Psicopatologia
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Conhecer os princípios básicos da psicopatologia como disciplina e o léxico usado nesta Área científica;
- Conhecer a terminologia semiológica em Psicopatologia;
- Conhecer e descrever as principias entidades nosológicas em Psicopatologia;
Competências práticas
- Refletir criticamente sobre as classificações psicopatológicas
- Reconhecer a importância dos fatores pessoais e da história de vida na compressão da doneia mental;
- Saber identificar os sintomas e o diagnóstico de um caso clínico
Conteúdos Programáticos
1- A Psicopatologia como disciplina
2- Classificação e diagnóstico em Psicopatologia
3- Semiologia psicopatológica
PARTE II - Nosologia: Entidades Diagnósticas em Psicopatologia
1- A Esquizofrenia e outras Perturbações Psicóticas
2- As Perturbações Depressivas e o suicídio
3- As Perturbações Bipolares
4- As Perturbações da Ansiedade
5- A Perturbação Obsessivo Compulsiva e Perturbações Relacionadas
6- As Perturbações Relacionadas com Trauma e Factores de Stress
7- As Perturbações de Sintomas Somáticos e perturbação factícia
8- A Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa
9- As Perturbações da Personalidade
10- Outras perturbações psicopatológicas
Métodos de Ensino
Ensino expositivo
Observação de vídeos e de vinhetas escritas sobre casos clínicos
Trabalhos de grupo de estudo de casos e posterior discussão sobre as entidades nosológicas em causa
Metodologias de Avaliação:
Testes escritos
Trabalhos práticos: estudo de caso e trabalho sobre uma entidade clínica
Avaliação:
A avaliação contínua é composta por duas componentes: prática (dois trabalhos práticos) e teórica (duas fichas de avaliação).
Trabalhos práticos:
Ponderação na nota final: 25% + 25%.
Testes de Avaliação:
Ponderação na nota final: 25% + 25%
A avaliação final é composta pelos seguintes elementos:
1- Exame escrito com uma ponderação de 50% na nota final,
2- Componente prática obrigatória:
2 Trabalhos práticos: 25% + 25% da nota final
Avaliação
A avaliação da cadeira será feita através do sistema de avaliação mista composto por duas componentes: prática (dois trabalhos práticos) e teórica (duas fichas de avaliação).
Trabalhos práticos:
Serão realizados dois trabalhos, um trabalho de cariz conceptual e um trabalho de cariz clínico. Os dois trabalhos serão realizados em grupo. O primeiro será preparado em casa, apresentado numa aula prática e entregue em data a definir pelo docente na aula de apresentação. O segundo será preparado em casa e entregue até à data da última aula teórica.
Quociente de Avaliação: 25% + 25%.
Fichas de Avaliação:
As fichas irão incluir questões relativas às aulas teóricas e às aulas práticas. Cada uma das fichas incidirá sobre uma parte do programa. Serão realizadas em datas a combinar com os alunos na aula de apresentação. Uma delas será realizada durante o semestre e a outra durante o período de exames.
Quociente de Avaliação: 25% + 25%
A nota mínima em cada uma dos 4 elementos de avaliação é de 8 valores.
A avaliação em época normal é composta pelos seguintes elementos:
1- Exame escrito sobre todos os temas leccionados nas aulas teóricas e práticas com a ponderação de 50% em data a definir com os alunos.
2- Componente prática obrigatória:
- Trabalho de cariz conceptual (o primeiro trabalho proposto no sistema de avaliação mista) com uma de ponderação de 25%. Pode ser realizado em grupo, e nesse caso deverá ser entregue na data definida no regime de avaliação mista, ou pode ser realizado individualmente e ser entregue na data do exame de época normal.
- Trabalho clínico (o segundo trabalho proposto no sistema de avaliação mista) com uma ponderação de 25%. Pode ser realizado em grupo, e nesse caso deverá ser entregue até à data proposta no regime de avaliação mista, ou pode ser realizado individualmente e ser entregue na data do exame de época normal.
No caso dos alunos não obterem aproveitamento na unidade curricular poderão realizar a avaliação em época de recurso. A avaliação de recurso é composta pelos seguintes elementos:
1- Exame escrito sobre todos os temas leccionados nas aulas teóricas e práticas com a ponderação de 50% em data a definir com os alunos.
2- 2- Componente prática obrigatória:
- Trabalho de cariz conceptual (o primeiro trabalho proposto no sistema de avaliação mista) com uma de ponderação de 25%. Pode ser realizado em grupo, e nesse caso deverá ser entregue na data definida no regime de avaliação mista, ou pode ser realizado individualmente e ser entregue na data do exame de recurso.
- Trabalho clínico (o segundo trabalho proposto no sistema de avaliação mista) com uma ponderação de 25%. Pode ser realizado em grupo, e nesse caso deverá ser entregue até à data proposta no regime de avaliação mista, ou pode ser realizado individualmente e ser entregue na data do exame de recurso.
A avaliação de época especial é composta pelos mesmos elementos da época de recurso em data a definir com os alunos.
Bibliografia
Carvalho Teixeira, J. (2010). Introdução à psicopatologia geral. Lisboa: ISPA
Campos, R. C. (2015). A Psicopatologia como disciplina: Texto didáctico. Universidade de Évora. Évora.
Campos, R. C. (2016). A Psicopatologia como disciplina II: Texto didáctico. Universidade de Évora. Évora.
Teles Correia, D. (Coord) (2013). Manual de Psicopatologia. Lisboa: Lidel.
Equipa Docente (2023/2024 )
- Maria João Serrano Carapeto [responsável]