2025
Introdução ao Património Cultural
Nome: Introdução ao Património Cultural
Cód.: HIS14606L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
História
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
A UC é lecionada ao primeiro ano da Licenciatura e tem um carácter introdutóriao. Por isso, pretende-se que proporcione aos estudantes uma visão global sobre os principais conceitos e sobre as problemáticas relativas ao Património Cultural, numa perspectiva de desconstrução das noções de senso comum
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos de aprendizagem:
-Identificar as relevâncias e conhecer os critérios e procedimentos de atribuição de valor no âmbito do Património Cultural (PC).
- Identificar as principais instituições e enquadramento legal do Património Cultural a nível nacional e internacional
- Conhecer de diferentes estratégias de preservação e valorização do Património Cultural
- Reconhecer das ligações entre Património Cultural, memória e identidade.
- Reconhecer a importância do Património Cultural nas sociedades contemporâneas.
Competências intelectuais e profissionais:
- Desenvolvimento de competências cognitivas de pensamento crítico, de análise e de síntese, aplicadas ao PC, nomeadamente através de estudos de caso relacionados com o objeto da UC.
- Identificação genérica das teorias e dos modelos de análise que suportam os conhecimentos no campo do PC.
- Capacidade de comunicar, de uma forma clara, coerente e integrada, no âmbito de equipas multidisciplinares.
-Identificar as relevâncias e conhecer os critérios e procedimentos de atribuição de valor no âmbito do Património Cultural (PC).
- Identificar as principais instituições e enquadramento legal do Património Cultural a nível nacional e internacional
- Conhecer de diferentes estratégias de preservação e valorização do Património Cultural
- Reconhecer das ligações entre Património Cultural, memória e identidade.
- Reconhecer a importância do Património Cultural nas sociedades contemporâneas.
Competências intelectuais e profissionais:
- Desenvolvimento de competências cognitivas de pensamento crítico, de análise e de síntese, aplicadas ao PC, nomeadamente através de estudos de caso relacionados com o objeto da UC.
- Identificação genérica das teorias e dos modelos de análise que suportam os conhecimentos no campo do PC.
- Capacidade de comunicar, de uma forma clara, coerente e integrada, no âmbito de equipas multidisciplinares.
Conteúdos Programáticos
- Do Monumento ao Património Cultural: génese, conceitos e políticas memoriais, nos planos nacional e internacional.
- O Património Cultural: atores, instituições e quadro legal, nos planos nacional e internacional.
- O Património como construção social. Categorias e tipologias patrimoniais um campo em permanente atualização.
- Dinâmicas de atribuição e reconhecimento de valor: processos "top-down" e "bottom-up".
- O Património Cultural e as comunidades - dinâmicas de participação e empoderamento das populações.
- Estratégias de valorização e promoção do Património Cultural.
- A vida do Património Cultural: apropriações, reutilizações, renovações, ruínas e destruição criativa.
- O Património Cultural enquanto recurso para a sustentabilidade dos territórios e das comunidades.
- O Património Cultural: atores, instituições e quadro legal, nos planos nacional e internacional.
- O Património como construção social. Categorias e tipologias patrimoniais um campo em permanente atualização.
- Dinâmicas de atribuição e reconhecimento de valor: processos "top-down" e "bottom-up".
- O Património Cultural e as comunidades - dinâmicas de participação e empoderamento das populações.
- Estratégias de valorização e promoção do Património Cultural.
- A vida do Património Cultural: apropriações, reutilizações, renovações, ruínas e destruição criativa.
- O Património Cultural enquanto recurso para a sustentabilidade dos territórios e das comunidades.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas na sala de aula, comentários de textos, análise de casos concretos e visitas de estudo.
A avaliação pode ser realizada no sistema de avaliação contínua e no sistema de exame. Na avaliação contínua será realizado um trabalho com apresentação oral discussão desse mesmo trabalho e uma frequência.
A. Regime de frequência:
- Realização de um trabalho prático definido entre o aluno e o docente e apresentação e discussão do trabalho apresentado. (50%) +Frequência (50%)
OU
- Realização de dois trabalhos práticos definidos entre o aluno e o docente e apresentação e discussão dos mesmos (50% +50%).
B. Regime de exame:
Prova de avaliação escrita sobre a matéria lecionada (100%). Se e quando o docente o considera oportuno a prova escrita de exame pode ser acompanha de prova oral (100%). Nesse caso, o resultado do regime de exame será: (100%+100%)/2.
A avaliação pode ser realizada no sistema de avaliação contínua e no sistema de exame. Na avaliação contínua será realizado um trabalho com apresentação oral discussão desse mesmo trabalho e uma frequência.
A. Regime de frequência:
- Realização de um trabalho prático definido entre o aluno e o docente e apresentação e discussão do trabalho apresentado. (50%) +Frequência (50%)
OU
- Realização de dois trabalhos práticos definidos entre o aluno e o docente e apresentação e discussão dos mesmos (50% +50%).
B. Regime de exame:
Prova de avaliação escrita sobre a matéria lecionada (100%). Se e quando o docente o considera oportuno a prova escrita de exame pode ser acompanha de prova oral (100%). Nesse caso, o resultado do regime de exame será: (100%+100%)/2.
Bibliografia
Adell, N. et al. (dir.) (2015). Between Imagined Communities of Practice: Participation, Territory and the Making of Heritage. Göttingen: G.U.P.
Anico, M. e Peralta, E. (ed.), (2009). Heritage and identity. London: Routledge
Barranha, H. (2016). Património Cultural: conceitos e critérios fundamentais. Lisboa: IST Press / ICOMOS
Choay, F. (2000). A Alegoria do Património, Lisboa: Ed. 70
Eriksen, A. (2014). From antiquities to heritage: transformations of cultural memory. New York: Berghahn
Harrison, R. (2013). Heritage: Critical Approaches. Milton Park, Abingdon; New York: Routledge
Lowenthal, D. (1996). The Past is a Foreign Country, Cambridge University Press
Manero, F.M (coord.) (2016). Patrimonio cultural y desarrollo territorial. Navarra: Aranzadi
Martins, G. dO. (2020). Património cultural. Realidade viva. Lisboa: FFMS
Nabais, J.C (2010). Introdução ao Direito do Património Cultural. Coimbra: Almedina
Smith, L. (2006). Uses of Heritage. London / New York: Routledge
Anico, M. e Peralta, E. (ed.), (2009). Heritage and identity. London: Routledge
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Manero, F.M (coord.) (2016). Patrimonio cultural y desarrollo territorial. Navarra: Aranzadi
Martins, G. dO. (2020). Património cultural. Realidade viva. Lisboa: FFMS
Nabais, J.C (2010). Introdução ao Direito do Património Cultural. Coimbra: Almedina
Smith, L. (2006). Uses of Heritage. London / New York: Routledge