2024

Linguística Portuguesa IV

Nome: Linguística Portuguesa IV
Cód.: LLT10865L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Introduzir e consolidar conhecimentos sobre o domínio da Psicolinguística, relativamente aos seus três subdomínios principais: compreensão, produção e aquisição.
- Explorar os conhecimentos acima referidos em aplicações práticas, com especial incidência em dados do Português.
No final do ano lectivo os alunos deverão dominar e explicitar conceitos relativos aos três subdomínios da Psicolinguística, aplicando-os a casos específicos, com exploração de dados do Português, de forma crítica e gradualmente autónoma. Devem utilizar ferramentas de natureza múltipla, incluindo o recurso às novas tecnologias.

Conteúdos Programáticos

I- Aspectos Introdutórios
1- Definição do objecto de estudo da Psicolinguística e áreas de investigação fundamentais: compreensão; produção; aquisição.
2- Disciplinas de investigação afins - diferenças e semelhanças na abordagem do objecto de estudo.
3- Questões metodológicas associadas ao estudo experimental da linguagem.
II- Percepção e Produção da Fala
1- Fases de percepção.
2- Sistema de compreensão.
3- Produção: princípios e erros (pausas e hesitações; lapsus linguae).
4- Interface percepção/produção.
5- Leitura.
III- Aquisição
1- Sub-domínios de investigação e métodos fundamentais.
2- Compreensão vs. produção.
3- Fases de produção (do balbúcio à capacidade metalinguística).
4- "Falar bebé" e "maternalês".
5- Relação entre os processos de aquisição de L1 e L2.

Métodos de Ensino

Sessões colectivas de ensino: exposição teórica (apoiada em textos ou em outros materiais), seguida de aplicação prática; trabalhos de grupo; realização de exercícios; apresentação de trabalhos individuais ou de grupo. Tutorias: orientação dos trabalhos em curso; esclarecimento de dúvidas; correcção de trabalhos ou exercícios. O regime de avaliação contínua inclui trabalhos individuais e de grupo, a realizar ao longo do semestre, presencialmente e em trabalho autónomo, um trabalho escrito individual e uma prova de frequência. O regime de exame (épocas normal, recurso e especial) consistirá na realização de uma prova escrita, à qual será atribuída a percentagem de 100%. Realizarão uma prova oral os alunos que obtiverem nota entre 8 e 9,4 na prova escrita. Existe ainda o regime misto, em que a nota final do semestre ou da frequência pesam 30% e o exame 70%, disponível para os alunos que obtêm um resultado positivo no regime de avaliação contínua.

Bibliografia

de Groot, Annette M. B. e Peter Hagoort (2017), Research Methods in Psycholinguistics and the Neurobiology of Language: A Practical Guide, Wiley-Blackwell, New Jersey.
Fletcher, Paul e Brian MacWhinney (eds.) (1995), The Handbook of Child Language, Blackwell Publishers, Cambridge, MA.
Gonçalves, Fernanda (2004), Riqueza Morfológica e Aquisição da Sintaxe, Dissertação de Doutoramento, Universidade de Évora. __________________ et al. (2009), O Conhecimento da Língua – Percursos de Desenvolvimento, DGIDC – ME, Lisboa. Peccei, Jean Stilwell (2006), Language Acquisition – A Resource Book for Students, Routledge, Londres.
Rueschemeyer, Shirley-Ann e M. Gareth Gaskell (2018), The Oxford Handbook of Psycholinguistics, O.U.P., Oxford.
Sim-Sim, Inês (1998), Desenvolvimento da Linguagem, Universidade Aberta, Lisboa.
Warren, Paul (2012) , Introducing Psycholinguistics, C.U.P., Cambridge. Webgrafia: The CHILDES Project, childes.talkbank.org/.

Equipa Docente (2023/2024 )