2024

Estudos de Cultura

Nome: Estudos de Cultura
Cód.: LLT13514L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Literatura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Compreender os fundamentos e o desenvolvimento do conceito de Cultura e as fronteiras disciplinares desta área de estudo na modernidade;
Proporcionar consciência crítica e analítica sobre a complexidade e o valor da Cultura; Conhecer os momentos e as principais escolas de pensamento que estão na génese dos Estudos de Cultura;
Facultar uma visão crítica das culturas humanas modernas e contemporâneas;
Dotar os estudantes de competências que reconhecem os Estudos de Cultura como um projeto interdisciplinar que opera na intersecção da cultura com outras práticas significativas sociais e materiais.
Os estudantes deverão reconhecer os desafios do contexto cultural contemporâneo fundados em desenvolvimentos históricos fundamentais. Deverão adquirir capacidade de comunicação crítica e reflexiva para pensar e escrever sobre história, sociedade e cultura e conhecimentos aprofundados sobre a importância das questões culturais como suporte de inteligibilidade do mundo contemporâneo.

Conteúdos Programáticos

1. Para uma definição de Cultura: fundamentos e desenvolvimentos
2. A Cultura como conceção do mundo e como problema
3. A Cultura Humana e a noção de elementos culturais
4. A tradição de Cultura e Civilização
5. Dos Estudos Literários aos Estudos Culturais – um novo paradigma
6. Cultura e Sociedade – novos contextos de experiências
7. Cultura e Representação -novas práticas significativas
8. A gramática dos Estudos Culturais
8.1. Identidade e género; raça e nação
8.2. Cultura popular, cultura de massas e indústrias da cultura
8.3. Uma nova Ordem Mundial
8.3.1 Modernidade e Pós-modernidade
8.3.2. Multiculturalismo e Pós-Colonialismo
8.4. Cultura e Discursos
8.4.1. Globalização e Comunicação
8.4.2. Culturas Locais e o Mundo Moderno
8.4.3. Cultura visual, os media

Métodos de Ensino

A lecionação assenta em sessões presenciais coletivas teórico-práticas preparadas através de leituras prévias que suscitem o debate e o diálogo à volta dos tópicos do programa, bem como a compreensão plena dos mesmos. Reputa-se como fundamental o trabalho gradual autónomo do estudante e o seu empenhamento fora das horas formais de ensino/aprendizagem, nomeadamente na elaboração individual ou em grupo de projetos no âmbito dos conteúdos propostos. A avaliação, estabelecida de acordo com as normas dos regulamentos escolar interno, é preferencialmente contínua (2 frequências ou 1 frequência e projeto – em qualquer situação cada prova a valer 50%). Poderão também fazer exame final – 100% (época normal recurso, especial e extraordinária).

Bibliografia

ANTUNES, Manuel. Teoria da Cultura. Colibri. 1999
BARKER, Chris and JANE, Emma. Cultural Studies: Theory and Practice. London: Sage. 2016
CLOUD, Dana. The Oxford Encyclopaedia of Communication and Critical Cultural Studies. OUP USA. 2019
HALL, Stuart (ed.). Representation: Cultural Representations and Signifying Practices. London: Sage. 2013
LONGHURST, Brian, GREG, Smith, et al. Introducing Cultural Studies. London and New York: Routledge. 2016
STOKES. Jane. How to do Media and Cultural Studies. London: Sage. 2012
STOREY. John. Cultural Theory and Popular Culture. London and New York: Routledge. 2018

Equipa Docente (2023/2024 )