Oficina de Escrita Criativa
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
-Estimular a (re)leitura e a (re)escrita;
-Desenvolver as competências de leitura crítica de alguns textos narrativos e poéticos, incidindo nos seus processos dominantes;
-Incentivar a produção de textos criativos a partir dos modelos literários.
Conteúdos Programáticos
2. Análise crítica e produção prática de textos narrativos com especial ênfase para o conto.
3. A construção da intriga, personagens, o estilo e a criação de atmosferas (cenários e temas). Os pontos de vista narrativos.
4. O micro-conto.
5. Textos narrativos híbridos.
6. A escrita a partir de um motivo pictórico ou musical.
Métodos de Ensino
Avaliação nas modalidades contínua (incentivada) e final, de acordo com Regulamento Académico da Universidade de Évora e o Regulamento do Departamento de Linguística e Literaturas.
Avaliação
Métodos de Avaliação:
A avaliação será efetuada de acordo com o Regulamento Escolar Interno da Universidade de Évora e de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos – Critérios definidos pelo Departamento de Linguística e Literaturas 2015/2016.
Assiduidade obrigatória
- Avaliação Continua: 75% (Ordem de Serviço nº3 ECS/2012);
- Avaliação Final: 30% (nº4, Artº. 17 e cap.VI do REI); - -
- Avaliação Mista: 50%; Regimes especiais (nº3, Artº. 6 cap.VI do REI).
I - Avaliação Contínua:
1ª Frequência Escrita: 50%
1ª Frequência Escrita: 40%
Textos escritos nas aulas: 10%
Nota: De acordo com o RAC do DLL, na avaliação contínua, a nota da prova escrita não poderá ser inferior a 08 valores.
O arredondamento só será efectuado na nota final obtida na unidade curricular.
II - Avaliação Final:
Exame Final : Prova escrita: 100%
Exame de Recurso: Prova escrita: 100%
III - Avaliação Mista:
Prova escrita: 80%
1 Projecto ficcional: 20%
Nota: A avaliação contínua implica uma nota mínima de 08 na frequência (prova escrita). Apenas a nota final da UC será arredondada.
Bibliografia
Anderson, Linda (ed.). Creative Writing: A Handbook with Writing. London: Routledge, 2006.
Atwood, Margaret. On Writers and Writing. Virago: London, 2003.
Baker, Barbara. The Way We Write Interviews with award-winning writers. Continuum, 2007.
Bradbury, Ray. Zen e a Arte da Escrita. Lisboa, 2019.
Carvalho, Mário de. Quem Disser O Contrário É Porque Tem Razão. Porto Editora, 2015.
Cox, Ailsa. Writing Short Stories. Routledge. 2016.
Mancelos, João. Manual de Escrita Criativa. Colibri, 2012.
McCann, Colum. Cartas a um Jovem Escritor. Clube do Autor, 2017.
Neale, Derek. Writing Talk - Interviews with writers, Routledge, 2020.
Prose, Francine. Ler como um Escritor. Lisboa: Casa das Letras, 2007.
Sena-Lino, Pedro. Curso de Escrita Criativa I. Lisboa: Porto Editora, 2013.
Tordo, João. Manual de Sobrevivência de um Escritor. Lisboa: Companhia das Letras, 2020.
Equipa Docente (2023/2024 )
- Maria Antónia Sousa Monteiro da Cunha Lima [responsável]