2024

Intervenção Precoce

Nome: Intervenção Precoce
Cód.: PSI11122L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Enquadrar a Intervenção Precoce no quadro geral do desenvolvimento psicológico e das situações de deficiência ou de elevado risco de perturbação do desenvolvimento. Compreender os diferentes contributos para a Intervenção Precoce no desenvolvimento
Infantil. Conhecer as orientações, leis, programas e serviços de Intervenção Precoce em Portugal e na Europa. Distinguir as diferenças entre os modelos de Intervenção Precoce. Saber como se organizam os processos de Intervenção Precoce nas suas diferentes etapas. Conhecer os principais instrumentos utilizados em programas de Intervenção Precoce.

Conteúdos Programáticos

1. Enquadramento
1.1 Definições e objetivos da Intervenção Precoce;
1.2 Níveis de Intervenção:Prevenção Pimária, secundária e terciária. Diagnósticos pré, peri e pós natal; níveis de diagnóstico.
1.3 Factores de risco; distúrbios e alterações do desenvolvimento.

2. Processo de Intervenção Precoce
2.1 Modelos de intervenção
2.2. Avaliação e planeamento da intervenção.
2.3. Intervenção: criança, família e comunidade

3. Equipas de Intervenção: modelos conceptuais, estruturas de suporte dos programas de Intervenção Precoce

Métodos de Ensino

Aulas teórico práticas que incluem exposição teórica, análise e discussão de casos, conhecimento de instrumentos de avaliação e intervenção em Intervenção Precoce.

Inclui duas formas de avaliação:
1) Contínua, que implica a frequência obrigatória das sessões presenciais, a realização de teste escrito (60%), a avaliação de trabalhos realizados e/ou apresentados nas aulas (40%); assiduidade e participação nas aulas;
2) avaliação por exame.

Bibliografia

- Franco, V. (2015). Introdução à Intervenção Precoce no desenvolvimento das crianças: com familia, na comunidade e em equipe. Évora: Ed. Aloendro.
- Carvalho, L., Almeida, I.C, Felgueiras, I. Leitão, S., Boavida, J....Franco, V. (2016) Práticas Recomendadas em Intervenção Precoce na Infância: Um Guia para profissionais. Coimbra: ANIP.
- Franco, V. e Apolónio, A. (2008). Avaliação do Impacto da Intervenção Precoce no Alentejo: criança, família e comunidade. Évora: ARSA. - McWilliam, P.J., Winton, P.J. e Crais, E.R. (2003). Estratégias Práticas para a Intervenção Precoce Centrada na Família. Porto: Porto Editora.
- Real Patronato de Prevención y de Atención a Personas com Minusvalia (2000). Libro blanco de la Atención Temprana. Ministério de Trabajo y Assuntos Sociales. Madrid.
- Serrano, A.M. (2007). Redes Sociais de Apoio e sua Relevância para a Intervenção Precoce. Porto: Porto Editora.
- Legislação vigente

Equipa Docente (2023/2024 )