2024

Química e Saúde

Nome: Química e Saúde
Cód.: QUI14163L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Proporcionar:
- conhecimentos fundamentais sobre os principais produtos químicos que afetam a saúde, a sua natureza, mecanismos de ação e efeitos provocados pelos estes produtos e seus resíduos nos indivíduos, populações e ecossistemas;
- compreensão dos conceitos integradores, processos e métodos que permitam a resolução de problemas práticos relativos à segurança e impacto dos produtos químicos mais comuns e avaliação dos seus efeitos na saúde;
- competências para recolher, interpretar e discutir informação científica relevante, e comunicar ideias científicas e informação técnica organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito da unidade curricular;
- capacidade para selecionar e aplicar metodologias em experimentação sobre assuntos no âmbito da unidade curricular;
- aptidão para aplicar tais conhecimentos, compreensão, competências e capacidades na resolução de problemas qualitativos ou quantitativos similares e na comunicação oral e escrita.

Conteúdos Programáticos

Saúde e Doença.
Aspetos gerais da organização e funcionamento dos seres vivos; mecanismos gerais de regulação bioenergética e metabólica dos seres vivos.
Homeostasia do organismo e saúde individual. Mecanismos de adaptação e de resposta dos seres vivos aos agentes químicos.
Nutrientes, medicamentos, agroquímicos, biocidas e tóxicos em geral. Benefícios e riscos associados aos produtos químicos e seus resíduos.
Produtos químicos que curam e que alimentam.
Principais poluentes do ar, água, solo e alimentos.
Comportamento dos tóxicos e seus efeitos nos indivíduos, populações e ecossistemas. Transformação dos tóxicos no ambiente e nos indivíduos.
Riscos para a saúde e ambiente devidos a produtos químicos e seus resíduos.
Uma nova Química: verde, sustentável e mais segura.
Segurança na produção, acondicionamento, transporte, armazenamento, dispensa e utilização dos produtos químicos. Legislação aplicável.

Métodos de Ensino

O processo de ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho individual dos alunos, apoiado em materiais didáticos disponibilizados pelo docente e na bibliografia recomendada. As aulas teóricas (T) são aulas de exposição. As aulas práticas laboratoriais compreendem o aprofundamento e discussão de determinados tópicos, e a realização de trabalho experimental, recorrendo ao planeamento, execução e discussão dos resultados de trabalhos laboratoriais.
A avaliação será baseada na aferição da aquisição, compreensão dos conhecimentos e do desenvolvimento de competências nas várias componentes da disciplina: a componente teórica (60%) será avaliada por exame (opção por duas frequências); a avaliação da componente laboratorial (20%) é efetuada através da participação nas aulas, na execução de trabalhos práticos e elaboração dos seus relatórios. A avaliação é complementada com a realização e apresentação de uma monografia sobre um tema da unidade curricular (20%).

Bibliografia

S. E. Manahan, Fundamentals of Environmental and Toxicological Chemistry, 4th ed., CRC Press, Boca Raton, 2013.
S. E. Manahan, Toxicological Chemistry and Biochemistry, 3rd ed., Lewis Publishers, 2003.
A Handbook of Environmental Toxicology - Human Disorders and Ecotoxicology, J.P.F. D’Mello (ed.), CAB International, Croydon, 2020.
T. Shibamoto, L. Bjeldanes, Introduction to Food Toxicology, 2nd Ed. Academic Press, Burlington, 2009.
C. D. Klaassen, Casarett and Doull’s Toxicology -The Basic Science of Poisons, 9th Ed. McGraw-Hill, New York, 2018
R. P. Schwarzenbach, P. M. Gschwend, D. M. Imboden; Environmental Organic Chemistry, 3rd ed., Wiley, Hoboken, 2017.
J. M. Ritter, R. J. Flower, G. Henderson, Y. K. Loke, D. MacEwan, H. P. Rang, Rang & Dale's Pharmacology, 9th Ed., Elsevier, Edinburgh, 2020