2024

Anatomia II

Nome: Anatomia II
Cód.: ZOO14080I
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Medicina Veterinária

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

-

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A disciplina de Anatomia II tem como finalidade o conhecimento e a compreensão da anatomia descritiva e comparada dos órgãos dos aparelhos digestivo, respiratório, uro-genital, da pele e estruturas derivadas e sistema cardiovascular dos carnívoros, equinos, ruminantes suínos e bovinos. Em termos de competências, visa o desenvolvimento da capacidade para a compreensão do funcionamento normal do organismo como um todo e da sua aplicação a procedimentos médicos (exame físico do doente, interpretação de sinais clínicos e de alterações morfológicas), diagnósticos (técnicas imagiológicas e
invasivas) e cirúrgicos.
Para completar o estudo anatómico de todo o espectro de animais domésticos e novos animais de companhia é um objectivo desta disciplina realizar o estudo anatómico (osteologia e esplancnologia) das aves domésticas, répteis e peixes.

Conteúdos Programáticos

Esplancnologia comparada: aparelhos digestivo (e glândulas anexas), respiratório, urinário e genital masculino e feminino; tegumento comum (pele e estruturas derivadas).
Angiologia: circulação geral e placentária. Coração: conformação; meios de fixação; circulação coronária.
Grandes aa. emergentes do coração. Circulação pulmonar. Arco aórtico, tronco braquiocefálico e aorta descendente. Sistema venoso: v. cava cranial e suas raízes, v. ázigos; v. cava caudal; v. porta; vv.
Sistema linfático: Constituição do sistema linfático; troncos colectores de linfa; linfonodos regionais e suas áreas de tributários. Órgãos linfóides: baço e timo. Órgãos do sistema endócrino.
Anatomia das aves domésticas, dos repteis e peixes: anatomia exterior, osteologia e esplancnologia - particularidades anatómicas com interesse clínico e zootécnico.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas – Exposição feita com base em powerpoints assentes em imagens e video clips. Todas as apresentações teóricas são previamente disponibilizadas na plataforma "Moodle", e podem ser “descarregadas" pelos estudantes para utilização individual.
Aulas práticas – envolvem, a exploração em cadáveres dos diversos órgãos dos sistemas digestivo, respiratório e urogenital bem como a dissecção em cadáveres dos componentes do sistema cardiovascular.
O processo de avaliação é constituído pela modalidade de avaliação mista, constituída por uma avaliação no meio do semestre (facultativa) e por uma avaliação no período de exames (obrigatória). Qualquer das provas é constituída por prova teórico-prática. A prova de meio semestre tem um coeficiente de ponderação de 0,4 e a prova de final de semestre uma ponderação de 0,6. Para os estudantes que optam apenas pela prova de exame, esta vale 100%.

Bibliografia

International Committee on Veterinary Gross Anatomical Nomenclature (I.C.V.G.A.N.) (2017) NOMINA ANATOMICA VETERINARIA - SIXT EDITION, Published by the Editorial Committee, Hanover (Germany), Ghent (Belgium), Columbia, MO (U.S.A.),
Rio de Janeiro (Brazil).

Baljit, S. (2017). Dyce, Sack and Wensing´s Textbook of Veterinary Anatomy. Philadelphia, USA. Elsevier – Health Sciences Division, Saunders.

Barone, R. (2012). Anatomie comparée des mammifères domestiques, Tome.5. Angiologie. 4e edition, Ed. Vigot Frères, Paris.

Robert Barone (2001). Anatomie comparée mammifères domestiques, Tome.4. Splanchologie 2. . 4e edition, Ed. Vigot Frères, Paris.

EVANS, H.E., DE LAHUNTA, A. Miller (2006). Guia para a dissecção do cão. 5.ed. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, 2006.

O’ Malley B (2005). Clinical anatomy and physiology of exotic species. 1st edition. Saunders