2024

Introdução às Terapias Expressivas

Nome: Introdução às Terapias Expressivas
Cód.: PSI12096L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A-Conhecer:
1- Bases da fundamentação das Terapias Expressivas (TE)
2- Papel da expressão e comunicação em diferentes contextos, em particular na relação terapêutica
3- Aspetos conceptuais e metodológicos das TE (Dançaterapia, Musicoterapia, Dramaterapia, Arte-terapia e TE Intermodal)
4- Desenvolvimento de processos e programas com recurso a mediadores artístico-expressivos como elemento terapêutico;
5- Técnicas básicas de TE a ser utilizadas por psicomotricistas em diferentes contextos;
6- E ser sensível a dimensões éticas e deontológicas destas práticas
B – Desenvolver competências de
1- Compreensão de relações entre corpo, emoções e processo criativo;
2- Sensibilidade ao uso destes mediadores como facilitadores da expressão emocional e relacionamento, compreendendo o seu impacto nas dinâmicas relacionais;
3- Reflexão e desenvolvimento pessoal a partir de vivências com estes mediadores;
4- Identificação de necessidades, escolha de metodologias e técnicas adequadas para diferentes p

Conteúdos Programáticos

1. Fundamentos Teóricos das Terapias Expressivas
1.1. Arte e Expressão
1.2. Aspetos históricos da Expressão e das Artes na Reeducação e na Terapia
1.3. Correntes de influência nas Terapias Expressivas
2. Corpo, Intersubjetividade e Processo Simbólico -Imaginação e criatividade
3. Expressão e Comunicação na Relação Terapêutica
4. Princípios e Práticas das Terapias Expressivas
4.1. Modelos Teóricos e de Práticas
4.2. Potencialidades de Intervenção
5. Aspetos conceptuais e metodológicos
5.1. Dançaterapia
5.2. Musicoterapia
5.3. Dramaterapia
5.4. Arte-terapia
5.5. Terapia Expressiva Intermodal
6. Terapias Expressivas e Prática Psicomotora
7. Ateliers de Expressão

Métodos de Ensino

Componente teórica – pretende aprofundar quadros teóricos e desenvolver competências pessoais, recorrendo a trabalho em grupos após exposição de temas com recurso a materiais audio-visuais.
Componente Teórico-Prática - pretende aprofundar o desenvolvimento pessoal e competências de relacionamento, recorrendo ao trabalho em dinâmicas de grupo onde são vivenciadas técnicas de TE articuladas com conteúdos teóricos.
Orientação Tutorial- orienta o aluno no trabalho autónomo de pesquisa e de concretização das tarefas sujeitas a avaliação.
Avaliação contínua:
1. Trabalho teórico de grupo sobre tema no âmbito da disciplina (40%), que será apresentado à turma, numa dinâmica de grupo (10%); 2. diário individual com o registo das vivências dos ateliers de expressão (40%);3 Participação ativa nas aulas (10%)
Avaliação Exame:
1.Prova escrita sobre todos os conteúdos programáticos (60%); 2- Diário individual com registo das vivências dos ateliers de expressão (em alternativa um exame oral)(40%)

Bibliografia

Chaiklin,S. & Wengrower, H.(2009).The Art and Science of Dance Movement Therapy. Routledge.
Hinz,L. (2009).Expressive Therapies Continuum.Routledge.
Knill, P., Levine, E., Levine, S. (2005).Principles and Practice of Expressive Arts Therapy. Jessica Kingsley Pub.
Pearson,M. & Wilson,H. (2009).Using Expressive Arts to Work with Mind, Body and Emotions. Jessica Kingsley Pub.
Rubin,J. (2010). Introduction to Art Therapy. Routledge.
Santos, A.(2008). Mediações Arteducacionais. F.C.G.
Santos, G.(2019). Corpo,Presença e Expressão em Psicoterapia. Em C.Biscaia & D. Neto, D.(coord) A prática profissional da Psicoterapia (pp 423-437). O.P.P.
Santos,G.(2007).Dançoterapia Integrativa- metodologia de intervenção nos comportamentos agressivos (Unpublished Doctoral Dissertation). Universidade de Évora.
Wigram,T., Pedersen, I. & Bonde,L. (2002). A Comprehensive Guide to Music Therapy. Jessica Kingsley Pub.
Valente,L. & Fontana,D. (1994).Drama Therapist and Client.The Arts in Psychotherapy.21(1)3-10.

Equipa Docente (2023/2024 )