2024

Estudos Linguísticos I

Nome: Estudos Linguísticos I
Cód.: LLT10749L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Estudos Linguísticos I é uma disciplina que pretende fornecer aos alunos uma visão abrangente sobre o fenómeno da linguagem, enquanto característica da espécie humana.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Estudos Linguísticos I tem como principal objectivo revelar a linguagem humana verbal, entre outros sistemas de comunicação, na sua natureza, propriedades e funções.
No final do semestre, os alunos deverão ser capazes de reconhecer as propriedades universais subjacentes a todas as línguas naturais e os mecanismos gerais de funcionamento da língua nas suas vertentes oral e escrita.

Conteúdos Programáticos

1. A Linguística: ciência da linguagem..
2. A Linguagem: origem, características e exclusividade.
3. As línguas: estrutura e funcionamento.
4. Aspectos psicofisiológicos e cognitivos da linguagem verbal.
4.1. Aquisição da linguagem: teorias e fases.
4.2. A linguagem e o cérebro: lateralização da linguagem humana.
5. A oralidade e a escrita.
5.1. A oralidade: principais características
5.1.1. Os sons da fala
5.1.1.1.O aparelho fonador: a produção dos sons da fala.
5.1.1.2. Descrição e classificação dos sons da fala.
5.1.1.3. Transcrição dos sons da fala: o alfabeto fonético.
5.1.1.4. Transmissão e recepção dos sons da fala.
5.2. A escrita: principais características.
5.2.1. Sistemas de escrita: da pictografia ao alfabeto.
6. Unidade e diversidade nas línguas naturais.
6.1. Variação linguística.
6.1.1. Norma e variação.
6.1.2. Variação dialectal, social e individual.
6.2. Mudança linguística.
6.2.1. Norma e mudança.
6.2.2. Mudança fonético-fonológica, morfológica, sintáctica e semântica

Métodos de Ensino

Métodos de ensino: Exposição teórica com recurso a apresentações em power-point e/ou a outros instrumentos considerados adequados à dinamização das aulas e discussão com participação activa dos alunos dos diferentes tópicos do programa. Os alunos poderão ser chamados a apresentar pequenas exposições orais, individuais ou em grupo. O aprofundamento das matérias realiza-se mediante leitura de textos e consulta de sítios especializados na internet. Nas tutorias é prestada orientação metodológica/bibliográfica para a realização de trabalhos individuais e a execução de tarefas. Promovendo a autonomia do aluno, a tutoria fornece orientação personalizada em função das suas necessidades e competências concretas.
Métodos de avaliação: De acordo com o sistema em uso na Universidade de Évora e no Departamento de Linguística e Literaturas, que tutela o curso - avaliação contínua - 2 testes ou um trabalho escrito e um teste (50% cada) ou avaliação final (100%).

Avaliação

Métodos de avaliação:


De acordo com o sistema em uso na Universidade de Évora e no Departamento de Linguística e Literaturas, que tutela o curso. Cf. Regulamento Académico-SECÇÃO III Avaliação-Artigo 93.º Ver também Regimes de avaliação. Artigo 87.º Participação no desenvolvimento de competências.


Datas de avaliação:


1ª Freqª - Dia 08/11/2016 - Em aula


2ª Freqª - 1ª Chamada – Dia 03/01/2017 – Em aula / 2ª Chamada - Dia 09/01/2017 – 14h.30m-16h.30m – Sala 115 CES


Exame - Dia 09/01/2017 - 10h-13h – Sala 115 CES


Exame de recurso – Dia 24/01/2017 – 14h-17h – Sala 106 CES

Bibliografia

CHAMBERS, J.K. & N. SCHILLING, eds. (2013). The Handbook of Language Variation and Change. Wiley-Blackwell.
CHOMSKY, Noam (2006). Sobre natureza e linguagem. São Paulo: Martins fontes.
CINTRA, L. F. L. (1983). Estudos de Dialectologia Portuguesa. Lisboa: Sá da Costa.
MARTINET, A. (1985). Elementos de Linguística Geral. 10ª. ed. Lisboa: Sá da Costa.
MARTINS, A. M. e E. CARRILHO, Eds. (2016). Manual de linguística portuguesa. Series:Manuals of Romance Linguistics 16. De Gruyter Mouton.
MATEUS, Maria Helena et alii (2005). Fonética e Fonologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta.
PURVES, Dale et al. (2005). Neurociências. 2ª. Ed. Porto Alegre: Artmed.
RAPOSO, E. B. P. et alii (2013). Gramática do Português. vol. 1 Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
ROSA, M. C. (2010). Introdução à (Bio)Linguística-linguagem e mente. São Paulo: Contexto.
RUWET, N. e N. Chomsky (1979). A gramática generativa. Lisboa: Edições 70.
SAUSSURE, F. de (1978). Curso de Linguística Geral. Lisboa: D. Quixote

Equipa Docente (2023/2024 )