2023

Literatura Portuguesa IV

Nome: Literatura Portuguesa IV
Cód.: LLT10867L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Literatura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta unidade curricular propõe-se desenvolver nos alunos a sua competência literária e histórico-cultural, lendo extensivamente e abordando criticamente algumas das mais representativas produções romanescas do período abrangido pelo século XX português.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular propõe-se desenvolver nos alunos a sua competência literária e cultural, visando, nomeadamente, torná-los aptos a:
1. Conhecer diacronicamente a configuração periodológica e geracional da literatura portuguesa do século XX, em articulação com a evolução do contexto histórico-cultural;
2. Compreender as grandes coordenadas estético-ideológicas e temático-formais, caracterizadoras das várias correntes e das respetivas produções literárias, no período referido;
3. Abordar criticamente algumas das mais representativas produções literárias romanescas do período abrangido pelo século XX.

Conteúdos Programáticos

1. Recensão panorâmica e crítica da periodologia literária do século XX.
2. A ficção portuguesa do neorrealismo ao pos-modernismo:
2.1 Agustina Bessa-Luís e a sedução da História
2.2 Vergílio Ferreira, o desassossego radical, a escrita e a alegria breve de estar vivo
2.3 José Saramago: a reescrita e a reinterpretação da História

Métodos de Ensino

Sessões presenciais teórico-práticas, predominando as seguintes estratégias de aprendizagem e de avaliação:
- Apresentação oral, com apoio visual, pela docente, de conteúdos de teor teórico, crítico e/ou metodológico, seguidos de debate;
- Leitura exploratória e dialógica, pelos alunos, das obras propostas, para aplicação e/ou problematização das noções anteriormente expostas;
- Avaliação: Os estudantes em avaliação contínua fazem um trabalho de investigação individual acompanhado pela docente (produção escrita de breve ensaio), em que exploram a produtividade das noções desenvolvidas nas aulas. As suas apresentação e discussão orais serão objeto de avaliação formativa; a sua materialização escrita será objeto de avaliação sumativa. A participação no trabalho das aulas e um teste escrito de frequência, sobre as obras e noções trabalhados nas aulas, representará a restante percentagem da classificação em avaliação contínua. Os alunos podem ainda optar pelo regime de exame.

Bibliografia

BESSA-LUÍS, Agustina, A sibila, Porto: Guimarães Editores, 2009, disponível on-line em: http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes/literatura-1.html
FERREIRA, Vergílio, Para sempre, Lisboa: Bertrand, 1983
SARAMAGO, José, As intermitências da morte, Porto: Porto Editora, 2018 ou As Pequenas Memórias, Lisboa: Caminho, 2006
LOPES, Ó. e Mª Fátima MARINHO (dir.), História da Literatura Portuguesa, 7 – As correntes contemporâneas, Lisboa: Alfa, 2002
REIS, C. História Crítica da Literatura Portuguesa, IX – Do neo-realismo ao post-modernismo, Lisboa: Verbo, 2005
REIS, C., Dicionário de Estudos Narrativos, Coimbra: Almedina, 2018.
SARAIVA, A. J. e LOPES, Ó., História da Literatura Portuguesa, 14ª ed., Porto, 1987