2025
Sociedade e Cultura Modernas
Nome: Sociedade e Cultura Modernas
Cód.: HIS12110L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
História
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Conheça nesta UC a circulação global de pessoas e as suas formas de organização social, bem como as dinâmicas de produção e difusão de ideias e formas culturais nos séculos XVI a XVIII.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos:
- Compreensão dos contextos políticos, económicos, sociais e culturais da produção e do consumo de
materialidades entre os séculos XVI a XVIII.
- Conhecimento do quadro espacial da circulação e das transferências de pessoas, conhecimentos e
produtos à escala global.
- Conhecimento dos fatores e agentes de continuidade e de rutura relevantes na produção e no consumo
de materialidades.
- Domínio do vocabulário e dos conceitos sobre cultura material neste período histórico.
- Noções básicas sobre os debates historiográficos, com enfoque especial nos contributos recentes da
investigação.
Competências:
- Desenvolvimento das capacidades de pesquisa bibliográfica e documental;
- Desenvolvimento das capacidades de análise, comparação e de síntese.
- Desenvolvimento das capacidades de leitura crítica e de exposição oral e escrita.
- Desenvolvimento da autonomia, espírito de entreajuda e responsabilidade no trabalho.
- Compreensão dos contextos políticos, económicos, sociais e culturais da produção e do consumo de
materialidades entre os séculos XVI a XVIII.
- Conhecimento do quadro espacial da circulação e das transferências de pessoas, conhecimentos e
produtos à escala global.
- Conhecimento dos fatores e agentes de continuidade e de rutura relevantes na produção e no consumo
de materialidades.
- Domínio do vocabulário e dos conceitos sobre cultura material neste período histórico.
- Noções básicas sobre os debates historiográficos, com enfoque especial nos contributos recentes da
investigação.
Competências:
- Desenvolvimento das capacidades de pesquisa bibliográfica e documental;
- Desenvolvimento das capacidades de análise, comparação e de síntese.
- Desenvolvimento das capacidades de leitura crítica e de exposição oral e escrita.
- Desenvolvimento da autonomia, espírito de entreajuda e responsabilidade no trabalho.
Conteúdos Programáticos
1. Conexões e interações globais
- A integração do espaço. Impérios europeus e asiáticos
- População, estruturas ecológicas e crescimento demográfico. Migrações voluntárias e forçadas.
- Mercados e circuitos comerciais
- Circulações culturais, religiosas e assistenciais. Alteridades, reformas e conversão.
2. Contextos e práticas sociais da produção e do consumo (sécs. XVI-XVIII).
- Sociedades desiguais. Grupos sociais, hierarquias e segregação. O género e as minorias étnicoreligiosas.
- Rendimentos, consumos e novos consumos.
- Os mundos urbanos e os rurais. Espaços de residência e de trabalho
3. Contextos e práticas culturais na produção e consumo do Renascimento ao Iluminismo
- Correntes artísticas e filosóficas. Os impactos da imprensa (livro, manuscrito) e das censuras. -
Pensamento científico e inovação técnica. Guerra e navegação
- A integração do espaço. Impérios europeus e asiáticos
- População, estruturas ecológicas e crescimento demográfico. Migrações voluntárias e forçadas.
- Mercados e circuitos comerciais
- Circulações culturais, religiosas e assistenciais. Alteridades, reformas e conversão.
2. Contextos e práticas sociais da produção e do consumo (sécs. XVI-XVIII).
- Sociedades desiguais. Grupos sociais, hierarquias e segregação. O género e as minorias étnicoreligiosas.
- Rendimentos, consumos e novos consumos.
- Os mundos urbanos e os rurais. Espaços de residência e de trabalho
3. Contextos e práticas culturais na produção e consumo do Renascimento ao Iluminismo
- Correntes artísticas e filosóficas. Os impactos da imprensa (livro, manuscrito) e das censuras. -
Pensamento científico e inovação técnica. Guerra e navegação
Métodos de Ensino
A capacidade de análise crítica será desenvolvida com recurso a leituras, debates e relatórios escritos
sobre fontes coevas ou textos historiográficos. Estes materiais serão disponibilizados na plataforma
moodle. Os estudantes serão encorajados a pesquisar fontes e bibliografia complementares em
blbliotecas, museus, arquivos, portais e bases bibliográficas online.
Avaliação
I - Avaliação contínua:
1. Frequência no final do semestre, com toda a matéria da disciplina (50%).
2. Assiduidade (5%). Os alunos não podem exceder 6 faltas.
3. Aulas práticas e assistência a uma conferência obrigatórias. A participação nas mesmas deve ser
acompanhada da entrega de um relatório sumário (1000 a 1500 palavras). Tudo 20%.
4. Apresentação de um ou dois pequenos trabalhos escritos (até 1500 palavras), acompanhados por 2 a 3
sessões tutoriais obrigatórias.
(25%).
II Os alunos em regime de exame serão inquiridos em função de um programa obrigatório de leituras
definido pelo docente.
sobre fontes coevas ou textos historiográficos. Estes materiais serão disponibilizados na plataforma
moodle. Os estudantes serão encorajados a pesquisar fontes e bibliografia complementares em
blbliotecas, museus, arquivos, portais e bases bibliográficas online.
Avaliação
I - Avaliação contínua:
1. Frequência no final do semestre, com toda a matéria da disciplina (50%).
2. Assiduidade (5%). Os alunos não podem exceder 6 faltas.
3. Aulas práticas e assistência a uma conferência obrigatórias. A participação nas mesmas deve ser
acompanhada da entrega de um relatório sumário (1000 a 1500 palavras). Tudo 20%.
4. Apresentação de um ou dois pequenos trabalhos escritos (até 1500 palavras), acompanhados por 2 a 3
sessões tutoriais obrigatórias.
(25%).
II Os alunos em regime de exame serão inquiridos em função de um programa obrigatório de leituras
definido pelo docente.
Bibliografia
BERGIN, Joseph (ed.). The seventeenth century. Europe 1598-1715, Oxford:
2001
BLANNING, T.C.W. (ed.), The Eighteenth Century: Europe 1688-1815,
Oxford: 2000
BURKE, Peter - O Renascimento, Lisboa: 2008 CAMERON, Euan (ed.), O século XVI, Lisboa: 2009
FLORISTÁN, A. (dir.), Historia Moderna Universal, Barcelona: 2005 LEITÃO, Henrique (ed.), 360º. Ciencia
Descoberta, Lisboa: 2013 TRENTMANN, F. (ed.), The Oxford Handbook of the History of Consumption,
Oxford Handbooks Online: 2012.
MARTIN, H.-J. e FEBVRE, L., O Aparecimento do Livro, Lisboa: 2000 NORTH, Michael, Art and commerce in
the Dutch Golden Age, New Haven & Londres, 1997.
PARKER, C. H., Global Interactions in the Early Modern Age, 1400-1800,
Cambridge: 2010.
WIESNER-HANKS, M. E.. Early Modern Europe, 1450-1789, 6ª reimpr.,
Cambridge: 2011 (1ª ed. 2006).
Sítios:
Internet Modern History Sourcebook.
http://www.fordham.edu/halsall/mod/modsbo [1]
Links:
------
[1] http://www.fordham.edu/halsall/mod/modsbo
2001
BLANNING, T.C.W. (ed.), The Eighteenth Century: Europe 1688-1815,
Oxford: 2000
BURKE, Peter - O Renascimento, Lisboa: 2008 CAMERON, Euan (ed.), O século XVI, Lisboa: 2009
FLORISTÁN, A. (dir.), Historia Moderna Universal, Barcelona: 2005 LEITÃO, Henrique (ed.), 360º. Ciencia
Descoberta, Lisboa: 2013 TRENTMANN, F. (ed.), The Oxford Handbook of the History of Consumption,
Oxford Handbooks Online: 2012.
MARTIN, H.-J. e FEBVRE, L., O Aparecimento do Livro, Lisboa: 2000 NORTH, Michael, Art and commerce in
the Dutch Golden Age, New Haven & Londres, 1997.
PARKER, C. H., Global Interactions in the Early Modern Age, 1400-1800,
Cambridge: 2010.
WIESNER-HANKS, M. E.. Early Modern Europe, 1450-1789, 6ª reimpr.,
Cambridge: 2011 (1ª ed. 2006).
Sítios:
Internet Modern History Sourcebook.
http://www.fordham.edu/halsall/mod/modsbo [1]
Links:
------
[1] http://www.fordham.edu/halsall/mod/modsbo
Equipa Docente (2024/2025 )
- Laurinda Faria Santos Abreu [responsável]