2024

Química Orgânica Geral

Nome: Química Orgânica Geral
Cód.: QUI12344L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta UC visa adquirir um conhecimento dos conceitos fundamentais em química orgânica e contextualizar a importância na vida animal, dentro dos objetivos gerais de um desenvolvimento sustentável.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Proporcionar aos alunos uma visão dos conceitos fundamentais e da metodologia de base em Química
Orgânica, com particular enfoque na área da Ciência e Tecnologia Animal. A unidade curricular permitirá a
aquisição das seguintes competências: a) conhecimentos da estrutura, nomenclatura e propriedades
físicas e químicas das diferentes classes de compostos orgânicos, incluindo biomoléculas; b) reconhecer
a importância da Química Orgânica na área da Ciência e Tecnologia Animal; c) pesquisar, compilar
informação relevante e apresentar oralmente ou por escrito trabalhos realizados no âmbito dos conteúdos
programáticos; d) resolver problemas; e) conhecimentos básicos de técnicas de síntese, separação,
isolamento e identificação de compostos orgânicos; f) Interpretar os resultados obtidos
experimentalmente em termos do seu significado e relacioná-los com a teoria; g) trabalhar individualmente
e em grupo.

Conteúdos Programáticos

Objecto de estudo da química orgânica e enquadramento da sua importância na sociedade. Fundamentos
de estrutura, ligação química e propriedades de compostos orgânicos. Famílias de compostos orgânicos,
nomenclatura e representação estrutural. Fundamentos de estereoquímica. Propriedades físicas e
químicas gerais de famílias de compostos orgânicos. Exemplos de reacções orgânicas. Polímeros
sintéticos e biomoléculas. Técnicas de síntese, separação e análise de compostos orgânicos. Segurança,
toxicidade e eliminação de resíduos orgânicos.

Métodos de Ensino

O ensino assenta em aulas teóricas (T), aulas teórico-práticas (TP) e práticas laboratoriais (PL). Nas aulas
teóricas são apresentados os conceitos sobre os conteúdos da disciplina seguindo uma metodologia de
exposição interactiva. Nas aulas TP os alunos integram e aplicam conhecimentos através da resolução de
problemas, recolha de informação, análise, discussão e apresentação de um tema seleccionado no âmbito
do programa. Nas aulas PL será aplicada a matéria leccionada a situações práticas concretas. A
componente TP e PL é alvo de avaliação contínua e têm em conta o desempenho na resolução de
problemas, o rigor e clareza empregues na elaboração e apresentação do trabalho proposto e desempenho
alcançados pelos alunos na execução de trabalho experimental e na elaboração dos respectivos relatórios.
A avaliação global será realizada através de duas provas de frequência ou através de um exame escrito
consistindo na componente teórica (60%) a somar à componente de avaliação contínua (40%).

Bibliografia

J. McMurry, Organic Chemistry, 8nd Ed., Brooks/Cole, 2012
G. Solomons, C. Fryhle, Scott A. Snyder, Organic Chemistry-International Student Version, 11nd Ed., John
Wiley & Sons, 2014
G. Marc Loudon, Organic Chemistry. 5th Ed., Oxford University Press, 2009
Guia IUPAC para a Nomenclatura de Compostos Orgânicos, LIDEL, 2010
Henri A Favre, Warren H Powell, Nomenclature of Organic Chemistry: IUPAC Recommendations and
Preferred Names 2013, Royal Society of Chemistry, 2013
John C. Gilbert, Stephen F. Martin, Experimental Organic Chemistry: A Miniscale and Microscale Approach,
5th Ed., Brooks/ Cole Laboratory Series for Organic Chemistry, 2010
Jerry R. Mohrig, Christina Noring Hammond, Paul F. Schatz, Techniques in Organic Chemistry: Miniscale,
Standard Taper Microscale, and Williamson Microscale. 3th Ed, W. H. Freeman, 2010