2024

Noções Básicas de Química

Nome: Noções Básicas de Química
Cód.: QUI14166L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta é uma UC de âmbito geral que aborda conceitos e princípios fundamentais da Química, proporcionando uma formação sólida que permita um bom desempenho em múltiplas áreas científicas e tecnológicas.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos definidos para a unidade curricular Noções Básicas de Química prendem-se naturalmente com o seu papel elementar, generalista e de suporte para unidades curriculares subsequentes.
Os alunos deverão desenvolver competências que lhe permitam:
-Conhecer e compreender os conceitos e princípios fundamentais da Química;
-Conhecer e compreender a importância da Química na Sociedade e o papel central que desempenha na explicação e interpretação de fenómenos em múltiplas áreas científicas e tecnológicas.
- Identificar problemas do âmbito da Química.
- Interpretar informação especializada na área da Química.
- Aplicar os conhecimentos de química à resolução de problemas concretos da área científica da Química.
- Cooperar em trabalhos de grupo e participar em atividades de aprendizagem colaborativa.

Conteúdos Programáticos

Constituição da matéria. Estrutura atómica. Tabela periódica dos Elementos. Propriedades periódicas. Nomenclatura dos compostos inorgânicos.
Noções básicas sobre ligação química.
Soluções e suas propriedades.
Reações químicas. Estequiometria.
Energia posta em jogo nas transformações químicas. Espontaneidade das transformações. Noção de entropia.
Propriedades dos sistemas em equilíbrio químico
Equilíbrio homogéneo. Equilíbrio químico heterogéneo. Solubilidade de sais. Formação e dissolução de precipitados.
Equilíbrios iónicos em sistemas homogéneos. Ácidos, bases e sais. Equilíbrio ácido-base. Soluções tampão. Titulações ácido-base.
Reações de oxidação-redução. Eletroquímica.
Nas aulas práticas laboratoriais são realizados pelos alunos trabalhos práticos que ilustram alguns dos tópicos abordados nas aulas teóricas, nomeadamente: Propriedades coligativas, Calorimetria, Estudo de sistemas em equilíbrio químico; Volumetria ácido base; Reações de oxidação-redução e células eletroquímicas

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos são abordados de forma interativa, com recurso a diferentes metodologias, apoiadas pelo fornecimento de material de estudo, pela consulta da bibliografia recomendada e pelo trabalho autónomo do aluno.
As aulas teóricas são aulas de exposição da matéria, ilustrada por exemplos que concretizam os conceitos abordados e que serão explorados e discutidos nas aulas.
As aulas teórico-práticas destinam-se à resolução de problemas que concretizam exemplos práticos dos conteúdos programáticos.
As aulas práticas laboratoriais destinam-se à realização de trabalhos relacionados com os conteúdos programáticos e que visam desenvolver no aluno competências práticas.
A componente teórica e teórico-prática são avaliadas por escrito em duas modalidades optativas: avaliação contínua (duas frequências) ou exame final.
A nota final será obtida através de média ponderada: 20% da componente prática laboratorial e 80% da nota obtida nas componentes teórica e prática não laboratorial.

Bibliografia

Chang, R. & Goldsby, K., Química, 11ª Ed., McGraw-Hill, Lisboa, 2013.

Chang, R., Chemistry,. 11th Ed., McGraw-Hill, Nova Iorque, 2012.

Atkins, P. W. & Beran, J. A., General Chemistry, 2ª Ed., W. H. Scientific American Books, Nova Iorque, 1992.

Reger, D., Goode, S. e Mercer, E., Química: Princípios e Aplicações, 2ª Ed, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2010.

Equipa Docente (2023/2024 )