2024

Química Orgânica

Nome: Química Orgânica
Cód.: QUI13564L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Nesta unidade curricular pretende-se que os alunos:
- adquiram conhecimentos fundamentais no domínio da Química Orgânica nomeadamente no que respeita às moléculas isoladas - fórmulas, estruturas, geometria, nomenclatura, papel e distribuição dos eletrões que podem intervir nas reações;
- compreendam e classifiquem os diferentes tipos de reações orgânicas quanto às suas características gerais;
- compreendam e sejam capazes de prever e classificar o comportamento químico de compostos pertencentes a funções orgânicas representativas;
- desenvolvam a destreza, o desembaraço e a segurança no trabalho de laboratório;
- desenvolvam as capacidades de conceção e execução do trabalho laboratorial, ao nível das reações orgânicas e às respetivas técnicas de isolamento;
- desenvolvam o sentido crítico e a capacidade de resolução de problemas.

Conteúdos Programáticos

A ligação química nas moléculas orgânicas. Classificação e nomenclatura de compostos orgânicos. Representação de moléculas orgânicas. Projeções de Fischer, em perspetiva e de Newman. Estereoisomeria e conformações. Estrutura eletrónica das moléculas. Reatividade das moléculas orgânicas. Reações de substituição radicalar, substituição nucleófila em C saturado e insaturado, substituição eletrófila aromática (SEA), adição radicalar, adição nucleófila, adição eletrófila e eliminação. Noções breves sobre reações de polimerização e de transposição. Realização de aulas práticas laboratoriais para a aplicação de técnicas fundamentais de síntese, extração, isolamento e identificação de compostos orgânicos, nomeadamente: Síntese do cloreto de t-butilo (SN2), Síntese do ciclo-hexeno por desidratação de um álcool (E1) e Síntese da 4-bromoanillina (estratégia sintética). Material corrente de laboratório, espetrómetro de Ressonância Magnética Nuclear e espetrómetro de infravermelho (FTIR).

Métodos de Ensino

O processo de ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho individual dos alunos, apoiado em bibliografia recomendada pelo docente e em notas obtidas pelos alunos durante as aulas. As aulas teóricas são aulas de exposição da matéria durante as quais há lugar à resolução de alguns exercícios, esclarecimento de dúvidas e discussão de tópicos relacionados com a matéria lecionada. As aulas práticas laboratoriais funcionam articulada e complementarmente com as aulas teóricas e práticas não laboratoriais, recorrendo ao planeamento e execução de trabalho laboratorial que concretize exemplos práticos dos conteúdos teóricos. A avaliação dos alunos nesta unidade curricular terá duas componentes, uma teórica e uma prática laboratorial. Para a avaliação da componente teórica os alunos dispõem de duas modalidades optativas, a frequência (2 testes) ou o exame final.
A avaliação final é dada pela contribuição das componentes teórica (70%) e prática laboratorial (30%).

Bibliografia

- Solomons, G.; Fryhle, C.; Snyder, S, Organic Chemistry, 12th ed., John Wiley and Sons, New York, 2016.

- Clayden, J.; Greeves, N.; Warren, S.; Wothers, P., Organic Chemistry, 2nd Edition, Oxford University Press, Oxford, 2012.

- Morrison, R.; Boyd, B., Química Orgânica, 16ª ed., Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2010.