2024

Literatura Portuguesa e Artes

Nome: Literatura Portuguesa e Artes
Cód.: LLT13507L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Literatura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

OBJETIVO GERAL:
Desenvolver a capacidade de abordagem do objeto artístico, das suas diferentes linguagens e dos seus pressupostos epistemológicos (históricos, culturais, temáticos, periodológicos).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Procura-se perseguir esse objetivo geral através da exploração da relação estética entre textos literários portugueses do século XIX e obras plásticas suas contemporâneas, relativamente a um tema geral eleito para aquisição crítica, reflexão e análise de objetos artísticos. Assim, são objetivos específicos desta u.c.:
- aquisição crítica de conceitos estéticos e histórico-culturais, referentes à representação da mulher na literatura e na pintura portuguesas, contexto europeu;
- aquisição crítica de noções operatórias e metodológicas de análise, conducentes a uma interpretação;
- observação, análise e comentários de obras picturais e literárias do mesmo período estético, utilizando as noções metodológicas, hermenêuticas e histórico-culturais adquiridas.

Conteúdos Programáticos

1. Modelos filosóficos e cânones ocidentais da beleza feminina:
Primórdios da arte, advento da Estética e inquietação pré-romântica
Século XIX: o romantismo - Europa e Portugal - liberalismo, reformas e evoluções do ensino; da Regeneração ao Ultimatum; a cultura estética e literária, a ideologia e o ambiente sociocultural no decurso do século XIX; as estéticas romântica, realista e naturalista
2. Representação pictural e literária:
Ilusão referencial, função representativa e mimética
Representação do corpo feminino na Pintura – O Retrato
Ler um quadro: Tema; Desenho; Cor; Composição
Alegoria; “costumes”; “de aparato” e “para-literário” - processos e efeitos recorrentes
Representação literária do corpo na narrativa e na lírica
3. Obras:
Literatura: Garrett, S. Passos, Camilo, J.Dinis, Eça, Fialho, Ramalho, Cesário
Pintura: Metrass, Meneses, Lupi, Columbano, R. Bordalo Pinheiro, Pousão, Silva Porto, Carlos Reis, A. Ramalho, Aurélia de Sousa, Malhoa.

Métodos de Ensino

1. Aulas presenciais teórico-práticas, predominando as seguintes estratégias: apresentação oral, com apoio visual, de conteúdos teórico-metodológicos; debate; observação, análise e comentário de reproduções de pintura; leitura exploratória, comparativa e dialógica dos textos e pinturas propostos, aplicando e/ou problematizando noções anteriormente expostas.
2. Avaliação: conforme ao Regulamento de Avaliação da Universidade de Évora . Avaliação contínua - um trabalho de investigação individual acompanhado pela docente (produção escrita de um breve ensaio), em que explorarão a produtividade das noções desenvolvidas nas aulas. As suas apresentação e discussão orais serão objeto de avaliação formativa; a sua materialização escrita será objeto de avaliação sumativa (50%). A participação no trabalho das aulas e um teste escrito de frequência (50%), sobre as obras e noções trabalhados nas aulas, representará a restante percentagem da classificação em avaliação contínua.
Avaliação final - 100%

Bibliografia

AAVV (2004), Dedalus. Revista Portuguesa de Literatura Comparada nº 9 (nº dedicado a “Letras e
Artes”) [sel. c. 50 pp]
AAVV (2007), Poesia e outras artes. Cadernos de Literatura Comparada nº 17
AAVV (2013) História do Corpo, III e IV volumes
BASÍLIO, Kelly (2007) Concerto das Artes [sel. c. 50 pp]
BERGEZ, Daniel (2004), Littérature et peinture
DOTTIN-ORSINI, Mireille (1993), Cette femme qu’ils disent fatale. Textes et images de la misogynie fin-
de-siècle
FRANÇA, José-Augusto (1990), A Arte em Portugal no século XIX [sel. c. 100 pp)
GARCÍA BERRIO, A. e HERNÁNDEZ FERNÁNDEZ, T. (1988), Ut poesis pictura. Poética del arte visual
GONÇALVES, Aguinaldo J. (2017), Relações homológicas entre literatura e artes plásticas
GUIMARÃES, Fernando (2003), Artes Plásticas e Literatura. Do Romantismo ao Surrealismo
JANSON, H. W. (1998) História da Arte
PRAZ, M. (1967), Mnemosyne. The Parallel between Literature and the Visual Art
VENTURI, L. (1998), História da Crítica de Arte

Equipa Docente (2023/2024 )