2025

Teoria do Património Cultural

Nome: Teoria do Património Cultural
Cód.: HIS14545L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Dotar os discentes do conhecimento dos fundamentos teóricos da área do património, numa perspectiva histórica, até ao presente. O objetivo é promover a capacidade crítica dos discentes de compreender o património enquanto processo cultural e de significação, valorização e uso do passado no presente.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo da unidade curricular é dotar os estudantes do conhecimento da história do conceito de património e dos seus fundamentos teórico-críticos, assim como de competências de análise crítica dos processos de patrimonialização, de modo a compreenderem:

• o seu desenvolvimento histórico numa perspetiva de tempo longo, incluindo as ideias, os textos e as práticas que o determinaram;
• o património enquanto conceito cultural e prática social e política do presente;
• o património enquanto valorização, significação e uso do passado no presente;
• o património no contexto dos fatores culturais, sociais, políticos e económicos que determinam o seu valor, uso e conservação;
• o património enquanto área interdisciplinar que cruza diferentes áreas científicas e disciplinares, em que se incluem a História, História da Arte, Arqueologia, Antropologia, Arquitetura, Artes, Estudos Visuais, Filosofia, Sociologia, etc.

Conteúdos Programáticos

1. Os antecedentes do Património.
1.1 O valor simbólico dos objetos, das edificações e das práticas culturais: representação e mediação.
1.2 Da antiguidade ao monumento nacional (sécs. XIV-XX).
1.3 Dos primeiros conceitos de conservação e restauro ao restauro científico.
2. O que é o Património?
2.1 O património enquanto significado, valor e uso do passado no presente:
2.1.1 Do material ao imaterial.
2.1.2 O cultural, o biofísico e a paisagem.
2.1.3 Do valor nacional ao valor universal.
2.1.4 Do património herdado ao património reclamado.
2.1.5 De Cesare Brandi e a nova teoria de restauro ao restauro digital.
2.1.6 Os estudos críticos do património e a conservação crítica.
3. Para uma epistemologia do Património.
3.1 Memória e esquecimento.
3.2 Identidades e alteridade.
3.3 As políticas de património na era do pós-colonialismo e da globalização.
3.4 Os usos do património e o seu valor económico.
3.5 Património, ambiente e sustentabilidade.
3.6 Património Digital

Métodos de Ensino

Para cada alínea do plano de estudo, vai ser utilizada a seguinte metodologia:
1 aula expositiva do tema em causa, 1 aula de análise de um texto fundamental relacionado com o tema em causa (com a participação dos estudantes), 1 aula de análise crítica de um estudo de caso de um processo de patrimonialização que permita compreender, em concreto, o impacte da ideia, conceito e/ou teoria abordado na valorização, significação e/ou conservação de um recurso patrimonial.

A avaliação é constituída por 3 exercícios centrais, duas frequências (25%+25%) e um trabalho escrito (30%), com apresentação oral (10%). O trabalho consiste na análise crítica de um texto teórico ou de um processo de patrimonialização que reflita uma determinada reflexão teórica sobre o património (uma ideia, um conceito ou uma teoria). Serão também consideradas as intervenções dos estudantes nas aulas quando solicitados nesse sentido (10%).

Avaliação

A avaliação é constituída por 3 exercícios centrais, duas frequências (25%+25%) e um trabalho escrito (30%), com apresentação oral (10%). O trabalho consiste na análise crítica de um texto teórico ou de um processo de patrimonialização que reflita uma determinada reflexão teórica sobre o património (uma ideia, um conceito ou uma teoria). Serão também consideradas as intervenções dos estudantes nas aulas quando solicitados nesse sentido (10%).

Bibliografia

Babelon, J.-P.; Chastel, A. – La notion de patrimoine. Paris: Liana Levi, 2008.
Choay, F. - A Alegoria do Património. Lisboa: Edições 70, 2000.
Connerton, P. – Como as sociedades recordam. Lisboa: Celta Editora, 1999 (2ª ed.).
Fairclough, G.; Harrison, R.; Jameson Jnr., J. H.; Schofield, J. (Editrs.) - The Heritage Reader. London, New YorK: Routledge, 2008.
Guillaume, M. - A Política do Património. Porto: Campo das Letras, 2003.
Harrison, R. - Heritage: critical approaches. London, New York: Routledge, 2013.
Harvey, D. C. - “Heritage pasts and heritage presents: temporality, meaning and the scope of heritage studies”. International Journal of Heritage Studies, 7, 2001, 319-338.
Lowenthal, D. - The past is a foreign country. Cambridge [Cambridgeshire: Cambridge University Press, 1985.
Smith, L. - The Uses of Heritage. London, New YorK: Routledge, 2006.
Todorov, T. - Los Abusos de la Memoria. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica SA, 2000.