2024

Estudos Linguísticos II

Nome: Estudos Linguísticos II
Cód.: LLT10797L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Estudos Linguísticos II é uma disciplina que pretende fornecer aos alunos uma visão abrangente sobre a estrutura e o funcionamento das línguas.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

a) Abordar a linguagem como objecto de estudo científico, introduzindo os diferentes níveis de análise linguística e associando-os às diferentes disciplinas linguísticas.
b) Explicitar o campo de investigação, objectivos e principais conceitos operatórios dos diferentes níveis de análise linguística.
c) Desenvolver capacidades de observação, descrição e reflexão linguísticas aplicadas à análise e interpretação de construções e fenómenos de uma língua particular.
d)Desenvolver capacidades de investigação autónoma e de aplicação de metodologias adequadas ao trabalho científico.
No final do semestre, os alunos deverão ser capazes de reconhecer a linguagem como objecto de estudo científico e os diferentes níveis de análise linguística, bem como dominar os conceitos básicos operacionais em cada um deles. Deverão igualmente ser capazes de utilizar métodos de descrição e de análise linguística adequados, bem como de desenvolver trabalho científico autónomo.

Conteúdos Programáticos

1. Níveis de análise e Disciplinas linguísticas
2. Fonologia
2.1. Sons da fala e sons da língua
2.2. Identificação dos sons da língua
2.3. Processos fonológicos
2.4. Elementos prosódicos
3. Léxico
3.1. Lexicologia e Lexicografia
3.2. O léxico do Português: estrutura e caracterização histórica
4. Morfologia
4.1. Palavra e morfema
4.2. Classificação dos morfemas
4.3. A estrutura interna das palavras
4.4. A formação de palavras
5. Da Morfossintaxe à Sintaxe
5.1. Categorias sintácticas e sintagmáticas e propriedades de selecção categorial
5.2. Constituintes de frase e funções sintácticas
5.3. A análise em constituintes
5.4. Frases simples e frases complexas
6. Semântica
6.1. O significado das palavras
6.1.1. Relações semânticas entre palavras
6.2. O significado das frases
6.2.1. Relações semânticas entre frases
7. Pragmática
7.1. Contexto situacional e competência comunicativa
7.2. O dito e o comunicado
7.3. Pragmática indexical
7.4. Pragmática ilocutória
7.5. Pragmática conversacional

Métodos de Ensino

Exposição teórica, com apoio de meios audiovisuais e de outros materiais considerados adequados; discussão, com participação activa dos alunos, dos diferentes tópicos; realização e correcção de exercícios em aula. O aprofundamento das matérias realiza-se mediante leitura de textos e consulta de sítios especializados na internet. Nas tutorias, é prestada orientação metodológica/bibliográfica para a realização de trabalhos individuais e a execução de tarefas ou exercícios. Promovendo a autonomia do aluno, a tutoria fornece orientação personalizada em função das suas necessidades e competências concretas.
Métodos de avaliação: De acordo com o sistema em uso na Universidade de Évora e no Departamento de Linguística e Literaturas, que tutela o curso.
Avaliação contínua - 2 testes ou um trabalho escrito e um teste (50% cada)
Avaliação final - exame (100%)

Avaliação

De acordo com o sistema em uso na Universidade de Évora e no Departamento de Linguística e Literaturas, que tutela a disciplina, o estudante pode optar entre o regime de avaliação contínua, o regime de exame e o regime de avaliação misto:


a) Avaliação Contínua - A avaliação contínua consiste, no mínimo, na prestação de uma prova escrita, cuja nota não pode ser inferior a 8 valores, devendo também ser considerados para efeitos de avaliação outros instrumentos, definidos no seio da Coordenação Científico-Pedagógica de cada unidade curricular. É atribuída uma percentagem de 50% à prova escrita de frequência, cuja nota não pode ser inferior a 8 valores, e igual percentagem ao conjunto dos elementos de avaliação propostos ao longo do semestre.


b) Avaliação Final - O regime de exame (épocas normal, recurso e especial) consiste na realização de uma prova escrita, à qual é atribuída a percentagem de 100%. Realizam uma prova oral os alunos que obtêm nota entre 8 e 9,4 na prova escrita.


c) Avaliação Mista - É atribuída uma percentagem de 80% ou 70% à prova escrita de exame, cuja nota não pode ser inferior a 8 valores, e a percentagem de 20% ou 30% ao conjunto dos elementos de avaliação propostos ao longo do semestre.


O Regulamento de avaliação de conhecimentos do Departamento de Linguística e Literaturas estabelece, de acordo com o Regulamento Escolar Interno da Universidade de Évora (REI), a obrigatoriedade de frequência das sessões de ensino presenciais como requisito para a avaliação, nos seguintes termos:


a) Avaliação Contínua (Ordem de Serviço nº 3/ECS/2012) – O aluno só pode realizar este tipo de avaliação se tiver 75% de assiduidade nas sessões colectivas de ensino;


b) Avaliação Final (n.º 4, Art.º 17º e Capítulo VI do REI) - O aluno só pode realizar este tipo de avaliação se tiver 30% de assiduidade nas sessões colectivas de ensino;


c) Avaliação Mista – O aluno só pode realizar este tipo de avaliação se tiver 50% de assiduidade nas sessões colectivas de ensino;


Nota: Exceptuam-se os alunos ao abrigo de regimes especiais (nº 3 do Art.º 6 e Capítulo IV do REI), cuja avaliação é definida no seio do júri da unidade curricular; exceptuam-se, igualmente, os alunos que se submetem a exame nas épocas de recurso e especial.


Turma A:


1ª Frequência: 7 de Abril – em aula.


2ª Frequência: 24 de Maio – em aula.


Exame de época normal: 13 de Junho, 10h-13h, sala 110 CES.


Exame de recurso: 23 de Junho: 14h-17h, sala 120 CES.


Turma B:


1ª Frequência: 7 de Abril – em aula.


2ª Frequência: 24 de Maio – em aula.


Exame de época normal: 13 de Junho, 10h-13h, sala 110 CES.


Exame de recurso: 23 de Junho: 14h-17h, sala 120 CES.

Bibliografia

Dicionário Terminológico. DGIDC, Ministério da Educação, Lisboa: http://dt.dgidc.min-edu.pt/.
DUARTE, Inês (2000), Língua Portuguesa – Instrumentos de Análise, Lisboa: Universidade Aberta.
FARIA, I. H. et alii (Org.) (1996), Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, Lisboa: Caminho.
FREITAS, Maria João et alii (2012), Os sons que estão dentro das palavras – Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna, Lisboa: Colibri.
FROMKIN, V. e R. RODMAN (1983), Introdução à Linguagem, Coimbra: Almedina.
MARTINS, Ana Maria e Ernestina CARRILHO, Eds. (2016), Manual de linguística portuguesa. De Gruyter Mouton.
MATEUS, Maria Helena Mira et alii (2016), Fonética e Fonologia do Português, 2ª edição. Lisboa: Universidade Aberta. E-book.
RAPOSO, Eduardo Buzaglo Paiva et alii (2013/2020), Gramática do Português, 3 vols. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Equipa Docente (2023/2024 )