2024

Fundamentos da Psicomotricidade I

Nome: Fundamentos da Psicomotricidade I
Cód.: DES13934L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Fundamentos da práxis psicomotora.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Conhecer o corpo conceptual e epistemológico em que se fundamenta a psicomotricidade
2. Identificar as diferenças inerentes a uma perspetiva de âmbito cognitivo e de âmbito afetivo da psicomotricidade
3. Conhecer a realidade profissional do psicomotricista
4. Conhecer o sistema psicomotor humano, segundo o modelo de Vítor da Fonseca.
5. Promover as capacidades gnosicopraxicas e a
expressão corporal
6. Experimentar e consciencializar processos de criação de movimento a partir de estímulos diversos
7. Desbloquear inibições psicocorporais
8. Conhece a estrutura de trabalhos académicos, de acordo com as normas da APA
9. Conhece bases de dados para a pesquisa de fontes de informação.

Competências:
1. Domínio teórico da práxis psicomotora
2. Domínio dos fatores psicomotores
3. Gestão de pontos de convergência e de conflitos
4. Registo das vivências práticas e sua análise crítica
5. Pesquisa em bases de dados
6. Referenciação de fontes de informação
7. Elaboração de estados de arte

Conteúdos Programáticos

1. Fundamentos teóricos da psicomotricidade
1.1. Conceito e objeto da psicomotricidade
1.2. Antecedentes históricos
1.3. Fundamentos neurológicos e psicológicos da psicomotricidade.

2. Sistema psicomotor humano
2.1. Funções do cérebro humano, segundo Lúria.
2.2. Fatores psicomotores, segundo Vítor da Fonseca
2.3. O perfil psicomotor

3. Vivências corporais
3.1. O corpo em movimento: tonicidade, equilibração, lateralização, noção do corpo, estruturação espaço-temporal, praxias, qualidade movimento e as dinâmicas da relação com o(s) outro(s) e objetos.
3.2. Frases de movimento: corpo como instrumento de trabalho
3.3. Danças de canções infantis, tradicionais internacionais e nacionais.

4. Trabalhos académicos em psicomotricidade
4.1. Estruturas de trabalhos académicos
4.2. Pesquisa bibliográfica
4.3. Normas APA para a realização dos trabalhos académicos
4.4. Estados de arte

Métodos de Ensino

As aulas T e TP são plenárias onde se transmite os conhecimentos científicos e se incentiva a atitude critica dos alunos. Será privilegiada a metodologia ativa de aprendizagem, para que o aluno desenvolva competências no saber teórico, no saber fazer e no saber ser, essenciais para o exercício da profissão. Para tal, será utilizado método por questionamento, realizados trabalhos de grupo, promovendo autonomia, crítica construtiva, partilha, entre outras, com recurso às novas tecnologias como o moodle.
A avaliação contínua engloba os seguintes momentos de avaliação:
1.Avaliação teórica inclui uma frequência (70%)
2. Avaliação P engloba a redação de um diário de bordo, a assiduidade e as vivências corporais (20%).
3. Avaliação TP inclui a redação de um estado da arte (10%).
A avaliação final consiste na realização de um exame escrito e de uma prova prática (30%.

Bibliografia

Fernandes, J. e Gutierres Filho, P. (2012) Psicomotricidade: abordagens emergentes. Manole.
Fernandes, J. e Gutierres Filho, P. (2015). Atualidades da prática psicomotora. Rio de Janeiro:Wak.
Fernandes, J., Gutierres, Filho P., & Rezende, A. (2018). Psicomotricidade, jogo e corpo-em-relação: contribuições para a intervenção. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. 26(3), 702-709.
Fonseca, V. (1998) Psicomotricidade: filogénese, ontogénese e retrogénese. Artmed.
Fonseca, V. (2007) Manual de observação psicomotora. Âncora.
Potel, C. (2008) Psychomotricité: entre théorie et pratique. In Press.
Thomas, J., Nelson, J., Silverman, S. (2005). Research methods in physical activity - fifth edition. Champaign: Human Kinetics.
Vachez-Gatecel, A., & Valentin-Lefranc, A. (2019). Le grand livre des pratiques psychomotrices. Paris: Dunod.

Equipa Docente (2023/2024 )