2024

Ligação Química

Nome: Ligação Química
Cód.: QUI14162L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo geral desta UC é o de fornecer aos alunos uma abordagem global e integrada dos conceitos teóricos básicos e aplicações práticas da Ligação Química. Pretende-se apresentar, de forma qualitativa, os princípios básicos da ligação química em vários tipos de substâncias, bem como fornecer conhecimentos que tornarão mais fácil a apreensão de determinados conteúdos lecionados noutras UCs. No final, os alunos deverão ser capazes de conhecer e compreender os conceitos e princípios da ligação química para prever propriedades atómicas e moleculares; prever as estruturas de Lewis e as geometrias moleculares mais prováveis; prever a distribuição eletrónica, a geometria molecular e propriedades moleculares (e.g., distância e ordem de ligação, diamagnetismo/paramagnetismo, acidez/basicidade, nucleofilicidade/electrofilicidade, energia de ionização e afinidade eletrónica, propriedades isolantes/condutoras de eletricidade) usando as teorias de enlace de valência e de orbitais moleculares.

Conteúdos Programáticos

1. Estrutura atómica e modelos atómicos – Orbitais atómicas.
2. Ligação química em moléculas (Teoria do Enlace de Valência e Teoria das Orbitais Moleculares. Aplicação a moléculas diatómicas e moléculas poliatómicas. Previsão de geometria molecular. Momento dipolar, polaridade das moléculas).
3. Forças intermoleculares – Propriedades macroscópicas (Cristais covalentes, cristais iónicos, metais e semicondutores).
4 Introdução à ligação química em compostos de coordenação.

Métodos de Ensino

O ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho individual dos alunos, apoiado em bibliografia recomendada pelo docente e em notas colhidas pelos alunos quer durante as horas de contacto quer na pesquisa realizada individualmente. As horas de contacto são dedicadas à estruturação da matéria, à definição de conceitos, à realização de atividades que concretizem exemplos práticos dos temas abordados e à orientação do processo de aprendizagem.

A classificação da unidade curricular terá em conta a avaliação de uma componente de cariz teórico (60%, realizada através de frequências ou de exame) e de uma componente de projeto (40%, realizada através da elaboração, apresentação e discussão de trabalhos).

Bibliografia

Dias, A. R. (2018) Ligação Química. 3ª Edição, IST Press, Lisboa.
Salema, M. (2014) Exercícios sobre Ligação Química. 2ª Edição, IST Press, Lisboa.
Atkins, P. W. & Beran, J. A. (1992) General Chemistry, 2ª Edição, Scientific American Books, Nova Iorque.
Chang, R. & Goldsby, K. (2014) General Chemistry – The Essential Concepts. 7ª Edição, McGraw Hill, Nova Iorque.

Equipa Docente (2023/2024 )