2024

Cultura Portuguesa

Nome: Cultura Portuguesa
Cód.: LLT10792L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Literatura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Disciplina do curso de Línguas e Literaturas e que é leccionada no primeiro ano do curso. Todos os outros elementos são indicados nos artigos acima descritos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

– Adquirir uma noção sólida de cultura.
– Perspetivar os principais tópicos da cultura portuguesa, em especial até 1580.
– Interpretar de forma pessoal e criativa os tópicos tratados.
– Contactar os seguintes autores e tópicos: D. Dinis (a soedade: uma cultura do desejo); D. Duarte (a virtude, o estoicismo, a filosofia e o início da expansão marítima); Camões (a gnose saudosa nas “Redondilhas de Babel e Sião); Francisco Manuel de Melo (Mitogonia da Saudade: a Epanáfora Amorosa e os Descobrimentos).
– Prestar apoio às cadeiras de literatura portuguesa (em especial medieval e renascentista) que o formando possa ter no seu currículo.
– Facultar ao formando uma abordagem da cultura portuguesa que o leve a compreender a atualidade dos seus valores.

Conteúdos Programáticos

– Condicionantes naturais da cultura portuguesa: situação geográfica e povoamento humano.
– O papel dos moçárabes e a formação histórica de Portugal. A cultura monástico-cistercience (Tarouca e Alcobaça), templária (Braga e Tomar) e Sufi (Mértola e Silves).
– Aspectos históricos do episódio de Inês de Castro e sua recepção literária nos séculos XV (Fernão Lopes) e XVI (Garcia de Resende, António Ferreira e Luís de Camões).
– Consequências políticas e culturais da crise de 1383-1385. A inevitabilidade da política atlântica em Portugal. Os grandes eixos da expansão marítima portuguesa.
– A pressão religiosa da Espanha em Portugal no século XVI. O fim do pluralismo religioso. Cristãos-novos e criptojudaísmo. O contributo sebastianista (de D. João de Castro a Fernando Pessoa).

Métodos de Ensino

O funcionamento contempla metodologias diversas, próprias duma aula teórico-prática: sessões de exposição dos conteúdos e de esclarecimento de dúvidas; debates de questões específicas aos conteúdos; leituras críticas de textos seleccionados; exposições orais por parte do formando relativas aos pontos tratados. Avaliação de acordo com o Regulamento Geral da Universidade e o Regulamento interno do DLL: avaliação contínua ou por exame. Tendo em atenção que se trata de uma disciplina de primeiro ano, embora de segundo semestre, estipula-se para a avaliação contínua duas frequências escritas em aula e um conjunto de pequenas intervenções em aula. A avaliação por exame consta de uma única prova escrita realizada no período estipulado no calendário escolar. Incentivam-se os alunos a optar pela avaliação contínua, já que esta pressupõe uma componente formativa e progressiva que não está presente no exame. Este acentua sobretudo a componente qualitativa da avaliação.

Avaliação

Avaliação: pode ser contínua para o curso LLC, com um ou dois trabalhos oral em data a combinar com os alunos, uma frequência realizada em aula, e um trabalho escrito sobre tema do programa, com idêntica percentagem. Para o curso de LL privilegia-se o trabalho escrito em aula, com duas frequências escritas realizadas em aula. Em alternativa a esta avaliação, em ambos os cursos, o aluno pode escolher fazer apenas um exame escrito. No primeiro caso, avaliação contínua, o aluno (caso não seja Estudante Trabalhador e não esteja ao abrigo de regimes especiais) precisa de mais de 70% de assiduidade às aulas; no segundo, avaliação através de exame, de 50% (caso não seja Estudante Trabalhador e não esteja ao abrigo de regimes especiais). A necessidade de assiduidade não se coloca para o exame de recurso. Deixa-se em aberto a possibilidade da avaliação contínua contabilizar trabalhos regulares, escritos e orais, apresentados na aula. É possível ainda conceber um regime misto de avaliação, caso isso seja do interesse do aluno.

Bibliografia

– Cancioneiro da Ajuda, ed. de Carolina Michaëlis de Vasconcelos, 2 vols. [reimpressão ed. de Halle (1904), pref. Ivo de Castro], Lx., IN-CM. 1990.
Bandarra [Gonçalo Anes], Trovas, ed. António Carlos Carvalho, Lx., Vega, s/d.
Lopes, Fernão, Crónica de D. Pedro, ed. António Borges Coelho, Lx., Livros Horizonte, 1977.
Martins, Oliveira, História de Portugal, 20.ª ed., Lisboa, Guimarães, 1991.
Pires, António Machado, D. Sebastião e o Encoberto (estudo e antologia), 2.ª ed., Lx., Fundação Calouste Gulbenkian, 1982.
Pessoa, Fernando Pessoa, Mensagem, ed. Jerónimo Pizarro, Lx., Tinta-da-China, 2020.
Quadros, António, Portugal, Razão e Mistério, Lx., Fundação António Quadros, 2020.
Silva, Agostinho da, Vida Conversável, Sintra, Zéfiro, 2020.
Usque, Samuel, Consolação às Tribulações de Israel, ed. fac-similada da ed. Ferrara de 1553, 2. vols., estudos de H. Yerushalmi e Pina Martins, Lx., Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.
Venâncio, Fernando, Assim Nasceu uma Língua, Lx., Guerra e Paz, 2019.

Equipa Docente (2023/2024 )