2024

Língua Inglesa V

Nome: Língua Inglesa V
Cód.: LLT10812L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta unidade curricular tem por objectivo desenvolver as competências em língua inglesa correspondentes aos descritores identificados no QECR Nível C2, através da participação em actividades comunicativas de recepção, produção e interacção oral e escrita.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

(Nível QECR C2)
Objectivos: compreender, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê; resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e factos de um modo coerente. Competências: É capaz de produzir um discurso claro, bem estruturado, fluente e com uma estrutura lógica eficaz; É capaz de escrever textos complexos com clareza e fluência, num estilo adequado e eficaz; Não tem qualquer dificuldade em compreender qualquer tipo de linguagem falada, independentemente da sua velocidade; É capaz de ler e de interpretar criticamente praticamente todas as formas de língua escrita, é capaz de exprimir com precisão variações finas de sentido, utilizando, com bastante correcção, uma enorme gama de modalidades; É capaz de se exprimir com clareza e correcção, relacionando-se com o destinatário, com flexibilidade e eficácia.

Conteúdos Programáticos

Produção oral: retelling (plays)
Produção escrita: the argumentative paragraph
Compreensão do oral: documentary (DVD)
Compreensão na leitura: plays
Interacção oral: debate
Interacção escrita: online conference
Gramática: noun clauses; relative clauses; conditionals; adverbial clauses; connectors and focus structures.

Métodos de Ensino

De acordo com os descritores estabelecidos para o nível C2 no QECR para as línguas, a metodologia adoptada irá incidir na aquisição e desenvolvimento de competências orais e escritas (produção, recepção e interacção), gramática e vocabulário: exposição directa ao uso autêntico da língua (através de materiais como: vídeos, textos escritos - jornais, revistas, etc.
- Internet, CD-ROM, entre outros); participação directa em interacção comunicativa; apresentações, explicações, exercícios/actividades de exploração; versão e retroversão língua materna/língua estrangeira; trabalho individual, em pares, em grupo; participação em discussões formais/informais; estudo acompanhado; de forma autodidáctica, por estudo
orientado feito por si próprio.
Os alunos poderão escolher entre dois tipos de avaliação:
(1) Avaliação contínua: a. Frequência escrita (35%); b. Frequência oral (25%); c. Trabalhos, ao longo do semestre (40%);
(2) Avaliação por exame: a. Exame escrito (60%); b. Exame oral (40%).

Bibliografia

(2000). The New Penguin English Dictionary. London: Penguin Books.
(2000). Oxford Advanced Learner?s Dictionary. Oxford: Oxford University Press.
(2001). Collins Cobuild English Dictionary for Advanced Learners. London: Harper Collins.
(2002). Longman Language Activator. Essex: Longman.
(2003). Oxford Collocations Dictionary for Students of English. Oxford: Oxford University Press.
FERGUSON, R. et al. (eds.) (2001). The New Penguin Thesaurus. London: Penguin Books.
HILL, J. & M. Lewis (eds.) (1997). LTP Dictionary of Selected Collocations. Hove: Language Teaching Publications.
HUDDLESTON, R. (1986). Introduction to the Grammar of English. Cambridge: CUP.
SWAN, M. (2005). Practical English Usage. Oxford: Oxford University Press.
QUIRK, R. & S. Greenbaum. (1998). A University Grammar of English. London: Longman.
YULE, G. (2008). Oxford Practice Grammar - Advanced. Oxford: Oxford University Press.

Equipa Docente (2023/2024 )