2024

Anatomia III

Nome: Anatomia III
Cód.: ZOO14081I
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Medicina Veterinária

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

-

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A disciplina de Anatomia III tem como finalidade a compreensão da anatomia do sistema circulatório, do sistema nervoso e dos órgãos dos sentidos nas diversas espécies domésticas, com vista ao desenvolvimento da capacidade para a compreensão do funcionamento normal do organismo como um todo e da sua aplicação a procedimentos médicos (exame físico do doente, interpretação de sintomas e de alterações morfológicas), diagnósticos
(técnicas imagiológicas e invasivas) e cirúrgicos, assim como a sua aplicação a procedimentos clínicos e “paraclínicos” (por exemplo, produção animal).
Pretende-se que o estudante adquira competências práticas de disseção e exploração do corpo animal, como base de uma preparação profissional para outras atividades como sejam a anatomia patológica, clínica, cirurgia ou inspeção sanitária.

Conteúdos Programáticos

Irrigação do encéfalo e medula espinal. A. carótida interna; circulação cérebro-espinal; a. carótida externa; Veia jugular e afluentes. A. axilar e colaterais; irrigação da extremidade distal do membro torácico e do membro pélvico. Drenagem venosa do membro torácica e membro pélvico. Drenagem linfática dos membro torácico e pélvico. Linfonodos e linfocentros dos membros.
Sistema nervoso: desenvolvimento e morfologia do SNC (tronco encefálico, hemisférios cerebrais e medula espinal). Meninges encefálicas e medulares. Sistema ventricular e líquido cerebrospinal. Morfologia do sistema nervoso periférico. Nervos cranianos e espinais. Plexos braquial e lombo-sacral; Inervação dos membros torácico e pélvico; Sistema nervoso autónomo;
Anatomia do aparelho visual e dos sistemas auditivos, vestibular e olfactivo.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas – Exposição feita com base em apresentações, recorrendo a imagens, esquemas, fotografia e videoclips. Todas as apresentações teóricas são previamente disponibilizadas na plataforma "Moodle", e podem ser “descarregadas" pelos estudantes para utilização individual.
O estudo prático assentará na dissecção, em cadáveres de carnívoros e de pequenos ruminantes: artérias, veias, linfonodos e nervos (cranianos e periféricos). Serão também utilizados modelos anatómicos e peças conservadas, como elementos complementares.
O processo de avaliação é constituído pela modalidade de avaliação mista, constituída por uma avaliação intercalar (facultativa) e por uma avaliação no período de exames (obrigatória). Qualquer das provas é constituída por prova teórico-prática, oral. A prova de meio semestre tem um coeficiente de ponderação de 0,4 e a prova de final de semestre uma ponderação de 0,6. Para os estudantes que optam apenas pela prova de exame, esta vale 100%.

Bibliografia

International Committee on Veterinary Gross Anatomical Nomenclature (2017) NOMINA ANATOMICA VETERINARIA - SIXT EDITION, Editorial Committee, Hanover, Ghent, Columbia, Rio de Janeiro.

Baljit, S. (2017). Dyce, Sack and Wensing´s Textbook of Veterinary Anatomy. Philadelphia, USA. Elsevier.

Barone, R. (2012). Anatomie comparée des mammifères domestiques, Tome.5. Angiologie. 4e edition, Ed. Vigot Frères, Paris.

Barone, R. (2004). Anatomie comparée des mammifères domestiques, Tome.6. Neurologie 1, Systeme Nerveux Central. 11e edition, Ed. Vigot Frères, Paris

Barone, R. (2010). Anatomie comparée des mammifères domestiques, Tome.7. Neurologie 2, Systeme Nerveux péripherique, glandes endocrines, Esthésiologie. 8e edition, Ed. Vigot Frères, Paris.

de Lahunta, A; Glass, E, Kent, M (2014). Veterinary Neuroanatomy and Clinical Neurology. 4th edition, Saunders.

EVANS, H.E., DE LAHUNTA, A. Miller (2006). Guia para a dissecção do cão. 5.ed. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan.