2024

Língua Espanhola VI

Nome: Língua Espanhola VI
Cód.: LLT10809L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Estudo da Língua Espanhola no nível C1 através do desenvolvimento das destrezas orais e escritas, com sessões teórico-práticas e participação dos alunos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

(Nível QECR: C2)
I. Objectivos:
· compreender, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê; resumir as
informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo
argumentos e factos; exprimir-se espontaneamente, de modo fluente e com
exactidão, sendo capaz de distinguir finas variações de significado em situações complexas.
II. Competências:
A. Produção oral: É capaz de produzir um discurso claro.
B. Produção escrita: É capaz de escrever textos complexos.
C. Compreensão do oral: Não tem qualquer dificuldade em comprender.
D. Compreensão na leitura: É capaz de ler e de interpretar críticamente.
E. Interacção oral: Tem um bom domínio de expressões idiomáticas.
F. Interacção escrita: É capaz de se exprimir com clareza e correcção, relacionando-se com o destinatário, com flexibilidade e eficácia.
G. Vocabulário: Tem um bom domínio de um vasto repertório lexical.
H. Gramática: Mantém, de forma constante, um controlo gramatical de estruturas linguísticas complexas.

Conteúdos Programáticos

1. Expressar conselhos, sugestões, rejeitar uma acção, falar do decorrer de uma acção passada habitual (deberías/podrías haber+participio, deberías/podrías+infinitivo, ¿pero
es que siempre has de..?, pasarse el día, la tarde+gerundio, llevar+ gerundio, soler+infinitivo
2. Indicar inicio de uma acção, substituição de uma actividade, inicio não justificado de uma acção, repetição de uma acção, termo de uma actividade (empezar a, ponerse a, darle a uno por, volver a, dejar de+ infinitivo)
3. Mostrar contrariedade (usos dos passados), expressar intenção, rapidez na hipótese, cortesia (desde (que), hace/hacia que, al cabo de), perguntar pedindo acordo (a que+infinitivo), garantir que alguma coisa vai acontecer (Ya +futuro)
4. Descrever e caracterizar: com ser, estar, com preposições, com frases feitas. Os verbos de cambio (volverse, ponerse...)
5. A passiva com ser e estar e recursos para evitar a passiva; criticar ou rejeitar os comportamentos de outro (parece mentira que+ subjuntivo)

Métodos de Ensino

(1) exposição directa ao uso autêntico da língua (através de materiais como: vídeos, textos escritos - jornais, revistas, etc. - Internet, CD-ROM, entre outros) ;
(2) participação directa em interacção comunicativa;
(3) apresentações, explicações, exercícios/actividades de exploração;
(4) versão e retroversão língua materna/língua estrangeira;
(5) trabalho individual, em pares, em grupo;
(6) participação em discussões formais/informais;
(7) estudo acompanhado;
(8) de forma autodidáctica, por estudo orientado feito por si próprio.
Os alunos poderão escolher entre dois tipos de avaliação: (1) contínua ou (2) por exame.
(1) Avaliação contínua: a. Frequência escrita (35%); b. Frequência oral (25%); c. Trabalhos, ao longo do
semestre (40%);
(2) Avaliação por exame: a. Exame escrito (60%); b. Exame oral (40%).

Bibliografia

- Aragonés y Palencia. Gramática del Uso del Español. Teoría y Práctica C1-C2. Ed.SM. Madrid, 2014
-AA. VV. Vitamina C1 - Libro del alumno. Sgel. 2016
-E. Alarcos LLorach. Gramática de la lengua española. RAE. Col. Lebrija y Bello. Espasa Calpe. Madrid, 1999
- Sánchez, Martín, Matilla. Gramática práctica de español para extranjeros. Sgel. Madrid, 1992
- C. A. Duarte. Diferencias de usos gramaticales entre español y portugués. Edinumen. Madrid, 2013
-Óscar C. Gili: Diccionario Práctico de Gramática. Edelsa. Madrid, 2005
- Óscar C. Gili y Enrique S. Díaz: Libro de ejercicios del Diccionario Práctico de Gramática. Edelsa. Madrid, 2005
-AA.VV. Prácticas de Lengua Española. VG Ediciones. Málaga, 2007
-AA.VV. Cuaderno de Ejercicios para Practicar el Español (B2-C1). Edinumen. Madrid, 2007
- F. Lázaro Carreter. El dardo en la palabra. Galaxia de Gutenberg/círculo de lectores. Madrid, 1999.
- L. Ruiz. La fraseología del español coloquial. Ariel. Barcelona, 1998
- RAE. Ortografía de la lengua..

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