2024

Farmacologia

Nome: Farmacologia
Cód.: QUI14019I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Medicina Veterinária

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

-

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecimento crítico e aprofundado dos fundamentos e conceitos gerais e específicos da Farmacologia, para aquisição de competências quer na aplicação terapêutica dos fármacos etiotrópicos e dos fármacos organotrópicos em medicina e cirurgia, quer na correta avaliação e gestão dos potenciais riscos da sua utilização, para a saúde animal e para a saúde pública. Aquisição de conhecimentos sólidos de farmacocinética e farmacodinâmia e dos medicamentos etiotrópicose e dos organotrópicos, de forma a conhecerem e compreenderem as potencialidades e limitações do arsenal farmacológico em terapêutica, com salvaguarda pelas boas práticas aplicáveis. O perfil formativo do estudante permitir-lhe-á escolher, interpretar, discutir, avaliar e utilizar as melhores estratégias em Farmacoterapia, com domínio na aplicação e execução das diferentes técnicas de administração de medicamentos.

Conteúdos Programáticos

Farmacologia geral: Objetivos da Farmacologia e da Terapêutica. Conceitos de farmacocinética e farmacodinamia. Vias de administração e distribuição de fármacos no organismo. Mecanismos gerais de ação. Alterações de ação dos medicamentos. Associações medicamentosas e posologia. Técnicas de administração de medicamentos. Farmacologia especial: Fármacos etiotrópicos - antisépticos e desinfectantes; quimioterápicos específicos - antibacterianos; antifúngicos; antivirais, antiparasitários; quimioterápicos em oncologia. Regras de utilização racional de fármacos. Fármacos organotrópicos. Fármacos com ação preponderante sobre o sistema nervoso central. Mediadores centrais e mecanismos de ação. Estimulantes de ação preponderante sobre o tronco cerebral e a medula espinal. Depressores medulares; psicofármacos; sedativos, hipnóticos e tranquilizantes; antipsicóticos; antidepressores; analgésicos de ação central; analgésicos-antipiréticos; anestésicos gerais e locais; anti-epiléticos.

Métodos de Ensino

Sessões de contacto coletivo para transmissão dos conhecimentos fundamentais onde serão utilizadas metodologias ativas que apelam à interação aluno/aluno, como atividades teórico práticas, debates, trabalhos de pesquisa em grupo/pares, resolução de problemas/exploração de situações CTS&A, o que permite a aprendizagem cooperativa, método bastante eficaz de resolver problemas e de promover a aprendizagem.
A avaliação será realizada de três formas: uma, em grupo, pela apresentação e discussão de resultados obtidos da realização de problemas alfa numéricos relacionados com a dosificação (30%); outra pela apresentação oral de um estudo efetuado por simulação computacional da ação de agonistas e antagonistas em recetores no sistema nervoso (25%); a terceira pela avaliação escrita (45%), que por opção, pode ser pela realização de 2 testes escritos a meio e no final do semestre ou apenas 1 exame escrito final.

Bibliografia

Boothe, D.M. (2001). Small Animal Clinical Pharmacology and Therapeutics, 1ª Ed., W. B. Saunders Company.
Prescott, J.F., Baggot, D. & Walker, D. (2000). Antimicrobial Therapy in Veterinary Medicine. Iowa State Press.
Baggot, D. (2001). The Physiological Basis of Veterinary Clinical Pharmacology. 1ª Ed., WileyBlackwell.
Spinosa H.S., Górniak, S.L. & Bernardi, M. (2011). Farmacologia Aplicada à Medicina Veterinária. Guanabara/Koogan.