2024

Psicologia e Corporeidade

Nome: Psicologia e Corporeidade
Cód.: PSI11115L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A-Conhecer:
1- Fundamentação teórica que contribui para a compreensão do conceito de Corporeidade
2- Papel do Corpo na estruturação do psiquismo e construção da identidade
3- Aspetos da linguagem corporal e comunicação não-verbal
4- E identificar na linguagem expressiva do Corpo, sinais e significâncias que facilitem melhor compreensão e adaptação da intervenção em reabilitação psicomotora;
5- Contributo dos aspetos socio-emocionais na construção da Imagem do Corpo
6- E compreender o papel do Corpo em algumas dimensões do adoecer
7- O lugar do Corpo em algumas abordagens terapêuticas
B – Desenvolver competências de:
1- Reflexão sobre a própria dinâmica corporal e dimensões emocionais associadas;
2- Reconhecimento no outro de aspetos da linguagem corporal e comunicação não verbal
3- Expressão e reconhecimento de canais de comunicação
4- Reflexão e desenvolvimento pessoal sobre tópicos do programa a partir de vivências corporais em dinâmicas de grupo

Conteúdos Programáticos

1- Introdução: Um olhar sobre o Corpo
1.1. Perspetiva histórica e (multi)cultural
1.2. O Corpo na Psicologia
2- Corporeidade
2.1. Corpo próprio e corpo vivido
2.2. A experiência fenomenológica do corpo em movimento
2.3. Corpo e Identidade
3 – O Corpo Simbólico e Significante
3.1. Corpo e Emoção
3.2. Corpo e Relação
3.3. Corpo e Expressão
3.4. Imagem do Corpo
4 – Linguagem do Corpo e Comunicação não-verbal
4.1. Características da linguagem corporal
4.2. Dinâmica e parâmetros da comunicação não-verbal
4.3. Canais de Comunicação
5 – Corporeidade e adoecimento
6 - Corpo e Processos Terapêuticos
6.1. O Corpo na terapia e a terapia do Corpo
6.2. Intervenções de mediação corporal

Métodos de Ensino

*Componente teórica – pretende aprofundar quadros teóricos e desenvolver competências pessoais, privilegiando o debate e trabalho em pequenos grupos após exposição de temas com recurso a materiais audio-visuais.
*Componente Prática - pretende o aprofundamento do desenvolvimento pessoal dos alunos, de competências de escuta do seu próprio corpo e de relacionamento interindividual, recorrendo a um trabalho vivencial em dinâmicas de grupo articuladas com os conteúdos teóricos.
*Orientação Tutorial- orienta o aluno no seu trabalho autónomo e de concretização das tarefas sujeitas a avaliação.
Regime de avaliação contínua:
-Prova escrita(30%)
-Realização de um trabalho escrito de grupo sobre um tema no âmbito da disciplina- 30%
- Portfólio individual das aulas práticas(30%)
- Participação nas aulas e grupos de debate(10%)
Regime de Exame
-Prova escrita de exame cujos conteúdos incidirão sobre todos os conteúdos(60%)
- Portfólio individual das aulas práticas ou exame ora

Bibliografia

Anzieu, D. (2000) O Eu-pele. Casa do Psicólogo.
Barrat, B. (2010.) The Emergence of Somatic Psychology and Bodymind Therapy. Palgrave Mcmillan.
Beattie,G. (2004). Visible thought – The new Psychology of body language. Routledge.
Cash,T & Smolak, L. (2011). Body Image. Guilford.
Damásio, M. (2013). O Sentimento de Si. Ed. Temas e Debates.
Fernandes, J.(2012). Abordagem emergente em Psicomotricidade. Em J. Fernandes & P. Gutierrez (org.) Psicomotricidade.(pp 1-12) Ed. Manole.
Fonseca, V. (1989). Desenvolvimento Humano. Ed. Noticias.
MacLachlan,M. (2004).Embodiment Clinical, critical and cultural perspectives on health and illness. McGraw Hill.
Merleau-Ponty,M. (2005). Phenomenology of Perception. Routledge. (original work published 1945)
Santos,G. (2015). Corpo e Relação. Em J. Fernandes & P. Gutierrez (org.) Atualidades da Prática Psicomotora.(pp 53-66). Ed. Manole.

Equipa Docente (2023/2024 )