Cultura Portuguesa
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Perspetivar os principais tópicos da cultura portuguesa, em especial até 1580.
Interpretar de forma pessoal e criativa os tópicos tratados.
Contactar os seguintes autores e tópicos: D. Dinis (a soedade: uma cultura do desejo); D. Duarte (a virtude, o estoicismo, a filosofia e o início da expansão marítima); Camões (a gnose saudosa nas Redondilhas de Babel e Sião); Francisco Manuel de Melo (Mitogonia da Saudade: a Epanáfora Amorosa e os Descobrimentos).
Prestar apoio às cadeiras de literatura portuguesa (em especial medieval e renascentista) que o formando possa ter no seu currículo.
Facultar ao formando uma abordagem da cultura portuguesa que o leve a compreender a atualidade dos seus valores.
Conteúdos Programáticos
O papel dos moçárabes e a formação histórica de Portugal. A cultura monástico-cistercience (Tarouca e Alcobaça), templária (Braga e Tomar) e Sufi (Mértola e Silves).
Aspectos históricos do episódio de Inês de Castro e sua recepção literária nos séculos XV (Fernão Lopes) e XVI (Garcia de Resende, António Ferreira e Luís de Camões).
Consequências políticas e culturais da crise de 1383-1385. A inevitabilidade da política atlântica em Portugal. Os grandes eixos da expansão marítima portuguesa.
A pressão religiosa da Espanha em Portugal no século XVI. O fim do pluralismo religioso. Cristãos-novos e criptojudaísmo. O contributo sebastianista (de D. João de Castro a Fernando Pessoa).
Métodos de Ensino
Avaliação
Avaliação: pode ser contínua para o curso LLC, com um ou dois trabalhos oral em data a combinar com os alunos, uma frequência realizada em aula, e um trabalho escrito sobre tema do programa, com idêntica percentagem. Para o curso de LL privilegia-se o trabalho escrito em aula, com duas frequências escritas realizadas em aula. Em alternativa a esta avaliação, em ambos os cursos, o aluno pode escolher fazer apenas um exame escrito. No primeiro caso, avaliação contínua, o aluno (caso não seja Estudante Trabalhador e não esteja ao abrigo de regimes especiais) precisa de mais de 70% de assiduidade às aulas; no segundo, avaliação através de exame, de 50% (caso não seja Estudante Trabalhador e não esteja ao abrigo de regimes especiais). A necessidade de assiduidade não se coloca para o exame de recurso. Deixa-se em aberto a possibilidade da avaliação contínua contabilizar trabalhos regulares, escritos e orais, apresentados na aula. É possível ainda conceber um regime misto de avaliação, caso isso seja do interesse do aluno.
Bibliografia
Bandarra [Gonçalo Anes], Trovas, ed. António Carlos Carvalho, Lx., Vega, s/d.
Lopes, Fernão, Crónica de D. Pedro, ed. António Borges Coelho, Lx., Livros Horizonte, 1977.
Martins, Oliveira, História de Portugal, 20.ª ed., Lisboa, Guimarães, 1991.
Pires, António Machado, D. Sebastião e o Encoberto (estudo e antologia), 2.ª ed., Lx., Fundação Calouste Gulbenkian, 1982.
Pessoa, Fernando Pessoa, Mensagem, ed. Jerónimo Pizarro, Lx., Tinta-da-China, 2020.
Quadros, António, Portugal, Razão e Mistério, Lx., Fundação António Quadros, 2020.
Silva, Agostinho da, Vida Conversável, Sintra, Zéfiro, 2020.
Usque, Samuel, Consolação às Tribulações de Israel, ed. fac-similada da ed. Ferrara de 1553, 2. vols., estudos de H. Yerushalmi e Pina Martins, Lx., Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.
Venâncio, Fernando, Assim Nasceu uma Língua, Lx., Guerra e Paz, 2019.
Equipa Docente (2023/2024 )
- António Cândido Valeriano Cabrita Franco [responsável]