2024

Fenómenos Ondulatórios

Nome: Fenómenos Ondulatórios
Cód.: FIS14150L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Física

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Pretende-se que o aluno fique a conhecer os tipos de vibrações dos sistemas físicos, e capaz de descrever qualitativa e qualitativamente a propagação de perturbações (ondas) mecânicas e electromagnéticas.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Caracterizar os tipos de vibrações dos sistemas físicos. Descrever qualitativa e qualitativamente a propagação de perturbações (ondas) mecânicas e electromagnéticas.

Conteúdos Programáticos

Revisão sobre números complexos. Oscilação harmónica e adição de oscilações. Batimento. Oscilador harmónico simples, amortecido e forçado. Resolução das espectivas equações diferenciais. Osciladores acoplados. Cadeia infinita de osciladores acoplados e propagação de uma onda. Equação de onda. Propagação de ondas: amplitude, frequência, comprimento de onda. Reflexão e transmissão de ondas. Velocidade de grupo. Propagação da energia numa onda. Ondas electromagnéticas: equação de onda, estados de polarização; vector de Poynting. Difracção da luz. Óptica geométrica: imagens formadas por espelhos e lentes.
As experiências a serem realizadas nas aulas laboratoriais devem incluir pelo menos as seguintes: observação no osciloscópio da sobreposição de oscilações e figuras de Lissajous; difração da luz por fendas simples e dupla; interferência da luz com o interferómetro de Michelson; estudo do efeito Doppler com ultra-sons; estudo de ondas estacionárias numa corda metálica tensa.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas sobre os conteúdos programáticos incluindo a resolução de exercícios. Realização de trabalhos práticos laboratoriais obrigatórios (1 ou 2 horas/semana) com elaboração dos respectivos relatórios (componente prática). AVALIAÇÃO: a nota final é a média ponderada entre a componente prática (30%) e a componente teórica (70%). A nota da componente teórica é a máxima entre as três seguintes: a média aritmética de duas frequências facultativas, a nota do exame de época normal facultativo, e a nota do exame de recurso facultativo.

Bibliografia

French ,A. P. (2003). Vibrations and Waves. CBS Publishers & Distributors
Alonso, M. & Finn, E. J. (2012). Física. Escolar Editora
Pain, H. J. (2005). The Physics of Vibrations and Waves (3rd ed.). Wiley
Hecht, E. (2002). Óptica (2ª ed.). Fundação Calouste Gulbenkian
Textos fornecidos pelo professor

Equipa Docente (2023/2024 )