2023

Prática Psicomotora Supervisionada II

Nome: Prática Psicomotora Supervisionada II
Cód.: DES12098L
30 ECTS
Duração: 15 semanas/780 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta UC integra o estágio curricular de reabilitação psicomotora e decorre numa instituição de acolhimento no campo de atuação de educação e/ou reeducação, ou de reabilitação e/ou terapia psicomotora.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

AO NÍVEL DOS CONHECIMENTOS PRETENDE-SE QUE OS ALUNOS:
Aprofundem o conhecimento sobre a população alvo e as suas patologias;
Aprofundem o conhecimento sobre a especificidade da intervenção psicomotora nos campos da educação e/ou reeducação, da reabilitação e/ou terapia psicomotora.
AO NÍVEL DAS COMPETÊNCIAS PRETENDE-SE QUE OS ALUNOS:
Dominem a observação e a avaliação psicomotora;
Elaborem relatórios de observação e/ou avaliação psicomotora, projetos terapêuticos (fundamentando teoricamente as opções de avaliação e de práticas terapêuticas) e o planeamento de sessões de intervenção psicomotora;
Dominem as técnicas de intervenção psicomotora nos campos da educação e/ou reeducação, da reabilitação e/ou terapia psicomotora;
Apliquem e avaliem programas de intervenção psicomotora;
Participem na vida institucional
Adquiram competências de trabalho em equipa multidisciplinar;
Apliquem os princípios éticos e deontológicos associados ao exercício da profissão de psicomotricista.

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos serão abordados diferenciadamente consoante o tipo de instituição de estágio, o âmbito de atuação e a população alvo.
São idênticos os seguintes conteúdos:
População e patologias típicas nos campos de atuação: educação e/ou reeducação, da reabilitação e/ou terapia psicomotora
Planeamento e implementação da avaliação psicomotora considerando a especificidade do/s utente/s e da instituição;
Elaboração do projeto terapêutico baseado nas evidências científica;
Elaboração do projeto terapêutico considerando a especificidade do campo de atuação,
Operacionalização e implementação do projeto terapêutico e adequação à especificidade do/s utente/s e da instituição;
Adequação das técnicas de intervenção psicomotora às especificidades do/s utente/s e da instituição;
Avaliação da adequabilidade do projeto terapêutico;
O psicomotricista em equipa multidisciplinar;
A importância da ligação à comunidade;
Princípios éticos e deontológicos do psicomotricista.

Métodos de Ensino

Cada aluno será agrupado na especialidade do estágio: intervenção precoce, educativa, ou reeducativa, clínica e gerontomotricidade. O ensino inclui atividades de estágio (mínimo 16 h) desenvolvidas na instituição de estágio que compreendem o desenvolvimento de práticas psicomotoras orientadas por um psicomotricista e aulas teórico-práticas (com o grupo de especialidade e com a turma), privilegiando a troca de experiências, a orientação e a supervisão dos conhecimentos e competências.
A avaliação integra duas componentes que implicam classificação positiva (mínimo 10 valores) e 75% de presenças. A componente I (20%) incluiu a elaboração de um projeto terapêutico para um estudo de caso (escrito, apresentado e discutido). A componente II (80%) inclui a prestação do aluno como estagiário considerando o seu trabalho efetuado para e na instituição (20%) de acolhimento e o respetivo relatório (60%). Sendo uma UC de estágio, a avaliação em regime de exame apenas é possível para a componente I.

Bibliografia

De acordo com as necessidades de cada estágio.
Sendo comum:
American Psychiatric Association (2006). DSM‐IV‐TR: manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais. Lisboa: Climepsi. Disponível na Biblioteca da UE; Cota: CPF 159.9 D APA m ; ESESJD 616.89 AME DSM
Fernandes, J. & Gutierres, P. F. (2012). Psicomotricidade: abordagens emergentes. São Paulo: Manole Editores. Disponível na Biblioteca da EU
Fernandes, J. & Gutierres, P. F. (2015). Psicomotricidade: atualidades da prática psicomotora. Rio de Janeiro: Wak. Disponível na Biblioteca da EU
Fonseca, V. (2010). Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos factores psicomotores. Lisboa: Âncora. Disponível na Biblioteca da UE; cota: VERNEY 159.943 FON m
Giromini, F., Albaret, J.‐M., Scialom, P. (2015). Manuel d’enseignement de psychomotricité – Concepts fondamentaux. Paris: De Boeack‐Solal. Disponível na Biblioteca da EU
Será favorecida a consulta de artigos científicos da área de conhecimento.