2024

Recursos e Dinâmicas Vivenciais em Saúde Mental

Nome: Recursos e Dinâmicas Vivenciais em Saúde Mental
Cód.: ENF13935L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Recursos e Dinâmicas Vivenciais em Saúde Mental

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objectivos:
Conhecer as realidades e os recursos dos diferentes ambientes que apoiam os doentes mentais em Portugal.
Identificar os impactos do sofrimento existencial nas diferentes dinâmicas vivenciais.
Compreender o que são modos de vida disfuncionais e como reagir a eles.
Aprender formas de intervenção para apoiar os cuidadores dos doentes com doença mental.
Competências:
Demonstrar capacidades de análise critica sobre as vivências observadas, por via digital a correr em sala de aula;
Demonstrar capacidade para registar em texto o que pensou, sentiu e que intervenção sugeria, para apoiar as pessoas que visualizou.

Conteúdos Programáticos

Os recursos de apoio aos doentes mentais em Portugal
A inclusão social e as oficinas terapêuticas com utilidade/inutilidade
Os direitos das pessoas com doença mental
Os ambientes hospitalares fechados e abertos: vantagens e desvantagens
O estigma e medo
Os impactos das dinâmicas vivenciais das pessoas com doença mental:
- No próprio doente;
- na família;
- nos irmãos;
- na vida de casal;
- nos cuidadores;
- no ambiente urbano;
- no ambiente laboral;
- na sociedade em geral;
- nas doenças associadas;
Comunicação terapêutica e técnicas de ajuda

Métodos de Ensino

Em consonância com os objectivos são usadas técnicas informativas e expositivas enquadradas no domínio técnico-científico e estratégias interactivas conducentes à participação e reflexão dos estudantes. Além da exposição oral efectuada pelo professor são utilizados slides, filmes e discussão de casos clínicos simulados.
São também incentivados a efectuarem pesquisa bibliográfica e com recurso a bases de dados, em particular da EBSCO para a análise de situações clínicas trabalhadas nas aulas práticas
Avaliação:
De acordo com o Regulamento Escolar Interno, os estudantes podem optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de exame. Pretende-se que seja privilegiada a avaliação contínua. A avaliação contínua consta de uma frequência escrita, abrangendo a totalidade da matéria leccionada e tendo uma ponderação de 100% da nota final.
A avaliação por exame compreenderá uma prova escrita, abrangendo a totalidade da matéria leccionada e tendo uma ponderação de 100% da nota final.

Bibliografia

Ely, G. Z., Terra, M. G., Silva, A. A. da, Freitas, F. F. de, Leite, M. T. & Brum, B. de N. (2017). PERCEPÇÕES DO SER HUMANO INTERNADO EM UNIDADE PSIQUIÁTRICA SOBRE O VIVER COM DOENÇA MENTAL. Texto & Contexto - Enfermagem, 26(3). https://doi.org/10.1590/0104-07072017000280016

Lee, Y. Y., Liu, V. & Verma, S. (2021). What is life after psychosis like? Stories of three individuals diagnosed with schizophrenia. Journal of Psychiatric and Mental Health Nursing, 28(2), 278–284. https://doi.org/10.1111/jpm.12661

Portugal. (2023). Lei de Saúde Mental, Lei n.º 35/2023, de 21 de julho.

Ramos, Ana Carolina, Sandra Leal Calais, and Marina Cristina Zotesso. (2019). Convivência do familiar cuidador junto a pessoa com transtorno mental. Contextos Clínicos 12.1: 282-302.

Menezes Neto, J. B. de, Silva, E. de S. M. e, Figueira, G. M. & Souza, J. C. (2021). O estigma da doença mental entre estudantes e profissionais de saúde. Research, Society and Development, 10(3

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