2025

História de Portugal II

Nome: História de Portugal II
Cód.: HIS14765L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O programa de História de Portugal tem como principal propósito providenciar aos alunos uma visão abrangente, diacrónica e complementar da história nacional em torno de grandes temáticas da história económica e social, politica e cultural com abordagens de sensibilização a diferentes tipologias de património cultural.
Conhecimentos
-Conhecer as dinâmicas políticas e os fundamentos da organização socio-económica da História de Portugal.
-Conhecer os principais fenómenos culturais e os seus impactos sociais.
-Sensibilizar para os debates historiográficos sobre os temas em estudo.
-Compreender e usar corretamente os conceitos apropriados.
Aptidões
-Desenvolver o pensamento histórico, tendo em conta a análise das conjunturas e das mudanças
-Dominar o vocabulário conceptual utilizado nas diversas áreas temáticas.
-Conhecer as noções básicas relativas às recentes problemáticas historiográficas.
Competências
-Autonomia na produção do conhecimento.
-Produção escrita e expressão oral.

Conteúdos Programáticos

1. Portugal Contemporâneo: Reforma das Luzes-séc.XVIII
2. Portugal e as invasões francesas; Revolução Liberal de 1820
3. Tempo de afirmação:Liberalismo Constitucional e Romantismo
4. A Regeneração 1851– o Progresso em Portugal. Vias políticas, económicas e culturais do desenvolvimento
5. Império colonial em África e na Ásia – ocupação do território; visão do pensamento republicano na monarquia constitucional
6. A I República Portuguesa: 1910-1926. Participação de Portugal na I Grande Guerra 1914-18. Impacto das comemorações dos Centenários
7. Estado Novo em Portugal. Centenários e pós II Grande Guerra e o fascismo português. Guerra Colonial (1961-1974)
6. Revolução dos Cravos 25 Abril 1974. Novos caminhos de Portugal na história global
7. Portugal na Comunidade Europeia – 1986: fechar os objetivos dos 3D’s democracia, descolonização, desenvolvimento.
8. História de Portugal e o significado das Comemorações dos 50 anos do 25 Abril para a políticas públicas de Património Cultural.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino são diversificadas, combinando a exposição oral realizada pelo professor, com o desenvolvimento das capacidades dos alunos para a construção de pensamento crítico sobre os conteúdos programáticos, autonomia no processo de ensino-aprendizagem e de autoavaliação. Valorizam uma aprendizagem participativa que investe na intervenção e debate em sala de aula e na demonstração da capacidade de organização, sistematização e análise da informação.
A plataforma moodle será usada para o desenvolvimento das atividades letivas e para a execução das tarefas propostas aos estudantes.

Avaliação

Avaliação contínua (pode haver modelos alternativos equivalentes):
- Frequência no final do semestre, com toda a matéria da disciplina (55%).
- Apresentação de três trabalhos escritos (1300 a 1500 palavras) (30%).
- Apresentação oral de um tópico do programa (15%).
Avaliação Final:
Exame (100%)

Bibliografia

CARDOSO, José Luís (2019). A Revolução Liberal de 1820, Lisboa:Ed. CTT.
COSTA, L. Freire; LAINS, P.; MIRANDA, S. M. (2011). História Económica de Portugal:1143-2010, Lisboa: Esfera dos Livros.
ROLLO, Maria Fernanda (coord.) (2015). DICIONÁRIO DA I RÉPUBLICA E DO REPUBLICANISMO, Lisboa: Ed. Assembleia da República, 3 vols.
PINTO, António Costa C. e MONTEIRO, Nuno Gonçalo (coord.), (2013-2015). História Contemporânea de Portugal: 1808-2010, Lisboa / Madrid: Fundación Mapfre / Editora Objectiva / Penguin Random House.
RAMOS, Rui (coord.) (2010), História de Portugal, Lisboa: A Esfera dos Livros.
ROLLO, Maria Fernanda, ROSAS, Fernando (2021), História da Primeira República Portuguesa, Lisboa: Tinta da China.
ROSAS, Fernando (2018, 2ª ed.) Salazar e o poder. A arte de saber durar, Lisboa: Ed. Tinta da China.