2024

Neuropsicologia

Nome: Neuropsicologia
Cód.: PSI11102L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A Neuropsicologia aborda relação entre cérebro e comportamento humano a partir do estudo da estrutura e organização do cérebro humano e das bases neurológicas de processos cognitivos básicos e emocionais. Aborda os principais conceitos, nomenclatura, métodos e técnicas de investigação em Neuropsicologia.

Resultados de Aprendizagem:
1. Reconhece a importância do estudo das bases neurológicas do comportamento
2. Descreve a anatomia e estrutura funcional do cérebro
3. Descreve os métodos e técnicas de investigação e de recolha de dados clínicos utilizados em Neuropsicologia

Conteúdos Programáticos

1. Neuropsicologia: história, âmbito e pressupostos

2. Introdução ao estudo do cérebro normal
1. Estrutura e funcionamento do neurónio
2. Anatomia e organização funcional do cérebro

3. Métodos e técnicas em Neuropsicologia
1. Dissociações, associações, estudos de caso e de grupos
2. Registos eléctrico-fisiológicos (Electroencefalografia, EEG e Potenciais Evocados Relacionados, ERPs)
3. Imagiologia estrutural e funcional do cérebro cerebral (Tomografia por emissão de positrões, PET; Ressonância magnética funcional, fMRI)
4. Inibição da função: Estimulação Magnética Transcraniana (EMT);
5. A integração dos dados fisiológicos e psicológicos: da imagem à teoria cognitiva

4. Neuropsicologia das funções cognitivas e emocionais
1. Neuropsicologia da atenção e das funções executivas
2. Neuropsicologia do reconhecimento de objectos e do espaço
3. Neuropsicologia da memória
4. Neuropsicologia da linguagem
5. Neuropsicologia da emoção

5. Lesão cerebral e doenças neurológicas

Métodos de Ensino

As aulas TP incluem técnicas de ensino expositivas combinadas com o estudo de casos clínicos e de evidências experimentais.
Encoraja-se a leitura de bibliografia/materiais para se esclarecerem conceitos e procedimentos.

Avaliação contínua
Trabalho de grupo (40%): trabalho escrito em formato de poster e respectiva apresentação oral OU participação num estudo experimental e redação de um relatório experimental
Teste escrito (60%).
Nos dois momentos de avaliação a classificação não pode ser inferior a 7,5 e a média das classificações tem de ser igual ou superior a 10.

Avaliação Final
Exame final (100%)

Em ambos os regimes de avaliação é obrigatória a presença em 75% das aulas, sem prejuízo do disposto no RAUÉ sobre regimes especiais de frequência.

Bibliografia

Bear, M. F., Connors, B. W., Paradiso, M. A. (2017). Neurociência: Desvendando o Sistema Nervoso 4.a Ed, Trad. Artmed Ed, S. Paulo.
Gazzaniga, M.S.; Ivry, R.B., & Mangun, G.R. (2018). Cognitive Neuroscience: The biology of the mind (5th ed.). New York: W.W. Norton & Company.
Kolb,B. & Whishaw,I.Q. (2009). Fundamentals of human neuropsychology. W. H. Freeman.
Lezak, M. D., Howieson, D. B., Bigler, E. D., & Tranel, D. (2012). Neuropsychological Assessment (5th ed.). New York, NY: Oxford University Press.
Ward,J. (2015). The student's guide to cognitive neuroscience (3rd ed.). Psychology Press.

Equipa Docente (2023/2024 )