2024

Inclusão e Necessidades Especiais ao Longo da Vida

Nome: Inclusão e Necessidades Especiais ao Longo da Vida
Cód.: PSI13915L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Uma perspetiva transversal dos modelos de avaliação e intervenção em necessidades especiais, à luz da psicologia e da psicomotricidade.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Ao nível do conhecimento
1. Conhecer e compreender modelos de avaliação e intervenção (educação e formação) em necessidades especiais (NE), à luz da psicologia e da psicomotricidade.
2. Compreender o estudo das NE e inclusão ao longo da vida.
Ao nível das competências
3. Demonstrar competências de análise e compreensão críticas dos modelos estudados, em diferentes contextos de aplicação (nível pré-escolar, escolar e pós-escolar), cientificamente fundamentados e baseados em dados da investigação psicopedagógica e psicomotora.

Conteúdos Programáticos

1. INCLUSÃO E NE: A PERSPETIVA DA PSICOLOGIA
1.1. Conceitos básicos: do conceito de deficiência ao conceito de barreiras à aprendizagem e à participação
1.2. Modelos de intervenção: dos modelos de base assistencialista aos modelos biopsicossociais e funcionais
2. INTERVENÇÃO (EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO) EM NECESSIDADES ESPECIAIS (NE) AO LONGO DA VIDA
2.1. Direitos humanos, direitos da pessoa com deficiência, e legislação nacional e internacional
2.2. Intervenção precoce e inclusão
2.3. Escola inclusiva, abordagem multinível e desenho universal para a aprendizagem
2.4. Inclusão na vida pós-escolar, aprendizagem ao longo da vida e cidadania
3. AVALIAÇÃO (EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO) EM NE AO LONGO DA VIDA
3.1. Identificação da necessidade de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão
3.2. Recursos de apoio à aprendizagem e à inclusão
3.3. Trabalho colaborativo no contexto de equipas pluridisciplinares, com a família e a comunidade
3.4. Questões éticas e deontológicas da avaliação

Métodos de Ensino

As aulas teóricas privilegiam a exposição dos temas do programa e sua discussão. Incluem também conferências com especialistas convidados. Nas aulas práticas laboratoriais, os alunos trabalham em grupo aplicando conhecimentos teóricos e refletindo, mediante uma diversidade de atividades: análise de documentos, discussão orientada de temas específicos, estudo de casos, realização de entrevistas, etc.. A orientação tutorial (OT) disponibiliza apoio individual ou grupal. Na plataforma Moodle são disponibilizados os documentos organizadores das atividades letivas e referências bibliográficas.
A avaliação contínua baseia-se em dois elementos: teste (55% da classificação final) e trabalho de grupo, combinando atividades das aulas práticas laboratoriais e seu desenvolvimento fora das aulas (45%). No regime de avaliação por exame final, a avaliação consiste numa prova escrita composta por duas partes: uma primeira parte teórica, e uma segunda parte prática

Bibliografia

Booth, T, & Ainscow, M (2002). Index for inclusion: Developing learning and participation in schools. Bristol, UK: Centre for Studies on Inclusive Education.
Brown-Chidsey, R & Bickford, R (2016). Practical handbook of multi-tiered systems of support: Building academic and behavioral success in schools. New York, NY: Guilford.
Candeias, A. (Coord.) (2009). Educação inclusiva: concepções e práticas. Évora: CIEP, Universidade de Évora.
Correia, L. M. (2013). Inclusão e necessidades educativas especiais. Um guia para professores e educadores (2ª Ed.). Porto: Porto Ed.
Pereira, F. (Coord) (2018). Para uma Educação Inclusiva: Manual de Apoio à Prática. Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação.
Schalock, R. L., Brown, I., Brown, R., Cummins, R. A., Felce, D., Matikka, L., ... & Parmenter, T. (2002). Conceptualization, measurement, and application of quality of life for persons with intellectual disabilities: Report of an international panel of experts. Mental Retardation, 40

Equipa Docente (2023/2024 )