2024

Reabilitação Funcional

Nome: Reabilitação Funcional
Cód.: ENF13907L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Fundamentos teóricos e práticos da reabilitação funcional.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

OBJETIVOS:
-Perceber a intervenção psicomotora com base no modelo da Classificação Internacional da Funcionalidade;
-Conhecer as metodologias de avaliação da funcionalidade;
-Compreender a problemática do aumento do número de anos de vida, associado às principais alterações neurológicas e respiratórias;
-Entender os princípios do processo de intervenção psicomotora aplicada às pessoas com 65 e mais anos de idade, ao nível do processo de desenvolvimento funcional;
-Conhecer as respostas comunitárias destinadas a pessoas com alteração da funcionalidade;
COMPETÊNCIAS:
-Analisa fatores intervenientes no processo de reabilitação de pessoas com comorbilidades;
-Avalia a funcionalidade com base na Classificação Internacional da Funcionalidade;
-Carateriza a intervenção psicomotora em situações específicas e preventivas das limitações da autonomia e de melhoria das capacidades;
-Demonstra conhecimentos na mobilização de pessoas, posicionamentos e na utilização dos meios auxiliares de marcha

Conteúdos Programáticos

Fundamentos de Reabilitação Funcional.
Recursos comunitários de apoio às pessoas com défice de funcionalidade: Rede Nacional de Cuidados Continuados; Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas; Centros de Dia; Serviços de apoio domiciliário.
Princípios da Classificação Internacional da Funcionalidade e estratégias de estimulação do autocuidado.
Intervenções promotoras de autocuidado: princípios orientadores para uma correta mecânica corporal; Noções de Mobilização Articular; Posicionamentos; Mobilidade no leito.
Treino da Marcha, complicações, meios auxiliares de marcha, canadianas, bengalas, cadeiras de rodas.
Intervenções relativas à ventilação, exercícios e dissociação dos tempos respiratórios.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino procuram dar orientação aos temas designados. Haverá espaços de reflexão individual e grupal, no âmbito de cada módulo temático, recorrendo à utilização de técnicas de trabalho de grupo, leitura orientada, sendo sempre obrigatório a pesquisa das temáticas em bases de dados para integrarem a mais recente evidência científica, na aprendizagem.
Como a unidade curricular tem uma componente de prática laboratorial, o ensino terá momentos de demonstração das técnicas e treino das mesmas, durante as aulas e também os alunos são incentivados a reforçar o treino em laboratório com o apoio dos docentes.
O regime de avaliação contínua envolve a avaliação prática das técnicas abordadas (tendo de ser igual ou superior a 10 valores; com uma ponderação de 50% da nota final) e a avaliação teórica (correspondente a 50%) que pode resultar de um teste ou um trabalho de grupo (superior a 10 valores).
A avaliação por exame envolve um teste teórico (50%) e prático (50%).

Bibliografia

Goes, M., Lopes, M. J., Oliveira, H., Fonseca, C., & Marôco, J. (2020). A nursing care intervention model for elderly people to ascertain general profiles of functionality and self care needs. Scientific Reports, 10(1), 1-11. https://doi.org/10.1038/s41598-020-58596-1
Porto Gautério, D., Zortea, B., Costa Santos, S. S., da Silva Tarouco, B., Lopes, M. J., & Fonseca, C. J. (2015). Risk factors for new accidental falls in elderly patients at traumatology ambulatory center. Investigacion & Educacion En Enfermeria, 33(1), 35-43. https://doi.org/10.17533/udea.iee.v33n1a05
Caldeira, A., Barroso, C., Carapinha, J., Nogueira, L., Gameiro, M., Matias, S., & da Fonseca, C. J. V. (2020) Psychomotricity in elderly people with hearing impairment. In: García-Alonso J., Fonseca C. (eds) Gerontechnology. IWoG 2019. Communications in Computer and Information Science, vol 1185. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-41494-8_23.

Equipa Docente (2023/2024 )