2024

Literatura Inglesa II

Nome: Literatura Inglesa II
Cód.: LLT10876L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Literatura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Este curso estabelece um levantamento do teatro na Inglaterra centrado na análise de quatro peças de William Shakespeare (Romeu e Julieta, Macbeth, Hamlet, Othello, Rei Lear, A Tempestade, ou Júlio César) onde são equacionadas as noções de identidade, amor, poder, livre arbítrio e destino.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Este programa oferece uma perspetivação do teatro Inglês, centrando-se na análise de 4 peças de William Shakespeare onde as questões culturais e históricas correspondentes ao período Isabelino são articuladas com as noções de amor, livre arbítrio e destino.

Conteúdos Programáticos

1. As Origens do Drama Inglês
1.1. Perspectiva geral do teatro em Inglaterra: Do Teatro Medieval ao Drama Renascentista
1.2. O Teatro Isabelino:Convenções, temas e ideologia
2. William Shakespeare:
2.1. A questão da autoria
2.2. Shakespeare e o cânone
2.3. Divisão das peças de Shakespeare
2.4. A modernidade da obra de Shakespeare:
3. William Shakespeare e a sua obra dramática:
3.1. Romeo and Juliet - Mais do que uma tragédia de coincidências:
- Questões culturais para o leitor contemporâneo.
- A Política do amor
- Romeo and Juliet na versão de Luhrmann
3.2. King Lear - Uma tragédia por nada:
- Legitimidade e poder reais (o erro de Lear)
- Deveres filiais e parentais
- Ran de Kurosawa
3.3. Hamlet - Carácter e Subjectividade:
- Ser ou não ser um herói?
- Princípios filosóficos
3.4. The Tempest - Magia versus realidade:
- A utopia de Prospero para um novo mundo
- o triunfo da razão ou o colapso do sonho (Será que The Tempest tem um desfecho satisfatório?)

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e práticas de carácter expositivo mas com um recurso permanente a conteúdos de media que são disponibilizados no início de cada aula através da plataforma moodle. Os alunos podem escolher entre avaliação contínua e exame, sendo que a primeira opção consiste num teste escrito e na elaboração de um trabalho a ser desenvolvido ao longo do semestre.

Bibliografia

ACROYD, Peter. Shakespeare: The Biography, Chatto and Windus, London, 2005
BLACKWELL, Anna. Shakespearean Celebrity in the Digital Age: Fan Cultures and Remediation (Palgrave Studies in Adaptation and Visual Culture), Palgrave, Macmillan, London, 2018.
BATE, Jonathan. The Genius of Shakespeare, Picador Classic, London, 2017.
BRADLEY, A.C. Shakespearean Tragedy, Macmillan, London, 1958.
CARSON, Susannah (editor). Living with Shakespeare: Essays by Writers, Actors and Directors, Vintage Books, USA, 2013.
CLEMEN, Wolfgang. English Tragedy before Shakespeare. The Development of Dramatic Speech, Methuen, London, 1980.
DRAKAKAIS, John (org.). Alternative Shakespeares, Methuen, London and New York, 1985.
ELAM, Keir. The Semiotics of Theatre and Drama, Routledge, London, 1980.
GREENBLATT, Stephen. Will in the World: How Shakespeare Became Shakespeare, Plimico, UK, 2005.
ORLIN, Lena Cowen. The Private Life of William Shakespeare, OUP, USA, 2021.

Equipa Docente (2023/2024 )