2024

Química Ambiental

Nome: Química Ambiental
Cód.: QUI14174L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objectivo fundamental dar aos alunos uma abordagem introdutória dos principais processos químicos que ocorrem na atmosfera, nos meios aquáticos e nos solos. No final da lecionação desta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de conhecer e compreender os conceitos e princípios da química da atmosfera bem como identificar os seus principais poluentes; conhecer e compreender o papel central desempenhado pela água no Ambiente, reconhecer os principais parâmetros de qualidade da água, identificar os principais poluentes e conhecer os processos de tratamento mais comuns; adquirir conhecimentos genéricos de geoquímica bem como avaliar o tipo e a dinâmica dos principais poluentes presentes nos solos e conhecer os principais processos de remediação.

Conteúdos Programáticos

1.Introdução à química do ambiente
2.Química da atmosfera
2.1 Composição química, estrutura e função; introdução às reacções fotoquímicas;
2.2 Poluentes atmosféricos e seus efeitos; qualidade do ar e processos de tratamento.
3.Química da água
3.1 Propriedades físicas e químicas da água;
3.2.Ciclo hidrológico;
3.3. Ciclo urbano da água
3.4.Origens e utilização das águas doces naturais;
3.5.Controlo de qualidade da água;
3.6. Principais poluentes e seus impactos nos meios receptores hídricos;
3.7.Águas residuais e processos de tratamento.
1. 4.Química do solo
4.1. Geoquímica de superfície; composição dos solos; reacção dos solos; crescimento das plantas e elementos vegetais;
4.2. Poluição dos solos e processos de remediação.
5.Interacções atmosfera – água – solos
5.1. Introdução aos ciclos biogeoquímicos;
5.2. Destino ambiental de alguns poluentes.
PL: Caracterização qualitativa de uma água (pH, turvação, condutividade, dureza e micropoluentes) e de um efluente (CQO, SST)

Métodos de Ensino

O ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho individual dos alunos, apoiado em bibliografia recomendada e notas recolhidas pelos alunos quer durante as aulas quer na pesquisa realizada individualmente. As aulas teóricas não são puramente expositivas, sendo ilustradas com a resolução de problemas e com a apresentação de estudos de casos. As aulas práticas consistem na realização de trabalhos experimentais que ilustram aspectos da matéria abordada. Nas aulas teórico-práticas serão discutidos e resolvidos casos práticos.
A avaliação decorrerá em exame final mediante prova escrita (com opção por duas provas de frequência) (70%). Essa avaliação é complementada por avaliação contínua do empenho e desempenho alcançados pelos alunos durante o semestre, através da resolução de casos práticos e da elaboração e apresentação de relatórios sobre os trabalhos laboratoriais desenvolvidos (30%).

Bibliografia

Baird, C. ; Cann, M. (2012) “Environmental Chemistry” 5ª ed., W. H. Freeman and Company, Nova Iorque.
Girard, J.E. (2013) “Principles of Environmental Chemistry” 3ª ed., Jones and Bartlett Publishers, Sudbury.
Manahan, S. (2017) “Environmental Chemistry” 10ª ed., CRC Press, Boca Raton.
VanLoon G.W. ; Duffy, S.J. (2018) “Environmental Chemistry: A Global Perspective” 4ª ed., Oxford University Press, Nova Iorque.
Nazaroff, W.W. ; Alvarez-Cohen, L. (2001) “Environmental Engineering Science”, John Wiley & Sons, Inc..