2024

Semiologia Médica II

Nome: Semiologia Médica II
Cód.: MVT14016I
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Medicina Veterinária

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

-

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos: Com base no conhecimento da marcha de exploração semiótica e bases interpretativas etiopatogénicas e fisiopatológicas, adquiridas na Semiologia Médica I, os estudantes prosseguem a aquisição de conhecimentos semióticos, relativos a outros sistemas, com progressiva aquisição de terminologia médica, visando o estabelecimento de diagnósticos o mais completos possível, de forma a permitir a futura formulação de indicações terapêuticas adequadas e o estabelecimento de um prognóstico com o melhor grau de previsibilidade.
Competências: No final, perante um caso clínico, pela aplicação da exploração semiótica (Semiotecnia) os estudantes deverão ser capazes de recolher informação sintomatológica de diferentes sistemas, quer clínica, quer proveniente de exames complementares, e interpretá-la segundo critérios etiopatogénicos e fisiopatológicos (Propedêutica) produzindo um diagnóstico que permita a indicação terapêutica mais adequada e a formulação de um juízo prognóstico.

Conteúdos Programáticos

Teórico: Semiologia do aparelho respiratório; semiologia do aparelho cardiovascular; semiologia do
sangue e órgãos hematopoiéticos; semiologia do aparelho urinário; exame dermatológico; exame
oftalmológico e exame neurológico.
Teórico-prático: Exame físico – Exame do aparelho respiratório; exame do aparelho cardiovascular; exame do aparelho urinário; exame dermatológico; exame oftalmológico; exame neurológico. Laboratorial – Análise de líquidos de derrame torácico e abdominal; hemograma, velocidade de sedimentação e morfologia celular; provas de avaliação da hemostase e da coagulação; exame de urina.

Métodos de Ensino

Teóricas: Lições plenárias estruturadas para a exposição do programa, iniciando com a revisão anatomofisiológica, enfantizando os aspetos de maior interesse semiótico. Teórico-práticas: Organizadas em grupos menores de estudantes, iniciam-se pelo enquadramento teórico dos objetivos e fundamentos metodológicos – Ex. Físico: o docente efetua as intervenções exploratórias previstas e seguidamente acompanha a sua execução por parte dos estudantes. Provas laboratoriais: Os protocolos são executados por pequenos grupos de estudantes, discutindo-se, seguidamente, os resultados. Tutoriais: Compreendem o acompanhamento complementar dos estudantes, individual ou em pequenos grupos, para esclarecimentos relacionados com o estudo da casuística clínica.
Avaliação: Teórica: Frequência ou exame final (60% da classificação final). Prática: Prova de exame físico (20% da classificação final) e laboratorial (20% da classificação final).

Bibliografia

Burtis, C.A., Bruns, D.E. (2014). Tietz Fundamentals Clinical Chemistry Molecular Diagnostics. 7th Ed. W.B. Saunders Company. Dietz, Karger. Duncan & Prasse’s. (2011). Veterinary Laboratory Medicine: Clinical Pathology. 5th Ed. Iowa State Press. Ettinger, S.J. (2016). Textbook Veterinary Internal Medicine Expert Consult. Vol I, II. 8th Ed. Elsevier. Rijnberk, A., de Vries, H.W. (2008). Medical History Physical Examination Companion Animals. 2th Ed. Kluwer Academic Publishers. Radostitis, O.M., Mayhew, I.G., Houston, D.M. (2002). Exame Clínico Diagnóstico Veterinária, Guanabara, Koogan. Cynthia, M.K., Scott, L. (2010). The Merck Veterinary Medicine, 10th Ed. Merck & Co., Inc, Merial Ltd. Jeffery, N. (2001). Neurological examination of dogs, 1; 2. In Practice. (pp.118-130; 187-193). Penderis, J. (2003). Common cranial nerve disorders in dogs and cats. In Practice: 1. CN I-IV and VI (25, pp. 178-189); 2. CN V and VII (25, pp. 256-263); 3.CN VIII-XII (25, pp. 342-349).