatro Romântico: o melodrama como forma de representação.
8. O teatro Moderno: do simbolismo ao silêncio.
9. O Teatro pós-moderno, na era da pós-verdade.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e práticas de carácter expositivo, mas com um recurso permanente a conteúdos de media que são disponibilizados no início de cada aula através da plataforma moodle.
Avaliação contínua ou exame, de acordo com o estabelecido no Regulamento Académico da Universidade de Évora (RAU), artigos 87º e 93º a 106º d0 Regulamento Académico da Universidade de Évora (RAU) e com as disposições específicas do Regulamento de avaliação do DLL, que determinam:
a) A avaliação contínua contemplará, no mínimo, duas componentes de avaliação, sendo uma delas uma prova escrita (Frequência), cuja nota não poderá ser inferior a 8 valores.
É atribuída uma percentagem de 50% à prova escrita de Frequência, e igual percentagem ao conjunto dos elementos de avaliação propostos ao longo do semestre.
b) Avaliação por Exame Final:
O regime de exame (épocas normal, recurso, especial e extraordinária) consistirá na realização de uma prova escrita, à qual será atribuída percentagem de 100%.

Bibliografia

5 textos dramátcos de leitura obrigatória (selecionados no início do semestre).
Boyle, A. J. (2014). Roman tragedy. Routledge.
Centeno, Yvette (2008). Teatro e Sociedade. Edições Universitárias Lusófonas.
Kermode, Frank. (2004) The Age of Shakespeare. Weidenfeld & Nicholson history.
Fischer-Lichte, Erika (2002). History of European Drama and Theatre. Routledge.
Fischer-Lichte, Erika (2008). Transformative Power of Performance: A New Aesthetics. Taylor & Francis Ltd.
Fontaine, M., & Scafuro, A. C. (Eds.). (2013). The Oxford handbook of Greek and Roman comedy. OUP.
Harrison, G., and alii (Eds.). (2013). Performance in Greek and Roman theatre. Brill.
Innes, Christopher (2002). Modern British Drama: The Twentieth Century. CUP.
Pizzato, Mark. (2019). Mapping Global Theatre Histories. Macmillan.
Segal, E. (1987). Roman laughter: The comedy of Plautus. OUP.
Slater, N. W. (2013). Plautus in Performance: The Theatre of the Mind. Routledge.
Taplin, O. (2003). Greek tragedy in action. Routl

Equipa Docente (2023/2024 )